Vinícola Cascina Elena / BRH+

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior, JanelaVinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de ExteriorVinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de InterioresVinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior, FachadaVinícola Cascina Elena / BRH+ - Mais Imagens+ 20

Rocchetta Belbo, Itália
  • Arquitetos: BRH+
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  608
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Amoretti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CGF Design, Fornace S.Anselmo srl, Fratelli Sartore srl, Luceper srl, Marzero spa, Sinergie srl, VMZINC, Velux spa
  • Arquitetos Responsáveis: Barbara Brondi, Marco Rainò
  • Desenvolvimento De Projeto: Giulia Nardi
  • Cidade: Rocchetta Belbo
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior, Janela
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O senso de responsabilidade como arquitetos sempre nos orienta na elaboração de um novo projeto, valorizando com extremo respeito a alma do local onde a edificação está inserida, tornando-a mais sustentável possível do ponto de vista ambiental e econômico. O projeto desta edificação, destinada a ser uma vinícola ecológica, foi uma oportunidade para encontrar soluções que minimizassem o impacto na paisagem, limitando escavações e deslocamentos.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti

Localizado em planalto natural, próximo a um declive existente, o volume se expande na horizontal seguindo as linhas de contorno da paisagem. A qualidade dos detalhes arquitetônicos alude ao cuidado com a produção artesanal do vinho. O caráter expressivo do território determina a seleção das cores da edificação, que representa o contato e a troca entre arquitetura e natureza. A paleta em tons castanhos remete às cores da terra, dos vinhedos e do mosto, contribuindo para realçar a identidade do local.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Imagem 16 de 25
Planta - Situação
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Imagem 17 de 25
Planta - Térreo

A escolha dos materiais de construção foi feita de forma a privilegiar a seleção de produtos locais e eco-sustentáveis, privilegiando soluções que reduzam a necessidade de manutenção e garantam que, numa eventual futura demolição da edificação, a recuperação e reciclagem do maior número de materiais de construção diminuam o impacto deixado pela obra.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti

O sistema construtivo consiste em uma estrutura de aço pré-fabricada que pode ser facilmente desmontada e totalmente reciclada. Isso significou uma redução significativa no tempo de construção permitindo que a edificação fosse concluída em oito meses.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Imagem 22 de 25
Corte

A fachada, revestida em telhas de terracota marrom claro, com padrão horizontal, integra o volume ao ambiente natural, mimetizando a parede de rocha sedimentar com a textura em camadas. A escolha do revestimento feito em argila, com características de alta densidade, garante um alto desempenho térmico, aumentando a inércia com a atenuação das altas temperaturas no interior da edificação durante o verão.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti

A necessidade de energia para climatização da vinícola é minimizada aproveitando a inércia térmica do terreno existente contra o qual o volume foi posicionado, dissipando o calor da radiação solar através do sistema de paredes ventiladas na fachada e na cobertura. Os materiais isolantes são todos de origem natural: painéis de fibra de madeira, cânhamo e cortiça.

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Interiores
© Aldo Amoretti
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Interiores, Vidro
© Aldo Amoretti
Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Interiores, Escada
© Aldo Amoretti

A produção de energia proveniente de fontes renováveis ​​é garantida pelos painéis fotovoltaicos da cobertura plana e o consumo de água é reduzido com a reutilização das águas pluviais. Os detalhes de projeto das áreas funcionais servem para otimizar o processo de produção do vinho, respeitando as necessidades de quem utiliza as salas. As áreas funcionais dedicadas a cada atividade (recebimento das uvas, prensagem-maceração, fermentação, processo enológico, engarrafamento, armazenamento, ensaios, acondicionamento e expedição) criam um ambiente de trabalho saudável, proporcionando ventilação e luz natural indireta, com o objetivo de poupar energia e manter o conforto ambiental adequado. A sala de degustação é caracterizada por uma grande janela que conecta visualmente a edificação com a paisagem envolvente e os vinhedos. 

Vinícola Cascina Elena / BRH+ - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Localita Pia, 16, 12050 Rocchetta Belbo CN, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vinícola Cascina Elena / BRH+" [Cascina Elena Winery / BRH+] 12 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985202/vinicola-cascina-elena-brh-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.