Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta, ConcretoComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, ConcretoComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, CozinhaComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de InterioresComplexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Mais Imagens+ 19

Viareggio, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrea Avezzù
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  C & C Costruzioni, Co.Ge. Consorzio Generale Edile, Comed Toscomeccanica, Coperture Toscana, Costruzioni Dingozi, Costruzioni Velato, DMG Diffusione Marmi e Graniti, Edil Più, Edilizia Costruzioni, Falegnameria Gracci, GS Ascensori, Giannetti, Lapitec®, Nuova Toscana Carpenterie, Ori & Bonetti, PAIMO, Palandri, Polistrade Costruzioni Generali, Rubner Holzbau S.p.A., SEA Applicazioni, +6
  • Equipe De Projeto: Massimo Lepore, Raul Pantaleo, Simone Sfriso with Laura Candelpergher, Enrico Vianello
  • Cliente: Arcidiocesi di Lucca
  • Colaboradores: Susanna Campeotto, Milena D’Acunto, Annamaria Draghetti
  • Liturgia: Alessandro Toniolo
  • Obras De Arte: maestro Marcello Chiarenza
  • Paisagismo: Agrisophia Progetti
  • Projeto Estrutural: Milan Ingegneria Srl
  • Projeto Elétrico: Ghetti & Formignani Associati
  • Acústica: prof Barbaresi, prof D’Orazio - UniBO
  • Supervisão Do Local Para Estruturas E Segurança: studio Marino
  • Gerente De Procedimentos: arch Marco Bettini
  • Fotografia: Andrea Avezzù
  • Projeto Mecânico: K&G progetti
  • Quantitativos: studio Forghieri
  • Cidade: Viareggio
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Andrea Avezzù

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do novo complexo paroquial no distrito de Varignano foi concluída em Viareggio, a edificação substituiu o volume pré-existente, não mais apropriado às necessidades pastorais e comemorativas. Por esse motivo, a igreja foi incluída no concurso nacional de arquitetura, “Caminhos Diocesanos”, promovido pela CEI, com o objetivo de definir novos modelos de edifícios religiosos capazes de transmitir os valores do Evangelho com mais clareza, e com a adoção de estratégias de sustentabilidade ambiental e social.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta, Concreto
© Andrea Avezzù

O novo complexo abriga espaços para atividades litúrgicas e sociais, bem como, áreas dedicadas a reuniões das associações de bairro.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, Madeira
© Andrea Avezzù

Além do amplo espaço litúrgico, que acomoda mais de 400 fiéis, foram propostas também salas de reitoria, de catecismo, de estudo, brinquedoteca, e espaços destinados à comunidade. O complexo tem cerca de 1.700 m² de área útil, com áreas verdes, e um novo campanário.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Andrea Avezzù
Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Imagem 23 de 24
Planta - térreo
Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores
© Andrea Avezzù

Com a adição de novos espaços e serviços, o projeto de Varignano representa um sinal de renovação para todo o bairro, um exemplo de um processo participativo, resultado da colaboração ativa entre as partes interessadas, sociais e institucionais. A ampliação foi proposta visando a melhor utilização das instalações, e o maior envolvimento de toda a comunidade. O edifício foi projetado para a população, com metas elevadas, mas sobretudo com o objetivo de integrar a fé e o compromisso civil e social.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, Escada
© Andrea Avezzù

O ambicioso programa da competição foi intitulado "Missão Varignano", apresentando um vídeo inicial com os principais temas a serem abordados na construção: a memória a ser preservada, a busca da nobre simplicidade litúrgica e da beleza pastoral, a complexidade da integração urbana e paisagística.

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Interiores, Escada
© Andrea Avezzù

O Studio TAM Associati, vencedor do concurso, afirmou: "A nova igreja da Ressurreição não busca apagar a identidade do edifício existente, ou esquecer a memória tão estratificada e compartilhada no bairro. A proposta busca entender as razões, e a força que geraram o projeto, e assim devolvê-las à comunidade com um novo complexo, localizado em um contexto apropriado, bonito e acolhedor, que mantém o significado e o valor da experiência humana e cristã, renovando sua originalidade. Portanto, pensamos que a nova igreja deve renascer (ressuscitar) de suas raízes, com 'coragem' e 'simplicidade'. Por esse motivo, todas as opções de projeto foram baseadas em uma restrição conceitual e construtiva, evitando qualquer abordagem monumental, inadequada ao local e à sua história, e enfatizando as esferas de 'solidariedade' e 'hospitalidade', que sempre estiveram presentes na vida da paróquia e todo o distrito de Varignano."

Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati - Fotografia de Exterior, Concreto
© Andrea Avezzù

Já a sustentabilidade foi alcançada com a criação de um edifício altamente eficiente, economicamente e energeticamente. Construído com painéis de madeira X-lam, o edifício é equipado com tecnologias simples que substituem, e tratam o ar primário, alimentado por um campo fotovoltaico de 27 kW, instalado na cobertura. O sistema, oculto da fachada, tem controle dinâmico de temperatura e umidade, garantindo as melhores condições de conforto ambiental no corpo da igreja, e a melhor conservação do envelope do edifício ao longo do tempo. Tal importância foi requerida não apenas pelo cliente e pelo CEI, mas necessária, tendo em vista uma perspectiva ecológica integrada, presente em todos os projetos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Varignano, Viareggio, Lucca, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Igreja da Ressurreição / TAMassociati" [Resurrection Parish Complex / Studio TAMassociati ] 02 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934630/complexo-igreja-da-ressurreicao-tamassociati> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.