Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura

O Prêmio Pritzker, a maior honraria do campo da arquitetura, acaba de anunciar a nomeação de Alejandro Aravena como Presidente do Júri a partir de março de 2021, a tempo para a 43ª edição do prêmio. Além disso, Manuela Lucá-Dazio, Diretora Executiva do Departamento de Artes Visuais e Arquitetura da Biennale di Venezia, foi escolhida para ser a assessora do Prêmio e próxima Diretora Executiva.

Alejandro Aravena, vencedor do Prêmio Pritzker de 2016, é fundador e Diretor Executivo do ELEMENTAL. Seu trabalho foca no interesse público e no impacto social, com projetos que oferecem soluções pouco usuais de habitação, espaço público, infraestrutura e transporte. Comprometida com a sociedade, sua arquitetura responde às necessidades sociais, humanitárias e econômicas. Vencedor do Prêmio ULI JC Nichols 2019, do Prêmio RIBA Charles Jencks de 2018 e primeiro arquiteto a receber o Prêmio de Sustentabilidade de Gotemburgo em 2017, Aravena também foi curador da Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 e atuou no Júri do Prêmio Pritzker de 2009 a 2015.

Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura - Imagem 3 de 4
Villa Verde Housing. Image Courtesy of ELEMENTAL

Na sua nomeação, Aravena afirma que “historicamente, a arquitetura tem como objetivo criar alternativas inovadoras e imaginar possibilidades, mas também está intimamente ligada à sociedade. Como jurados, nossa tarefa é, em primeiro lugar, permanecer sensíveis às questões que a sociedade gostaria que a arquitetura abordasse e identificar os arquitetos que estão tentando usar o corpo de conhecimento da disciplina para traduzir essas questões em projetos [...] Tenho a honra de fazer parte deste esforço coletivo com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente construído."

Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura - Imagem 2 de 4
Innovation Center UC - Anacleto Angelini. Image © Nina Vidic

Na declaração oficial, Tom Pritzker, presidente da The Hyatt Foundation, que patrocina o prêmio, comentou: “Ao longo da história do Prêmio, temos consistentemente contado com a diversidade, experiência e posição dos membros do nosso júri para interpretar o papel em evolução da arquitetura, uma vez que responde às necessidades de mudança da comunidade, meio ambiente e tecnologia. Temos o prazer de receber de volta Alejandro Aravena, e em uma nova posição, pois traz consigo um novo modelo de liderança para administrar nosso júri independente, internacional e estimado [...] Da mesma forma, estamos muito satisfeitos por trabalhar com Manuela Lucá-Dazio nesta nova etapa, à medida que seguimos homenageando arquitetos que impressionaram a indústria por meio da arte da arquitetura e seus serviços à humanidade."

Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura - Imagem 4 de 4
Monterrey Housing . Image © Ramiro Ramirez

Além disso, a nova assessora e próxima Diretora Executiva, Manuela Lucá-Dazio, administra exposições de arquitetura e arte com curadores, arquitetos, artistas e críticos ilustres desde 2009. Ela é Doutora em História da Arquitetura pela Universidade de Roma-Chieti, Itália, e mora em Paris. “É para mim uma enorme honra ser a próxima Diretora Executiva do Prêmio Pritzker de Arquitetura, uma referência essencial no mundo da arquitetura, ainda mais em um momento histórico tão importante para o discurso e a prática arquitetônica”, comentou Manuela Lucá- Dazio.

Via the Pritzker Architecture Prize.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura" [Alejandro Aravena Named as Chair of the Pritzker Architecture Prize Jury] 29 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950504/alejandro-aravena-e-nomeado-presidente-do-juri-do-premio-pritzker-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.