Andrea Avezzù

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura

O Prêmio Pritzker, a maior honraria do campo da arquitetura, acaba de anunciar a nomeação de Alejandro Aravena como Presidente do Júri a partir de março de 2021, a tempo para a 43ª edição do prêmio. Além disso, Manuela Lucá-Dazio, Diretora Executiva do Departamento de Artes Visuais e Arquitetura da Biennale di Venezia, foi escolhida para ser a assessora do Prêmio e próxima Diretora Executiva.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, Igreja, Fachada, PortaComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, IgrejaComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, Igreja, CozinhaComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, IgrejaComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Mais Imagens+ 19

Viareggio, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  C & C Costruzioni, Co.Ge. Consorzio Generale Edile, Comed Toscomeccanica, Coperture Toscana, Costruzioni Dingozi, +21

"Não somos consultores, somos autores. Isso significa arriscar e propor": Alejandro Aravena aconselha jovens profissionais

Em um recente vídeo publicado pelo Louisiana Channel, Alejandro Aravena, vencedor do Prêmio Pritzker de 2016, compartilha seus conselhos com jovens arquitetos. O aclamado arquiteto chileno incentiva jovens profissionais a serem o mais nerds, livres e rebeldes quanto possível. Absorver e compreender o máximo que puder e, em seguida, usar esse conhecimento para abordar um projeto de forma livre é um ciclo que continuamente se alimenta. Ouvir, e, particularmente, ouvir com a mente aberta e sem preconceitos, é o segundo conselho de Aravena. “Não somos consultores, somos autores ... Isso significa arriscar e propor”, continua, descrevendo a prática da arquitetura.

11 Exposições imperdíveis da Bienal de Veneza 2018

Como de costume, após meses de pesquisa e trabalho, a edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza apresenta um grande número de exposições e instalações, e não é fácil visitá-las de uma única vez. Ao chegar ao Arsenale ou Giardini, o número esmagador de amostras é meticulosamente contido nos pavilhões nacionais ou, no caso do Arsenale, muitas delas podem passar despercebidas nas laterais do seu extenso corredor.

No caso de você ter pouco tempo para aproveitar tudo o que FREESPACE tem a oferecer, fizemos uma seleção de nossos pavilhões e exposições favoritos. Veja a seguir:

Vencedores da Bienal de Veneza 2018: Eduardo Souto de Moura, Suíça, Grã-Bretanha, Jan der Vylde, Rahul Mehrotra e Andra Matin

As curadoras da Bienal de Veneza de 2018, Yvonne Farrell, e Shelley McNamara, da Grafton Architects, anunciaram as contribuições vencedoras para a 16ª Exposição Internacional de Arquitetura. Selecionados com a ajuda dos membros do júri Frank Barkow, Sofia Von Ellrichshausen, Kate Goodwin, Patricia Patkau e Pier Paolo Tamburelli, os vencedores do Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional foi para a Suíça. Enquanto isso, na exposição Freespace, com curadoria de Farrell e McNamara no Arsenale de Veneza, o português Eduardo Souto de Moura levará para casa o Leão de Ouro como Melhor Participante da Exposição Internacional.

Bienal de Veneza 2018 anuncia membros do júri

Bienal de Veneza 2018 anuncia membros do júri - Imagem de Destaque
© Andrea Avezzù

A diretoria da Biennale di Venezia, por recomendação das curadoras de 2018 Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do escritório Grafton Architects, anunciou o júri da próxima edição da Bienal.

O júri será responsável por premiar o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional, o Leão de Ouro de Melhor Participação na Exposição Internacional FREESPACE e o Leão de Prata para Jovem Participação na Exposição Internacional FREESPACE. Os jurados também poderão conceder uma menção especial a participações nacionais e duas menções especiais aos participantes da Exposição Internacional.

Bienal de Arquitetura de Veneza 2018 anuncia a programação de eventos paralelos

A Bienal de Veneza publicou uma lista de 13 eventos paralelos que acontecerão juntamente com a 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, FREESPACE, com curadoria de Yvonne Farrell e Shelley McNamara e presidida por Paolo Baratta. As pré-estreias do evento principal acontecem nos dias 24 e 25 de maio, e a exposição ficará aberta ao público de 26 de maio a 25 de novembro de 2018.

Os eventos colaterais, cada um promovido por um patrocinador próprio, serão realizados em diferentes partes da cidade, numa tentativa de enriquecer a diversidade de vozes que caracterizam a Bienal.

Veja a lista de eventos a seguir e acompanhe a cobertura completa do ArchDaily da Bienal de Veneza.

"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto

Como diretor da Bienal de Veneza 2016, Alejandro Aravena procurou mudar as bases da arquitetura. Ao invés de um olhar introspectivo das deficiências da profissão, como Rem Koolhaas fez em 2014, o chileno, ganhador do Prêmio Pritzker deste ano, nos pede para olhar na direção oposta — para as vastas áreas do horizonte construído, que tradicionalmente ficam além da alçada da profissão: favelas urbanas, megacidades sem natureza, zonas de conflito, portos comprometidos ambientalmente, aldeias rurais distantes.

"Acreditamos que o avanço da arquitetura não é um objetivo em si, mas um meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma Aravena na introdução ao evento. Em outras palavras, a sua Bienal não questiona o que a arquitetura deve ser, ainda que falhe, mas sim o que poderia fazer, mas muitas vezes esquece.

"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 1 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 3 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 6 of 4"Reporting From The Front" de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Image 9 of 4Reporting From The Front de Aravena não é nada como a Bienal de Koolhaas de 2014 — Mas é tão boa quanto - Mais Imagens+ 9