O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris

Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris

Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris
Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris, © Luxigon
© Luxigon

Bernard Tschumi Architects foi premiado com uma das maiores comissões  na França, com o projeto e a construção de um centro de educação e pesquisa de última geração, de € 283 milhões (U$ 350 milhões) na Université Paris-Sud em Saclay, sul da capital francesa. O “METRO Centre” fará parte da ala de biologia, farmácia e química da universidade, compreendendo seis prédios conectados por passarelas elevadas, com instalações de ensino, laboratórios de pesquisa, escritórios, restaurantes e áreas de logística.

Tendo vencido um concurso contra equipes como Herzog & De Meuron e MVRDV, Bernard Tschumi trabalhará em colaboração com Bouygues Construction, Groupe-6 e BE para a realização e operação do esquema.

© Luxigon © Luxigon © Luxigon © Luxigon + 9

© Luxigon
© Luxigon

A visão dos arquitetos era de um conjunto de seis edifícios separados, mas interligados, formando “uma rua interior, um denominador comum e um espaço social para todo o complexo”, conectando assim as três disciplinas de química, biologia e farmácia. Uma fachada envidraçada voltada para o norte revela o coração do complexo, com espaços sociais, auditórios, um pequeno museu, administração e instalações de pesquisa.

© Luxigon
© Luxigon

Todas as fachadas voltadas para o norte e pontes de conexão são envidraçadas para aproveitar a luz natural suave, enquanto as fachadas leste e oeste, atrás das quais se encontram as instalações de pesquisa e ensino, incluem painéis de concreto pré-moldado branco de alta qualidade. A concentração dos seis prédios individuais varia de acordo com a função e a localização, desde prédios do campus principal de seis níveis até prédios de apoio de três níveis próximos a construções existentes.

© Luxigon
© Luxigon

No total, o esquema cobrirá 88.000 metros quadrados e abrigará 4.500 pessoas, incluindo 3.300 estudantes e 1.300 funcionários, posicionando a Université Paris-Sud como o maior complexo de pesquisa e educação da França.

© Luxigon
© Luxigon

O esquema está previsto para ser concluído em abril de 2022, permitindo 12 meses de desenvolvimento do projeto e 36 meses de construção.

Notícia via: Bernard Tschumi Architects

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Bernard Tschumi vence concurso para Complexo de Pesquisa Universitária em Paris" [Bernard Tschumi Team Wins Competition for University Research Complex in Paris] 26 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893380/bernard-tschumi-vence-concurso-para-complexo-de-pesquisa-universitaria-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.