
Quer aproveitar ao máximo o seu Apple Pencil no aplicativo Trace? O vencedor do Prêmio Roma, Javier Galindo, compartilha alguns recursos que ajudarão a aprimorar seus desenhos feitos no Trace.

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Hoje, 24 de agosto, o arquiteto Oswaldo Arthur Bratke comemoraria seu 111º aniversário. Como um dos principais nomes da arquitetura moderna paulista, destaca-se ao lado de nomes como Affonso Eduardo Reidy e irmãos Roberto, entre muitos outros. Ingressando na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1926, formou-se em 1931 como engenheiro-arquiteto. Dois anos após o fim da graduação, cria uma sólida sociedade com o arquiteto Carlos Botti, onde realizam uma série de projetos em parceria, com destaque o Gran Hotel de Campos do Jordão.

Na última pesquisa global realizada pelas Nações Unidas em 2005, havia cerca de 100 milhões de pessoas que estavam desabrigadas em todo o mundo e 1,6 bilhões que viviam em moradias inadequadas. Este número aumentou nos últimos anos; moradia inacessível tornou-se uma regra global, tornando cada vez mais difícil para os desfavorecidos procurarem abrigos permanentes, ou mesmo temporários.
À medida que a moradia se torna um meio de acumular riqueza em vez de cumprir sua meta fundamental de abrigo, arquitetos bem-intencionados tentam resolver a crise dos sem-teto por meio de ideias criativas e projetos inovadores. Mas a arquitetura é realmente a solução?

Como seria um tradicional parque parisiense para você? Para muitos, só existe uma imagem capaz retratar com exatidão a essência deste espaço: A Sunday Afternoon on the Island of La Grande Jatte, de Georges Seurat. A famosa pintura retrata a burguesia desfrutando de um oásis natural, uma ilha verde em meio a uma cidade industrializada.

Para suas tradicionais listas de cidades, este ano a Metropolis Magazine adotou uma abordagem incomum: uma pesquisa de campo, perguntando para cerca de 100 profissionais do campo do design de todo o mundo suas opiniões e palpites. O resultado? Uma lista que apresenta não apenas as cidades que você esperaria (Milão, Londres, Berlim), mas algumas potências que podem não ter sido notadas até agora.

As mídias e tecnologias vêm revolucionando o mundo na produção de conteúdo nos mais diferentes nichos. Com a arquitetura não é diferente. Canais no Youtube, na TV e playlists especializadas em arquitetura e urbanismo são alguns dos exemplos. Mas, para além destas, há alguns anos surgiram os podcasts. Ao contrário de outras mídias, é um meio reproduzido meramente em áudio e compartilhado numa gama de plataformas – de sites especializados a blogs. Atualmente são diversas opções para ouvir – nacionais (como apresentaremos abaixo) e internacionais como já publicado anteriormente pelo Archdaily.
Quando se trata da busca de podcasts especializados, a tarefa não é fácil. Reunimos uma lista com nove canais de podcasts nacionais para você ouvir. Coloque os fones de ouvido e venha conferi-los:

A ameaça das mudanças climáticas é um fator que se soma aos múltiplos desafios de um mundo cada vez mais urbano. Além da necessidade das cidades se estabelecerem como organismos prósperos e sustentáveis, as alterações no clima ainda colocam em risco a saúde da população e a economia local e irão acarretar problemas difíceis até de imaginar. A ação climática encontra sua origem nas cidades, espaços que irão determinar o futuro do planeta.
O conceito de desenvolvimento de baixo carbono, ou low-carbon, remete à forma de planejar o desenvolvimento urbano com menores taxas de emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa (GEE). Ao se debruçar sobre 700 estudos, um time de pesquisadores da Universidade de Leeds, em parceria com a Coalition for Urban Transitions, concluiu que medidas de baixo carbono podem ajudar a alcançar diversas prioridades do desenvolvimento urbano, como criação de empregos, saúde pública, inclusão social e melhoria da acessibilidade.

Em geral, as publicações e as discussões de arquitetura radicam em análises da forma, sejam estas janelas, portas, interiores, exteriores ou projetos completos; em suma, a análise dos volumes arquitetônicos que conformam a obra propriamente dita.
O desenvolvimento arquitetônico da obra é uma leitura, uma interpretação da realidade atual. É a "atualidade" versus o talento próprio do arquiteto-artista que, finalmente, se expressa na forma de um projeto arquitetônico por materializar-se, é a obra de arquitetura proposta e, em muitos casos, realizada. No entanto, a teorização ou reflexão abstrata sobre "campos relevantes para a arquitetura" propõe novas oportunidades de abertura no exercício da profissão e do ofício, que permitem novas formas de projetar tanto no imediato quanto no futuro.

A obra de Peter Zumthor, caracterizada pela serenidade formal e uma espécie de primitivismo técnico, há décadas inspira um grande número de arquitetos. Seu Museu Kolumba, localizado em Colônia, Alemanha, uma cidade que fora quase que completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, abriga a coleção de arte da Arquidiocese Católica Romana - um acervo com obras e artefatos produzidos em um período de mais de um milênio. O projeto de Zumthor se eleva delicadamente sobre a antiga igreja gótica, respeitando a rica história do lugar e preservando sua essência.

