Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Aldo Amoretti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHill / BIG

© Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Rasmus Hjortshoj © Dragoer Luftfoto + 19

Copenhague, Dinamarca

CopenHill: a usina de energia com uma pista de esqui na cobertura projetada pelo BIG

Após quase uma década em construção, a usina de geração de energia a partir de resíduos CopenHill, imaginada pela primeira vez pelo Bjarke Ingels Group, foi finalmente inaugurada em Copenhague. O ArchDaily cobriu inicialmente o projeto do BIG em janeiro de 2011, mas a usina incluiria posteriormente ideias hedonísticas do primeiro gerador de anéis de vapor do mundo e o financiamento coletivo através do Kickstarter. Hoje, o projeto cumpriu muitas de suas promessas e a CopenHill permanece como um zeitgeist arquitetônico moderno, refletindo a própria evolução do BIG.

© Justin Hummerston © Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Dragoer Luftfoto + 14

Bjarke Ingels comenta sua pista de esqui na cobertura de uma usina em Copenhague

O arquiteto Bjarke Ingels aparece em um novo documentário sobre a usina de reciclagem Amager Bakke em Copenhague. Conhecida por sua pista de esqui na cobertura, a usina aquece 60 mil residências por ano a partir de resíduos gerados pela população da capital dinamarquesa, além de abastecer com energia elétrica mais de 30 mil lares.

Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras pré-selecionadas que concorrerão ao Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2019. O Prêmio, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, partiu de 383 trabalhos nomeados pelo júri para uma seleção de 40 finalistas, celebrando as tendências e oportunidades da reutilização adaptativa, habitação e cultura em toda a Europa.

Conheça os finalistas do Architectural Photography Awards 2018

A lista de finalistas do Architectural Photography Awards 2018 foi divulgada, reunindo as 20 melhores fotografias de arquitetura deste ano. Os trabalhos recebidos incluem desde séries sobre edifícios específicos até imagens abstratas, feitas com câmeras profissionais ou celulares.

A edição de 2018 registrou um número recorde de participações, com fotografias de 47 países, incluindo o Reino Unido (28%), EUA (20%), Alemanha (6%) e China (5%). As 20 melhores fotografias foram divididas em quatro categorias: exteriores, interiores, sentido do lugar, e edifícios em uso.

Fotografias mostram a construção do restaurante submerso do Snøhetta na Noruega

Aldo Amoretti divulgou novas fotografias da construção do primeiro restaurante submerso da Europa, projetado pelo Snøhetta. A estrutura está sendo construída em uma barcaça flutuante próximo ao seu local de implantação. Após a conclusão, o projeto também abrigará um centro de pesquisa de vida marinha.

Construída em concreto, a estrutura monolítica repousará no fundo do mar, 5 metros abaixo da superfície da água, mesclando-se ao ecossistema da costa da Noruega. Abaixo do nível d'água, as enormes janelas de acrílico do restaurante vão enquadrar a vista do fundo do mar.

© Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti + 17

Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição

Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?

Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.

Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.

Fotógrafo registra as obras da usina de energia com pista de esqui na cobertura projetada pelo BIG

O fotógrafo Aldo Amoretti registrou novas imagens de um dos projetos mais aguardados de 2018, a Usina de Energia Amager Bakke com uma pista de esqui na cobertura, localizada em Copenhague e projetada pelo BIG. As imagens mostram a usina concluída - inaugurada em março de 2017 - enquanto as obras do parque de 16 mil metros quadrados e da pista de esqui avançam.

O projeto busca recuperar um espaço geralmente não utilizado de um edifício - a cobertura - para o público através da introdução de elementos naturais. Durante os meses de verão, o parque projetado pelo SLA oferecerá aos visitantes trilhas de caminhadas, playgrounds, estruturas de ginástica, corrida e paredes de escalada. No inverno, o parque receberá uma pista de esqui de 500 metros desenhada pelo BIG.

© Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti + 45

ENSAE PARISTECH Campus Paris-Saclay / CAB Architectes

© Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti + 53

Palaiseau, França

Centro Aquático Sourcéane / Auer Weber + CAAU

Piscina  · 
Sin-le-Noble, França

Em foco: Peter Zumthor

The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG
The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Peter Zumthor (26 de abril, 1943) completa hoje 74 anos de idade. Conhecido por sua sensibilidade material e sua grande atenção ao lugar, o vencedor do Pritzker de 2009 é um dos mais respeitados arquitetos do século XX.

