O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. legacy
  3. Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman

Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman

Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman
dondeestamalinche.blogspot.com
dondeestamalinche.blogspot.com

As casas gêmeas de Diego e Frida, atual sede do Museu Casa Estúdio, foram encomendadas por Diego Rivera em 1931, para o jovem arquiteto e amigo da família, Juan O'Gorman. Esta importante obra foi uma das primeiras construções funcionalistas da América Latina, incorporando o estilo orgânico mexicano de maneira muito natural. O conjunto abrange uma casa para Frida e outra para Diego, com um estúdio em cada uma delas.

Usuário do Flickr: jehouda
Usuário do Flickr: jehouda

O volume incorpora muitos dos pontos de Le Corbusier, tendo sido um início para o rompimento com a tradicional arquitetura mexicana de até então.

O'Gorman, muito amigo de Diego Rivera, comprou dois terrenos, que, ao mostrá-los a Diego deixou-o atônito, pois haviam sido comprados a um preço muito baixo. Diego pediu que construísse ali uma casa estúdio para ele e encomendou uma casa a sua mulher, Frida Kahlo.

Usuário do Flickr: zaladquiel2
Usuário do Flickr: zaladquiel2

O casal Rivera e Kahlo chegou à residência em janeiro de 1934, ano em que regressaram ao México, após viverem durante três anos nos Estados Unidos. Nesse espaço, sede da coleção de Rivera, de Judas e Calaveras, de arte pré-histórica e artesanatos mexicanos, Frida consolidou-se como pintora executou em seu estúdio obras como "Lo que el agua me dio", "El ojo avizor", "El difunto Dimas" e "Las dos Fridas", entre outras notáveis pinturas. Seu marido, por sua vez, pintou cerca de três mil quadros no estúdio. 

Usuário do WikiArquitectura: Pilar
Usuário do WikiArquitectura: Pilar

O muralista permaneceu na casa, também chamada de Casa de San Ángel, até o dia que faleceu, em 24 de novembro de 1957. Em seguida, sua filha, Ruth Rivera Marin, herdou a propriedade e doou-a ao Instituto Nacional de Belas Artes (INBA). Em 1994, o INBA efetuou seu restauro e reabilitação e, no ano de 1998, ela foi reconhecida como Patrimônio Artístico da Nação. Atualmente no estúdio de Diego Rivera estão expostos seus materiais de trabalho e as pinturas e objetos pessoais de sua esposa.

Usuário do WikiArquitectura: Pilar
Usuário do WikiArquitectura: Pilar

Através do uso de elementos coloridos, uma escada em espiral, um teto terraço, uma cobertura inclinada, uma passarela e uma cerca perimetral de cactos, o arquiteto resolveu as habitações com o mínimo possível, levando em conta a nova maneira de viver que vinha ocorrendo no México e incorporando a tradicional arquitetura mexicana.

Usuário do WikiArquitectura: Pilar
Usuário do WikiArquitectura: Pilar

Dessa forma, projetou dois blocos de alvenaria, cada um abrigando uma residência - uma vermelha, para Diego, e uma azul, de Frida - independentes uma da outra e conectadas apenas por uma pequena passarela no topo. Ambas relacionam-se com o meio ambiente através das grandes esquadrias quadriculadas que faceiam o entorno natural. As casas distinguem-se do restante por suas características modernas mas, por outro lado, vinculam-se totalmente por conta de suas cores e vegetação.

Usuário do WikiArquitectura: Pilar
Usuário do WikiArquitectura: Pilar

O arquiteto teve grande preocupação com a luz natural, abrindo a casa através de grandes janelas voltadas à fachada norte, conseguindo uma iluminação controlada, constante e uniforme para o interior dos volumes. Com as claraboias na cobertura todas os espaços das residências são bem iluminados.

Usuário do Flickr: Clémence
Usuário do Flickr: Clémence
Usuário do WikiArquitectura: Pilar
Usuário do WikiArquitectura: Pilar

Arquiteto: Juan O´Gorman
Localização:  Cidade do México, México
Ano do Projeto: 1929-1931
Referências: WikiArquitectura, Mi Moleskine Arquitectónico
Fotografias: Usuario de WikiArquitectura: Pilar, Revista Digital Apuntes de Arquitectura, Usuarios de Flickr: jehoudalinkogeckoTonio1978zaladquiel2Clémence,

Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman" [Clásicos de Arquitectura: Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo / Juan O´Gorman] 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791272/classicos-da-arquitetura-casas-museu-de-frida-kahlo-e-diego-rivera-juan-ogorman> ISSN 0719-8906