Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Luke Hayes

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Estádio Al Janoub / Zaha Hadid Architects

© Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow + 49

Estádios  · 
Al Wakrah, Catar

Parque linear de Diller Scofidio + Renfro em Londres será inaugurado em julho

Projetado pelo escritório Diller Scofidio + Renfro, o novo parque linear ao longo do rio Tâmisa, em Londres, será inaugurado em julho deste ano. Em colaboração com Neiheiser Argyros, o escritório novaiorquino projetou o próximo destino cultural e de lazer na capital do Reino Unido, que contará com uma coleção de obras de arte pública disposta ao longo de uma rota paisagística para corridas, caminhadas e meditação. Com 5 quilômetros de extensão, o parque conta com passagens elevadas de 9 metros de altura que fluem através de árvores e esculturas de grande porte.

Exposição pop-up em Nova Iorque celebra 40 anos de inovações na carreira de Zaha Hadid

De masterplans a design de produto, o escritório Zaha Hadid Architects vem explorando o formalismo na arquitetura a partir de métodos inovadores de projeto há mais de 40 anos. Em 2006, uma colaboração dos arquitetos com designers de mobiliário levou a criação do Zaha Hadid Design, grupo que serviu tanto como um processo iterativo como resultante de um projeto arquitetônico contínuo.

Uma exposição pop-up, localizada no térreo do premiado edifício de ZHA no High Line de Nova Iorque, tem como objeto de exposição maquetes em escala do próprio edifício. Para honrar e apresentar o trabalho do escritório nas últimas quatro décadas, a Zaha Hadid Gallery expõe uma série de projetos em uma ampla gama de mídias, incluindo os Silver Models, que representam oito dos principais trabalhos da empresa.

© Luke Hayes Cortesia de Zaha Hadid Architects Cortesia Slamp © Kris Tamburello + 22

Coal Drops Yard / Heatherwick Studio

© Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow + 41

Detalhes construtivos em projetos de Zaha Hadid

Certamente, todo arquiteto se perguntou como as formas fluidas, mas complexas, da arquitetura de Zaha Hadid Architects são trazidas à realidade. E é lindo ver como uma ideia conceitual inicial - provavelmente desenhada como um esboço rápido - se materializa em desenhos planimétricos precisos e detalhados.

Nós compilamos uma série de detalhes construtivos de 9 projetos desenvolvidos pelo escritório Zaha Hadid Architects que dão uma visão sobre seu estilo e abordagem distintos, nos mostrando que, com um pouco de criatividade e muita experiência, até mesmo os sonhos mais impossíveis podem ser construídos.

The Serpentine Sackler Gallery / Zaha Hadid Architects. Image © Luke Hayes MAXXI Museum / Zaha Hadid Architects. Image © Iwan Baan Messner Mountain Museum Corones / Zaha Hadid Architects. Image © Werner Huthmacher Library and Learning Centre University of Economics Vienna / Zaha Hadid Architects. Image © Roland Halbe + 29

O que acontece com os Pavilhões da Serpentine Gallery quando são desmontados?

Se o sinal mais seguro do início do verão em Londres é a aparição de um novo pavilhão em frente à Serpentine Gallery, talvez seja justo dizer que o verão termina quando o pavilhão é desmontado. As instalações ganharam destaque desde sua edição inaugural em 2000, atuando como uma espécie de honra exclusiva e indicação de talento para os escolhidos para construir ali. Arquitetos anteriores incluem Zaha Hadid, Rem Koolhaas e Olafur Eliasson.

Serpentine Pavilion 2015 / Selgas Cano. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2014 / Smiljan Radic. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2006 / Rem Koolhaas. Image © John Offenbach Serpentine Pavilion 2007 / Olafur Eliasson, Kjetil Thorsen, Cecil Balmond. Image © Luke Hayes + 20

Como seria viver na Lua? 8 arquitetos e artistas compartilham suas ideias

Elon Musk, fundador de SpaceX, anunciou em meados de setembro que o milionário japonês Yusaku Maezawa será o primeiro cliente da companhia a visitar a Lua. A notícia causou muito entusiasmo principalmente porque Maezawa pretende viajar acompanhado por entre seis e oito artistas.

Conhecido como Dear Moon (Querida Lua), o projeto procura fazer com que os artistas "tenham sonhos que nunca tiveram antes, cantem canções que nunca haviam cantado antes, pintem o que nunca viram antes".

