Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau

Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, FlorestaDuas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Floresta, CorrimãoDuas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Mesa, Terraço, FlorestaDuas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, Iluminação, Viga, CadeiraDuas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Mais Imagens+ 18

Saint-Martin-Vésubie, França
  • Arquitetos: Cyril Chênebeau
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Amoretti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AmPm, Bautier, Cadel, Duravit, HAY, Hisbalit, Lignalpes, MARAZZI
Mais informaçõesMenos informações
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Floresta
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa reflexão foi focada inicialmente na necessidade de conceber uma cabana capaz de se adaptar à multiplicidade de situações topográficas e paisagísticas do local, densamente arborizado, como uma cabana “ideal”. O resultado deste trabalho preliminar e da análise aprofundada do programa e das especificações estabelecidas pela autoridade contratada, nos levaram a propor um projeto com um volume único ligeiramente alongado, um prisma refinado em ambas as extremidades para deslizar entre as árvores.

Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Floresta
© Aldo Amoretti
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Imagem 17 de 23
Implantação

A arquitetura das cabanas joga com a dualidade entre uma forma construída tradicional e um habitat "alternativo" contemporâneo construído sobre estacas. Uma volumetria simples e compacta. Um prisma de nove faces, com um telhado de duas águas apoiado em uma estrutura tridimensional composta por pilares de madeira autoportantes em forma de V. Essa estrutura singular remete a imagem de troncos inclinados (postes de lariço descascados) sobre os quais o espaço habitacional foi assentado, reforçando assim os efeitos de "saliência" e a percepção da imagem de uma cabana "sutilmente" suspensa. O trabalho também se concentrou na capacidade de oferecer, por meio da arquitetura, uma imersão em um lugar excepcional na borda do Parque Nacional do Mercantour. A natureza e o sol filtrado pelos lariços penetram generosamente nos espaços internos. Cada momento do dia oferece uma experiência única entre luz e sombra. Esses efeitos de contraste são reforçados pelo uso do invólucro externo, com um revestimento de madeira queimada (tonalidade escura) que vibra com a tonalidade da casca dos troncos de lariço e de uma estrutura portante (tonalidade clara), aparente e expressiva. As grandes janelas salientes inseridas no exterior cru permitem vislumbrar profundidades, transparências e o aspecto aconchegante do interior.

Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Floresta, Corrimão
© Aldo Amoretti
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Imagem 18 de 23
Planta
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, Iluminação, Viga, Cadeira
© Aldo Amoretti
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Aldo Amoretti

Do interior, a vista se desdobra em seis direções (efeito prisma), de forma que a cabana se beneficia de múltiplas e variadas orientações. O layout foi pensado para ser flexível a fim de atender uma clientela diversa e exigente. A cabana pode ser usada na configuração, tipo "loft" de espaços abertos, ou compartimentada com a utilização de simples painéis deslizantes fechando os espaços noturnos. O volume interior é generoso com um forro sob o telhado inclinado (ajustado ao máximo das possibilidades oferecidas pelo PLU). O espaço comum é organizado em torno de um fogão com uma lareira central. A área de spa é visível e dialoga com a sala de estar, sendo conectado e acessível do exterior através da grande varanda voltada para o sul.

Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Imagem 19 de 23
Corte Longitudinal
Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Mesa, Terraço, Floresta
© Aldo Amoretti

Os materiais são nobres e sustentáveis, e as montagens e detalhes construtivos são minuciosos. A escolha dos revestimentos e móveis é cuidadosamente selecionada para destacar o espírito autêntico e contemporâneo do lugar. O projeto oferece assim unidades habitacionais "exemplares e confortáveis" durante as quatro estações com um nível de serviço "top de linha" que permite oferecer aos futuros visitantes uma experiência única imersa no coração da floresta de Boréon.

Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Le Boréon, 06450 Saint-Martin-Vésubie, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duas Cabanas Sobre Estacas / Cyril Chênebeau" [Two Cabins Perched On Stilts / Cyril Chênebeau] 16 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002380/duas-cabanas-sobre-estacas-cyril-chenebeau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.