1. ArchDaily
  2. Legacy

Legacy

Dia Mundial da Arquitetura: projetando para o futuro do habitat humano

O Dia Mundial da Arquitetura, comemorado na primeira segunda-feira de outubro, foi instituído pela Union International des Architects (UIA) em 2005 para “lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva em relação ao futuro do habitat humano” e, não por acaso, coincide com Dia Mundial do Habitat da ONU.

Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman

As casas gêmeas de Diego Rivera e Frida Kahlo, atual sede do Museu Casa Estúdio, foram encomendadas em 1931 para o jovem arquiteto e amigo da família, Juan O'Gorman. Esta importante obra foi uma das primeiras construções funcionalistas da América Latina, incorporando o estilo orgânico mexicano de maneira muito natural. O conjunto abrange uma casa para Frida e outra para Diego, com um estúdio em cada uma delas.

Foto de Clémence, via Flickr. Licença CC BY-SA 3.0Foto de Jehouda, via Flickr. Licença  CC BY-SA 3.0Foto de Claudia Beatriz Aguilar, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 3.0Foto de Patrick Trujillo, via Flickr. Licença CC BY 2.0+ 7

Guia de arquitetura de Tóquio: 25 obras icônicas para quem vai visitar o Japão

De forma muito parecida à cidade de Berlim, Tóquio é uma cidade absolutamente moderna. Muito se deve ao fato de ter sido intensamente bombardeada durante a segunda guerra mundial, destruindo grande parte da cidade e reduzindo a sua população à metade. Mas o Japão ressurgiu e se reergueu durante a segunda metade do século XX. Atualmente, sua arquitetura minimalista e experimental desperta o interesse de arquitetos e arquitetas todo mundo mundo, atraindo um número considerável de turistas todos os anos. Tóquio é o resultado de uma soma de diferentes valores, das novas tecnologias as mais antigas tradições construtivas.

A seguir apresentaremos uma lista de vinte e cinco obras icônicas construídas em Tóquio, um bom ponto de partida para quem estiver pensando em visitar pessoalmente a maior cidade do Japão, incluindo obras de arquitetos renomados como Nikken Sekkei, Herzog & De Meuron, Toyo Ito, Kengo Kuma, Sou Fujimoto, Kenzo Tange, OMA e Kazuyo Sejima.

Clássicos da Arquitetura: Restaurante Los Manantiales / Félix Candela

© Erik Eugenio Martínez Parachini© Erik Eugenio Martínez Parachini© Usuario de Flickr: wework4her. (CC BY-SA 2.0)© Usuario de Flickr: wework4her. (CC BY-SA 2.0)+ 25

Este projeto do arquiteto espanhol Félix Candela localiza-se em Xochimilco, local de enorme significado pelas origens pré-hispânicas, hoje Cidade do México, em uma área conhecida por ter tido uma das fontes mais importantes de água doce para a cidade de então. O edifício do restaurante "Los Manantiales" construído no ano de 1957, possui uma grande sala com capacidade para cerca de 1000 pessoas, formada pela intersecção de 4 paraboloides hiperbólicos, constituindo um destacável exemplo desse ramo de projeto estrutural.

13 Espetaculares Telhados Jardim em Detalhe

Nos cinco pontos de arquitetura moderna do Le Corbusier, ele defende a inclusão de telhados planos que abriguem jardins, proporcionando um valioso espaço ao ar livre para os habitantes do edifício, a fim de substituir o terreno perdido para a construção do edifício. Mas, embora este reconhecimento do espaço exterior fosse importante para as pessoas, os jardins esculturais de telhado de concreto de Le Corbusier eram um pequeno consolo para a flora e fauna que foram deslocadas por suas obras.

Os recentes melhoramentos na nossa compreensão dos ecossistemas e do ambiente, bem como uma melhor compreensão científica das necessidades das plantas, mudaram drasticamente. Nas últimas décadas, telhados verdes explodiram em popularidade, e agora adornam todo tipo de edifício.