Capela de Campo Bruder Klaus. Imagem © Samuel Ludwig Memorial Steilneset. Imagem © Andrew Meredith Capela Saint Benedict. Imagem © Felipe Camus Kunsthaus Bregenz. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/heyitschili/4163419615'>Flickr user heyitschili</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-ND 2.0</a> + 16

A nobre simplicidade do Museu da Mineração Allmannajuvet de Peter Zumthor

© Aldo Amoretti
© Aldo Amoretti

Após documentar a Capela de Campo Bruder Klaus, o fotógrafo Aldo Amoretti mais uma vez capta a simplicidade de Peter Zumthor, desta vez com imagens de seu Museu da Mineração Allmannajuvet em Sauda, Noruega. O projeto evoca a estética das minas de zinco abandonadas do país desde o século XIX, evocando o trabalho árduo dos trabalhadores sobre a pedra áspera. O museu se localiza em uma das rotas turísticas nacionais de Noruega e foi construído a pedido do Estado como parte de um esforço para aumentar o turismo na região. Os edifícios estão implantados dentro e sobre a paisagem, oferecendo vistas do desfiladeiro ao passo que os visitantes se movem através dos interiores escuros do projeto.

As fotos de Amoretti expressam a singeleza do projeto, da escuridão das galerias interiores às esbeltas palafitas que sustentam os edifícios sobre as rochas. As estruturas do museu são suspensas e estão em equilíbrio com o clima frio e rigoroso - uma representação nobre das condições de trabalho dos mineiros que o projeto pretende transformar em memória.

© Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti + 22

40 Projetos selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

A Comissão Europeia e a Mies van der Rohe Foundation anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.

Um terço das obras aborda o desafio da arquitetura contemporânea em relação ao patrimônio construído e um terço dos trabalhos os desafios contemporâneos da habitação. A gestão da paisagem urbana histórica será uma das prioridades destacadas pelo "Ano Europeu do Patrimônio Cultural" em 2018.

"Eu gostaria que os projetos selecionados demonstrassem interesse em criar lugares, explorar convenções e tipologias conhecidas, celebrar os prazeres do uso cotidiano por uma consideração de detalhes e uma resistência não expressa à atual tendência global a uma arquitetura auto-referencial, que desmente o contexto e o ato de habitação ". - Stephen Bates, Presidente do Júri.

Veja a lista a seguir.

Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli

Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti  + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti  + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti  + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli Cemitério Santo Stefano / Aldo Amoretti  + Marco Calvi + Giancarlo Ranalli + 19

Cemitério  · 
Santo Stefano Al Mare, Itália

Capela de Campo Bruder Klaus de Peter Zumthor pelas lentes de Aldo Amoretti

© Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner
© Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner

A Capela de Campo Bruder Klaus de Peter Zumthor, concluída em 2007, é conhecida por seu respeito pelos materiais empregados na construção daquele espaço sensível. O interior da capela é uma cavidade negra criada pela queima de 112 troncos de árvores usados na fôrma do concreto. Vinte e quatro camadas de concreto foram despejadas em uma fôrma cuja parte interna era formada pelos troncos arranjados de modo a criar uma forma cônica, contrastando com a parte externa angular que definiu as fachadas da capela. Após a remoção da fôrma, muitos pequenos orifícios foram deixados nas paredes, criando um efeito que lembra uma noite estrelada. O "belo silêncio" da capela e inegável conexão com a paisagem onde se encontra faz dela um destino para muitos turistas.

Nesta série fotográfica, Aldo Amoretti registra a dramática relação entre a arquitetura e seu entorno natural. Apesar de suas superfícies de concreto e duras arestas, a capela não se impõe na paisagem. Em vez disso, as imagens mostram uma manifestação visual das palavras de Zumthor: uma arquitetura com "compostura, auto-evidência, durabilidade, presença e integridade, além de calor e sensualidade."

© Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner © Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner © Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner © Aldo Amoretti, Cortesia de Atelier Peter Zumthor and Partner + 13

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber

© Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti © Aldo Amoretti + 21

Instituto  · 
Lyon, França
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Auer Weber
  • Área Área deste projeto de arquitetura