The Kensington / Zaha Hadid Design

© Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes Cortesia de JCDecaux + 12

Grande Londres, Reino Unido

9 Bares que todo arquiteto deveria conhecer

Como é o seu bar favorito? Ou como seria o espaço arquitetônico do melhor bar do mundo na sua opinião? O que é que nos chama à atenção quando nos sentamos para tomar algo com nossos amigos? Seria o design do mobiliário, o tema do bar ou apenas um bom cardápio de bebidas? Atualmente, podemos afirmar que a arquitetura destes espaços é tão importante quanto as próprias bebidas que ali se servem. Passando por tavernas inspiradas em cenários de cinema até modernas coberturas em meio ao skyline de uma mega cidade, compilamos uma lista de nove "botecos" que todo arquiteto/a precisa conhecer antes de ir desta para melhor.

Cloud Pergola: Pavilhão da Croácia na Bienal de Veneza 2018

© Luke Hayes
© Luke Hayes

Como parte de nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, apresentamos o Pavilhão da Croácia. Abaixo, a equipe curatorial descreve a exposição.

Como parte da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia, o Ministério da Cultura da República da Croácia introduziu uma das maiores estruturas impressas em 3D do mundo. Cloud Pergola é uma instalação que atravessa os limites da arquitetura, arte, engenharia de precisão, design computacional e fabricação digital.

© Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes + 13

Generali Tower / Zaha Hadid Architects

© Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow + 27

Asif Khan cria o 'edifício mais preto do mundo' para Pavilhão das Olimpíadas de Inverno

O pavilhão Vantablack de Asif Khan, o primeiro edifício super-preto do mundo, foi inaugurado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, em 9 de fevereiro.

O pavilhão olímpico é revestido com nanotubos de carbono Vantablack VBx2 e iluminado por milhares de minúsculas varetas de luz branca. Essas hastes se estendem da fachada parabólica super-preta e criam a ilusão de um campo de estrelas suspenso no espaço. Olhar para o edifício será a experiência mais próxima para olhar para o espaço a partir de um ponto na Terra.

© Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes + 12

Em foco: Zaha Hadid

"O uso obsessivo da projeção isométrica e da perspectiva conduziu à ideia de que o espaço em si mesmo poderia ser deformado e distorcido para ganhar em dinamismo e complexidade sem perder coerência e continuidade. Apesar de seu caráter abstrato, este trabalho sempre se volta à realidade arquitetônica e à vida real."

Fotos da Semana: 15 projetos que fazem excelente uso das cores

Esta semana, os projetos coloridos roubam a cena. São poucos os arquitetos que se atrevem a usar a cor em suas obras, no entanto, o resultado pode ser incrível. Veja, a seguir, uma seleção de 15 fotografias de renomados fotógrafos, como Gregori Civera, Julien Lanoo e Imagen Subliminal, que mostram o potencial das cores na arquitetura.

© Nicolas Borel © Luke Hayes © Imagen Subliminal © Imagen Subliminal + 16

Zaha Hadid Architects divulga nova estrutura experimental feita com impressão 3D

© Luke Hayes
© Luke Hayes

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou uma nova estrutura experimental como parte da exposição White In The City, que integrou o Salone del Mobile. Realizada na Accademia di Belle Arti di Brera, no coração do distrito de design de Milão, a exposição explorou o uso contemporâneo da cor branca no design e arquitetura em diversos locais da cidade. Intitulada Thallus - palavra grega para planta que não diferencia caule e folhas - a escultura é a mais recente investigação do escritório na área da tecnologia de impressão 3D. Thallus dá seguimento às pesquisas da área de design computacional realizadas realizadas pelo escritório Zaha Hadid Architects.

© Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes + 17

O impressionante portfólio de Zaha Hadid

Há um ano Zaha Hadid nos deixou, mas o seu impressionante legado arquitetônico segue inspirando todos os arquitetos a ultrapassar seus limites criativos. A arquiteta criou uma linguagem autoral que por sua expressividade se tornou extremamente reconhecível. Para homenageá-la, buscamos em nosso Arquivo todas as obras concluídas de Hadid que foram publicadas no ArchDaily Brasil e as reunimos aqui.

Conheça o impressionante portfólio de Zaha Hadid, a seguir.

AR seleciona 9 arquitetas para o Women in Architecture Awards

Architectural Review (AR) anunciou a lista restrita de 9 arquitetas concorrendo à sua premiação 2016 Woman Architect of the Year e o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente. As candidatas deste ano vêm de uma vasta gama de contextos, atuando no Reino Unido, México, França, EUA e Canadá, e foram elogiadas pela AR por seus "projetos demonstrando design excepcional e consciência aos contextos geográficos e políticos".

Matemática: A Galeria Winton / Zaha Hadid Architects

© Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes © Luke Hayes + 23