7 Curta-metragens de arquitetura que você não encontrará no Netflix

Considerando que uma obra de arquitetura possa ser fotografada, representada ou simplesmente definida verbalmente, ela também pode ser protagonista de uma obra cinematográfica. Isto fica muito claro em Arquitectura en Corto, um ciclo de curta-metragens sobre inovações e tendências na arquitetura contemporânea.

"A vitalização de vídeos nas redes sociais e dispositivos móveis; custos de produção mais acessíveis e, sobretudo, a necessidade de divulgar e comunicar projetos e processos cada dia mais complexos e inovadores, são algumas das tantas causas que levam a arquitetura a aproximar-se ainda mais desta forma de expressão", explicam Roca Gallery e Technal, organizadores do Arquitectura en Corto.

Tendo em vista a próxima edição do festival, o qual será realizado em Outubro deste ano, os promotores do evento escolheram sete curta-metragens exibidos nas duas primeiras edições do ciclo, obras que retratam desde temas relacionados aos efeitos da "turistificação" da Europa até a construção de uma casa em 80 dias.

Terramotourism | Left Hand Rotation

No dia 01 de novembro de 1755 um terremoto avassalador pôs a cidade de Lisboa abaixo. Mais de 250 anos depois, a capital portuguesa volta a tremer, sacudida por uma onda sísmica de turistas que vem transformando a cidade em um ritmo alucinante. O Left Hand Rotation, autores deste curta, são um coletivo de artistas que desenvolvem projetos que articulam intervenções, registros e manipulação de vídeos.

Como fabricar uma casa em 80 dias | Um dia na neve

Este curta retrata a viagem da "b home", um projeto concebido pelo arquiteto Sergio Baragaño, fabricado na cidade de Madri e transportado de caminhão até seu destino final. Tudo isso em menos de 4 meses, no prazo e dentro do orçamento pré-estabelecido.

Landskating | scob

Uma antiga pista de patinagem, um jardim esquecido em baixo de uma ponte e a sua reconstrução, transformando-a  em uma nova pista de skate em meio a um bairro operário é o cenário deste documentário chamado de Landskating. A narração do curta, paralelamente à construção de outros três novos espaços públicos na cidade de Barcelona, explica como territórios esquecidos podem ser re-inseridos no tecido urbano de nossas cidades, respeitando o lugar, a sua memória e seus moradores.

Minha casa chegou voando | Marcos Canas

Coberturas exclusivas começam a aterrizar sobre o topo dos edifícios antigos do centro da cidade. Estas estruturas, praticamente prontas, encaixam-se perfeitamente com o auxilio de um guindaste. Joan Artés, arquiteto fundador da La Casa por el Tejado, revolucionou o panorama urbano da cidade de Barcelona com um projeto que onde todos tendem a ganhar, dos proprietários das coberturas, passando pelos novos moradores até a própria cidade de uma maneira mais ampla.

House 712 | Adrià Goula

Um processo projetual baseado em cortes nas demandas dos clientes — com o objetivo de diminuir o valor final da obra — sem deixar de reconhecer as especificidades de seus usuários, do terreno e do contexto onde está inserido. Durante este processo de renúncias, o custo acaba sendo reduzido em pelo menos a metade do valor inicial.

Battersea Power Station: Selling an Icon | Espectacle media

Este curta-metragem apresenta uma breve historia da central elétrica Battersea Power Station de Londres, desde seu importante papel para a indústria nacional até o seu atual estado de abandono, passando pelas especulações até o seu decrépito projeto de relocação.

Beti Jai. La capilla Sixtina de la pelota | Objetivo Family

Graças a colaboração do projeto 'Salvemos el frontón Beti Jai’, a comunidade madrilenha pode perceber a importância de um jóia arquitetônica esquecida: o Beti Jai, uma quadra de frontón abandonada desde 1989.

Traduzido das descrições originais do Arquitectura en Corto.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "7 Curta-metragens de arquitetura que você não encontrará no Netflix" [7 cortometrajes de arquitectura que no encontrarás en Netflix] 16 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901865/7-curta-metragens-de-arquitetura-que-voce-nao-encontrara-no-netflix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.