Compartilhar sua prateleira é, de certa forma, compartilhar você mesmo. Cada elemento - dos títulos escolhidos à maneira como você os organiza - diz algo sobre sua personalidade e seus interesses.

Em 1924, André Breton redigiu o Manifesto Surrealista, convidando a comunidade artística a questionar os limites entre a realidade e o mundo dos sonhos, entre objetividade e subjetividade. Naquele momento, muitos arquitetos estavam interessados - e não são poucos aqueles que ainda se interessam - na potência imaginativa do espaço construído. Para estes profissionais, o pensamento surrealista de Breton foi, e ainda é, um recurso valioso para discutir o papel que a arquitetura desempenha na definição da realidade. Desde então, partindo de Salvador Dali, passando por Frederick Kiesler até Frank Gehry, o surrealismo tem influenciado profundamente a produção arquitetônica deste o início do século XX.

Apesar de ser uma referência urbanística com reconhecimento internacional, o Eixample de Barcelona enfrenta diversos desafios característicos de uma cidade em constate mudança, um cenário urbano muito diferente do que foi projetado por Ildefons Cerdá.
Nesse cenário, o escritório de Barcelona Leku Studio, desenvolveu um projeto de "agradabilização" de diversos entornos escolares no Eixample, testando, por meio da urbanização reversível, novos usos e distribuições que favorecem espaços mais humanos e agradáveis e que aproximam a escala urbana às crianças. "Devem ser espaços comunitários; como território de extensão da escola; como espaço para a brincadeira, para o verde, para a história e para a vida local dos bairros", explicam Leku Jokin Santiago Elorriaga e Marta Sola Páramo, cofundadores do Leku Studio.

Este artigo foi originalmente publicado por Jude Fulton no Medium sob o título "Why Architects are Super Well-Suited for Startups". Você pode ver a postagem original aqui.

O fotógrafo Andres Gallardo voltou suas lentes para o projeto Galaxy Soho, de Zaha Hadid Architects, localizado em Pequim. O complexo comercial, concluído em 2012, é um dos trabalhos finalizados mais recentes da ilustre carreira da arquiteta iraquiana.

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que institui reconhecimento ao esforço pela preservação dos bens de significância popular, histórica e artística no território brasileiro. Comemora-se a data no mesmo dia em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, que teve importante papel na criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Criado no ano de 1937, é o órgão responsável por promover e organizar todo o processo de preservação do Patrimônio Cultural Nacional, e “proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”. [1]

Este artigo foi originalmente publicado pela Metropolis Magazine como "A Once-Maligned Concrete Megastructure in Seoul is Revitalized - Sans Gentrification".
Concluído em 1966, o Sewoon Sangga é uma megaestrutura residencial construída no coração de Seul. Projetado pelo proeminente arquiteto sul-coreano Kim Swoo-geun, este enorme edifício de uso misto é composto por oito blocos em altura cobrindo uma faixa de um quilômetro de extensão em pleno centro da cidade. Como um projeto extremamente inovador para a época, ele foi concebido como uma pequena cidade independente, contando com todas as comodidades necessárias para a vida de seus moradores além de um parque, um grande átrio de acesso e um deck para pedestres. Infelizmente, durante a execução muitas das ideias utópicas de Kim foram por água abaixo devido às limitações dos sistemas construtivos. Já no final da década de 1970, o Sewoon Sangga passou por um voraz processo de abandono, deixando centenas de unidades residenciais vazias assim como a grande maioria dos espaços comerciais, que se deslocaram para o outro lado do rio no novo distrito de Gangnam, em rápida expansão e desenvolvimento. Devido a sua localização central e a queda vertiginosa dos preços dos aluguéis, a megaestrutura foi sendo ocupada pelo comércio informal e abrigando uma série de atividades ilícitas.

O Blog da Fundação Arquia nos traz um artigo que faz uma reflexão, a partir de uma experiência pessoal, sobre como a memória não deve ser tratada de forma ascética, já não são suficientes estudos técnicos e tipológicos de um determinado patrimônio arquitetônico ou do reconhecimento das características de um local, de seus costumes ou história. A memória é emocional e, por isso, é necessário entender o verdadeiro significado do lugar e o valor dessa arquitetura que vai além do material.

Imagine quantos esforços precisam ser feitos para evitar a morte de 1,24 milhão de pessoas por ano. Esse é o número médio de fatalidades que ocorrem no trânsito no mundo todo. É urgente que as cidades passem a proteger melhor seus cidadãos para que, com a atual tendência de aumento da população urbana, esse número não cresça ainda mais. Mas e se oito ações fossem suficientes para pouparmos a ocorrência de centenas de mortes ou ferimentos graves?
A publicação “O Desenho de Cidades Seguras” enumerou “oito ações para melhorar a segurança viária” e nós buscamos boas práticas e pesquisas que traduzem algumas delas.