Arquitetura do Malásia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Malásia

Projetos mais recentes em Malásia

Últimas notícias em Malásia

Arranha-céu bioclimático: as estratégias de ecodesign de Kenneth Yeang

Erguendo-se sobre as cidades globais, o arranha-céu moderno há muito tempo é um símbolo de crescimento econômico e declínio ambiental. Durante anos, eles foram criticados pelos ambientalistas por serem consumidores descontrolados de energia. O arquiteto malaio Kenneth Yeang reconheceu o arranha-céu como uma necessidade nas cidades modernas e adotou uma abordagem pragmática para tornar mais verde a tipologia de construção que, de outra forma, seria insustentável. Os arranha-céus bioclimáticos de Yeang buscam combinar a economia de espaço com a sustentabilidade e a melhoria dos padrões de vida.

Os 23 projetos mais esperados de 2023

Com o início do novo ano, aguardamos com expectativa os projetos mais emocionantes planejados para 2023. A segunda torre mais alta do mundo está atualmente em construção na Malásia; no Egito, o maior museu arqueológico está quase pronto para abrir suas portas; na Albânia o MVRDV está atualmente trabalhando na requalificação de um importante marco brutalista. De escritórios como Snøhetta, OMA, Studio Gang, Zaha Hadid Architects, BIG, e o mais recente vencedor do Prêmio Pritzker, Francis Kéré, a seleção a seguir reúne projetos localizados em várias partes do mundo, de diferentes escalas e programas, de aeroportos internacionais a galerias de arte e museus.

10 Edifícios contemporâneos inspirados pela tipologia das Pirâmides do Egito

Uma das maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides do Egito são ricas em história e mistério. Usando seus inigualáveis recursos para criar estruturas em uma escala sem precedentes, os antigos usaram a forma de pirâmide para construir ícones estruturalmente resistentes e visualmente poderosos, que sobrevivem à ação do tempo. Apresentando uma nova definição em termos de monumentalidade, essas maravilhas arquitetônicas são atemporais e continuam influenciando projetos hoje.

Segundo edifício mais alto do mundo está em construção na Malásia

No centro de Kuala Lumpur, na Malásia, o Merdeka 118 atingiu sua altura máxima, com 678,9 metros e 118 andares, tornando-se o segundo edifício mais alto do mundo. Cinco anos após o início da construção, a silhueta final da torre é revelada, redefinindo o horizonte da cidade atualmente dominado pelas Torres Petronas e pela Torre de Kuala Lumpur. Projetado pela firma australiana Fender Katsalidis, o edifício mostra uma fachada triangular de vidro facetada inspirada nos padrões encontrados na arte malaia e, juntamente com o parque projetado pelo escritório Sasaki, estabelece uma nova identidade para a região.

Por que e para quem estamos construindo cidades novas do zero?

Tente imaginar como seria projetar uma cidade inteira do zero; desenhar cada uma de suas ruas, casas, edifícios comerciais, praças e espaços públicos. Uma folha em branco onde tudo é possível e sua única missão é criar uma cidade com identidade própria. Talvez esse seja o sonho de todo arquiteto e urbanista, e para a sorte de alguns poucos felizardos, esse sonho pode muito bem se tornar realidade em um futuro próximo.

BIG, Hijjas e Ramboll vencem concurso para um masterplan em arquipélago na Malásia

O BIG, trabalhando em parceria com a empresa malaia de arquitetura Hijjas e a dinamarquesa Ramboll, acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso internacional de arquitetura e desenvolvimento urbano da região de Penang, na Malásia. Intitulada de BiodiverCity, a proposta apresentada para o concurso se insere no contexto de um ambicioso plano de planejamento urbano para 2030, uma iniciativa que irá acrescentar 4,6 km de novas praias públicas, 240 hectares de parques e áreas verdes além de mais 25 km de litoral ao sul da península da Malásia. Com três ilhas artificiais construídas a partir do zero, o projeto concebido pelo BIG e seus parceiros procura estabelecer novas diretrizes de desenho urbano, mesclando uma variedade de programas e atividades, incorporando sistemas alternativos de mobilidade e promovendo a sustentabilidade urbana de modo geral.

Vencedores do concurso para uma escola feita de plástico reciclado no México

A Archstorming, uma plataforma que organiza concursos internacionais, divulgou os resultados da competição "Escola de Plástico de Tulum". Os participantes foram desafiados a projetar uma escola feita de plástico reciclado, abordando a atual questão da poluição no México.

Os 25 maiores estádios do mundo

Em 776 a.C., a cidade de Olympia, no Peloponeso, acolheu um evento que viria a ser conhecido como a primeira Olimpíada da história. Os "Jogos Olímpicos da Antiguidade" foram realizados na Grécia entre os séculos VIII e V a.C., naquela que acreditamos ser a arena mais antiga do mundo. Contando com uma pista alongada em forma de "U", o estádio abrigava um público de até 45.000 expectadores.

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

O uso do bambu na construção ainda não é generalizado. Esta é a razão pela qual Eleena Jamil propõe o uso deste material sustentável em diferentes configurações, resultando em uma estrutura resistente, leve e permeável.

Serpentine Pavilion de Francis Kéré será instalado permanentemente na Malásia

Um mês após o encerramento de seu programa, o elogiado Serpentine Pavilion de Francis Kéré será transportado para seu lar permanente, do outro lado do mundo.