Reunimos alguns excelentes exemplos desses terraços jardim, incluindo o detalhamento estrutural que os torna possíveis. Saiba mais sobre essa técnica que gera benefícios ambientais, incluindo a redução do escoamento de águas pluviais, reduções no uso de energia elétrica e o efeito de ilhas de calor.

© Pedro Lobo© Hiroyuki Oki© Luis Alonso© Cortesia de Alarcón + Asociados+ 47

The Indicator: 101 coisas que não aprendi na faculdade de arquitetura

Cortesia Desconhecido
Cortesia Desconhecido

Este artigo tem co-autoria de Sherin Wing.

1] Mesmo se o seu chefe for seu amigo ele pode te demitir para salvar seu negócio.

2] Leia o livro On Bullshit, de Harry G. Frankfurt. Carregue-o com você. É um livro de bolso.

3] Não beba durante o trabalho e principalmente não use drogas quando estiver com seus colegas de trabalho sob nenhuma circunstância. 

4] Não importa o quanto você se ache importante,  você ainda pode ser um servo aos olhos de outras pessoas que possuem mais poder do que você.

5] Depois de deixar a escola arquitetura nem todo mundo se preocupa com arquitetura ou quer falar sobre isso.

6] Todos os hábitos alimentares e dietas adquiridos durante a escola devem ser descartados.

7] Os hábitos de higiene que você manteve durante o período de estudante de arquitetura são inadequados para a vida real; banhe-se regularmente e troque sua roupa interior.

8] A pressa e a satisfação que você experimenta em um ateliê pode ser inversamente proporcional ao quanto você vai gostar de trabalhar para uma empresa.

9] É arquitetura, não medicina. Você pode fazer uma pausa que ninguém vai morrer.

10] Outras coisas são mais importantes do que a arquitetura; elas são as únicas que vão ajudá-lo a resistir até o final. Veja 49.

Continue lendo a seguir.

Escola Serrano / Franco Piccini

© Walter Salcedo
© Walter Salcedo

© Walter Salcedo© Walter Salcedo© Walter Salcedo© Walter Salcedo+ 29

Autor: Franco Piccini
Localização: Caña de Ámbar 1465, Santa Fé, Argentina
Cliente: Ministério da Educação da Prov. De Santa Fe- Región 6ta / Referente Flavio Gianetti
Ano Projeto:
2010
Construção: Dezembro 2010 - Junho 2011
Construtora: Adobe S.A.
Superfície : 150m2 (cobertos) 53m2 (semicobertos)
Fotografia: Walter Salcedo, Franco Piccini

O lado oculto de Nova Iorque, por Alex MacLean

© Alex McLean
© Alex McLean

Sem dúvida, a cidade de Nova Iorque é uma das mais atraentes e interessantes do mundo, onde seus enormes arranha-céus formam uma das imagens mais emblemáticas de uma grande cidade. No entanto, a cidade tem muito mais que apenas um imponente skyline e longos congestionamentos; há todo um novo mundo que "toca as nuvens". É isso que ocorre quando se habita as coberturas dos edifícios, escapando do calor e das ruas movimentadas. 

O fotógrafo Alex MacLean registra isso em seu novo livro "Up on the Roof", que retrata piscinas, terraços, espaços de arte, bares, quadras de basquete e até mesmo grandes hortas na cobertura de edifícios.

Desenhos técnicos inéditos de Star Wars

Para todos os arquitetos fãs de Star Wars que queiram saber todos os detalhes da série, Star Wars: The Blueprints oferece um material inédito incrível que ajuda a desvendar como toda a galáxia da ficção foi projetada.

O livro reúne mais de 200 desenhos arquitetônicos originais da produção criados para os 6 filmes de Star Wars, mostrando em detalhes como foi concebido e montado todo esse universo. Complementando os desenhos, o livro mostra 500 fotografias que destacam o processo de construção.

Projeto de Iluminação: Prefeitura de Recoleta / Oriana Ponzini Iluminación

© Ana María Pincheira
© Ana María Pincheira

Iluminação: Oficina Oriana Ponzini
Projeto de arquitetura: Edificio Consistorial Recoleta / Prado Arquitectos
Arquiteto: Tomás Prado
Ano: 2011
Fotografias: Ana María Pincheira

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.