Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman

Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman

As casas gêmeas de Diego Rivera e Frida Kahlo, atual sede do Museu Casa Estúdio, foram encomendadas em 1931 para o jovem arquiteto e amigo da família, Juan O'Gorman. Esta importante obra foi uma das primeiras construções funcionalistas da América Latina, incorporando o estilo orgânico mexicano de maneira muito natural. O conjunto abrange uma casa para Frida e outra para Diego, com um estúdio em cada uma delas.

Foto de Clémence, via Flickr. Licença CC BY-SA 3.0Foto de Jehouda, via Flickr. Licença  CC BY-SA 3.0Foto de Claudia Beatriz Aguilar, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 3.0Foto de Patrick Trujillo, via Flickr. Licença CC BY 2.0+ 7

O volume incorpora muitos dos pontos de Le Corbusier, tendo sido um início para o rompimento com a tradicional arquitetura mexicana de até então.

Foto de Claudia Beatriz Aguilar, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 3.0
Foto de Claudia Beatriz Aguilar, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 3.0

O'Gorman, muito amigo de Diego Rivera, comprou dois terrenos, que, ao mostrá-los a Diego deixou-o atônito, pois haviam sido comprados a um preço muito baixo. Diego pediu que construísse ali uma casa estúdio para ele e encomendou uma casa a sua mulher, Frida Kahlo.

O casal Rivera e Kahlo chegou à residência em janeiro de 1934, ano em que regressaram ao México, após viverem durante três anos nos Estados Unidos. Nesse espaço, sede da coleção de Rivera, de Judas e Calaveras, de arte pré-histórica e artesanatos mexicanos, Frida consolidou-se como pintora executou em seu estúdio obras como "Lo que el agua me dio", "El ojo avizor", "El difunto Dimas" e "Las dos Fridas", entre outras notáveis pinturas. Seu marido, por sua vez, pintou cerca de três mil quadros no estúdio. 

Foto de Patrick Trujillo, via Flickr. Licença CC BY 2.0
Foto de Patrick Trujillo, via Flickr. Licença CC BY 2.0

O muralista permaneceu na casa, também chamada de Casa de San Ángel, até o dia que faleceu, em 24 de novembro de 1957. Em seguida, sua filha, Ruth Rivera Marin, herdou a propriedade e doou-a ao Instituto Nacional de Belas Artes (INBA). Em 1994, o INBA efetuou seu restauro e reabilitação e, no ano de 1998, ela foi reconhecida como Patrimônio Artístico da Nação. Atualmente no estúdio de Diego Rivera estão expostos seus materiais de trabalho e as pinturas e objetos pessoais de sua esposa.

Através do uso de elementos coloridos, uma escada em espiral, um teto terraço, uma cobertura inclinada, uma passarela e uma cerca perimetral de cactos, o arquiteto resolveu as habitações com o mínimo possível, levando em conta a nova maneira de viver que vinha ocorrendo no México e incorporando a tradicional arquitetura mexicana.

Foto de Jehouda, via Flickr. Licença  CC BY-SA 3.0
Foto de Jehouda, via Flickr. Licença CC BY-SA 3.0

Dessa forma, projetou dois blocos de alvenaria, cada um abrigando uma residência - uma vermelha, para Diego, e uma azul, de Frida - independentes uma da outra e conectadas apenas por uma pequena passarela no topo. Ambas relacionam-se com o meio ambiente através das grandes esquadrias quadriculadas que faceiam o entorno natural. As casas distinguem-se do restante por suas características modernas mas, por outro lado, vinculam-se totalmente por conta de suas cores e vegetação.

O arquiteto teve grande preocupação com a luz natural, abrindo a casa através de grandes janelas voltadas à fachada norte, conseguindo uma iluminação controlada, constante e uniforme para o interior dos volumes. Com as claraboias na cobertura todas os espaços das residências são bem iluminados.

Foto de Clémence, via Flickr. Licença CC BY-SA 3.0
Foto de Clémence, via Flickr. Licença CC BY-SA 3.0

Ficha Técnica

  • Arquiteto: Juan O´Gorman
  • Localização: Cidade do México, México
  • Ano do Projeto: 1929-1931

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Casas-Museu de Frida Kahlo e Diego Rivera / Juan O´Gorman" [Clásicos de Arquitectura: Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo / Juan O'Gorman] 04 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791272/classicos-da-arquitetura-casas-museu-de-frida-kahlo-e-diego-rivera-juan-ogorman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.