Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, FachadaInstituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaInstituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, FachadaInstituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de InterioresInstituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: CAB Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Amoretti
  • Arquitetos Responsáveis: Jean-Patrice Calori, Bita Azimi , Marc Botineau, Marine Cangione
  • Uso Principal: O volume abriga 42 quartos duplos e individuais, espaços coletivos, laboratório de observação oceânica, auditório, centro de aprendizagem e refeitório.
  • Cidade: Villefranche-sur-Mer
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto de Ciências Marinhas é dedicado à pesquisa em oceanologia. Este pequeno campus acolhe pesquisadores que se debruçam sobre a preservação do mar. Com isso, dois temas estiveram no centro da nossa reflexão: hospitalidade e contexto; especificamente o ambiente mediterrâneo. Situado na costa, o projeto abriga alojamentos e espaços de trabalho.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Imagem 18 de 27
Planta - Situação

Aninhado no sopé de uma falésia, o volume usa as características do terreno para definir uma arquitetura infraestrutural. A topografia gera um claustro desconstruído pela encosta. A edificação é composta por dois volumes em "L". Um forma uma base contendo as áreas comuns e o outro, invertido, abriga os dormitórios. Essa sobreposição cria uma nova espacialidade, o pátio. O volume suspenso abrange uma piscina, abrindo o pátio para a paisagem marinha. Situado entre casas e quartéis militares, o projeto rejeita e aceita o ambíguo "territoire".

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Interiores
© Aldo Amoretti
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Imagem 22 de 27
Corte
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Aldo Amoretti

Construído em concreto com rochas das pedreiras próximas, o projeto faz referência às falésias que o dominam. As persianas de metal funcionam como telas nas varandas e lembram as janelas da arquitetura patrimonial da região. A associação de massas de concreto e persianas metálicas cria um diálogo entre arcaísmo e contemporaneidade.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aldo Amoretti

O claustro arquetípico responde a um desejo de interioridade dos pesquisadores e gera um projeto de infraestrutura habitável. O volume é tanto introvertido, dedicado à pesquisa, quanto extrovertido, incentivando a troca e a projeção. O terreno torna o acesso complexo, mas também cria sua especificidade. Uma rampa leva aos laboratórios, estacionamento e à parte superior das salas comuns voltadas para o pátio.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Interiores
© Aldo Amoretti
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, Balcão
© Aldo Amoretti

Estas salas estão ligadas por corredores iluminados naturalmente por claraboias. As portas de vidro dobráveis permitem que os quartos sejam totalmente abertos para o pátio; uma reminiscência da funcionalidade dos galpões para barcos do cais. A linguagem simples e organizada da edificação responde à natureza das atividades que ocorrem dentro dela. De fato, as saídas diárias para mergulho exigem espaços funcionais, resistentes e solidamente projetados. Nenhum excesso de sofisticação é evidente e esta postura; teórica e pragmática, garantiu o apoio do cliente. A adaptação ao declive pesou muito no orçamento, mas a própria construção funciona como reforço do terreno acima. Neste local, visto como inóspito, arquiteto e cliente uniram-se para criar um projeto que fomenta a reflexão, a troca e o convívio.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior
© Aldo Amoretti

A sobreposição de volumes cria uma abertura e permite que a brisa marítima entre no pátio e passe sobre a piscina sombreada que, por sua vez, resfria o ar e ventila naturalmente a edificação. Este ar fresco é propagado para as salas comuns e é extraído pela ventilação na cobertura. A sombra, o pátio e a piscina, a brisa do mar e as propriedades minerais do concreto eram para nós as condições de uma arquitetura mediterrânea resolutamente localizada.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada, Corrimão
© Aldo Amoretti

A escolha dos materiais está vinculada ao local. O concreto, material arcaico de expressão, permanece contemporâneo por suas capacidades técnicas inovadoras. Este projeto traz o silêncio, a abstração e a dramaturgia desejada ao projeto. Nesta região, o concreto é um recurso local em um um país com muitas pedreiras. A natureza artesanal da fundição in situ faz com que o canteiro de obras seja animado, preservando a surpresa de resultados que nem sempre podem ser previstos.

Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti
Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Amoretti

Em diálogo com a mineralidade suave das paredes, as venezianas pivotantes são como armaduras de aço que protegem os quartos da imponente paisagem marítima. O conjunto cria um volume duradouro, adequado para acolher jovens investigadores em um programa de estudos no Mediterrâneo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:06230 Villefranche-sur-Mer, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Ciências Marinhas / CAB Architects" [Institute of Marine Sciences / CAB Architects] 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980674/instituto-de-ciencias-marinhas-cab-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.