100 anos da Bauhaus: 10 coisas que todo arquiteto precisa saber

A Bauhaus foi uma grande fábrica de novas ideias, uma instituição muito à frente de seu tempo. No ano que vem, estaremos celebrando o centenário de uma das instituições artísticas mais marcantes da era moderna. Pensando nisso, compilamos dez fatos surpreendentes que todo arquiteto precisa saber antes que a Bauhaus volte a ser o assunto da vez. 

1. A Faculdade de Arquitetura foi criada apenas oito anos após a abertura oficial da Bauhaus.

Apesar de Walter Gropius, um de seus principais fundadores, ser um renomado arquiteto, a Bauhaus não contava com uma Faculdade de Arquitetura quando abriu suas portas em 1919. No entanto, seus principais edifícios acabaram por se tornar ícones da arquitetura moderna, evidenciando a importância da disciplina desde a sua fundação. A sede da Bauhaus em Weimar, mais conhecida como “Neues Bauen am Horn”, é um monumento impar para a história da arquitetura moderna.

The Master Houses in Dessau (© Stiftung Bauhaus Dessau (SBD))
New Objectivity at Am Horn (© Thüringen Tourismus GmbH (TTG))

2. Havia mais festas na Bauhaus do que qualquer outra coisa

"Diga-me como você se diverte e eu lhe direi quem você é", disse Oskar Schlemmer. As festas cotidianas na Bauhaus tinham a intenção de fortalecer os laços entre os artistas e a comunidade local. A habitual festa da Bauhaus em Dessau, realizada todos os anos, mantém esta tradição viva. Outros eventos, como o Festival de Verão e Artes da cidade de Weimar, também estarão no calendário do centenário da Bauhaus em 2019.

Bauhaus Festival Weimar Summer (© Stiftung Bauhaus Dessau (SBD))
Weimar Art Festival (copyright is weimar GmbH)

3. Há uma “Bauhaus Land” na Alemanha.

A Bauhaus é tão abrangente que até uma região do país recebeu um apelido em sua homenagem. Dessau e Weimar eram conhecidas como as únicas cidades onde os artistas da Bauhaus se reuniam. A chamada "Bauhaus Land", localizada a aproximadamente 2 horas de Berlim, é um lugar único onde você encontrará diversas histórias a respeito da instituição e seus mais famosos artistas.

Kornhaus Restaurant on the Elbe, Dessau (© TourComm Germany GmbH (TC))
Goethe’s Garden House, Weimar. (© Maik Schuck, weimar GmbH)

4. Obras inéditas da Bauhaus serão exibidas em dois museus no ano do centenário

Fotografias inéditas da primeira documentação da Bauhaus pelo fotógrafo Erich Consemüller serão exibidas na cidade de Weimar e outra coleção com cerca de 49.000 obras estará exposta na Fundação Bauhaus Dessau na cidade homônima. Outros dois novos museus da Bauhaus serão inaugurados em 2019, apresentando os maiores acervos da Bauhaus reunidos sob um mesmo teto.

Bauhaus Museum, Weimar (© Thüringen Tourismus GmbH (TTG))
Bauhaus Museum, Dessau (© Stiftung Bauhaus Dessau (SBD))

5. Bauhaus no interior: A redescoberta de um hotel esquecido.

Como muitos outros lugares semelhantes na Alemanha, o Bauhaushotel tem uma história fascinante para contar. Seu fantástico ambiente moderno como nas décadas de 1920 e 1930, abriga uma exposição interativa sobre Franz Itting, Alfred e Gertrud Arndt, responsáveis pelo projeto e construção da casa em 1927. Se você fizer sua reserva com antecedência, o proprietário oferecerá uma visita guiada gratuita através da história do maior conjunto construído da Bauhaus na Turíngia.

Bauhaushotel Probstzella
Bauhaushotel Probstzella

6. Gropius buscou inspiração nos EUA e no Reino Unido.

Gropius era fascinado pelo trabalho de arquitetos internacionais como Frank Lloyd Wright e William Morris. Por isso, as oficinas de treinamento desempenharam um papel fundamental no programa da Bauhaus. O melhor lugar do mundo para se ver de perto uma oficina de cerâmica é em Dornburg (Saale), a cerca de meia hora de carro de Weimar. Uma das únicas oficinas da Bauhaus ainda em operação.

Ceramics workshop in Dornburg (© TourComm Germany (TC))
Ceramics workshop in Dornburg (© TourComm Germany (TC))

7. Steve Jobs se inspirou na filosofia da Bauhaus.

“Design não é apenas aquilo que vemos e sentimos, mas também diz respeito à como as coisas funcionam”. Pode parecer que esta frase surgiu dentro da própria Bauhaus, entretanto, são as palavras do fundador da Apple, Steve Jobs. Dissuadido pela aparência industrial cafona da década de 1980, ele buscou inspiração na filosofia da Bauhaus onde "a forma segue função", e em seu design claro e sem ornamentos. Um dos muitos exemplos que reforçam a ideia de que o design da Bauhaus não envelhece nunca.

Bauhaus door handle as a design standard (© TourComm Germany TC))
Apple Design (© pixabay)

8. Pioneirismo arquitetônico do patrimônio industrial.

Um dos mais belos exemplos de patrimônio industrial é o “Großgarage Süd” em Halle (Saale). Construído em 1929 por Walter Tutenberg, a arquitetura do edifício estava muito à frente do seu tempo. O elevador de veículos era uma solução inédita para a época. Embora o edifício tenha sido adaptado com rampas um pouco mais tradicionais, o edifício garagem continua a ser o único do seu tipo ainda em uso na Alemanha.

“Großgarage Süd”, Halle (Saale) (© Jan Laurig)
“Großgarage Süd”, Halle (Saale) (© Jan Laurig)

9. Nove patrimônios mundiais da UNESCO em apenas 38 km2

Pouquíssimas cidades do mundo podem se orgulhar de ter um edifício patrimônio mundial da UNESCO. A "Bauhaus Land" pode, e como pode. Aqui, passado e futuro se encontram. É possível experimentar mais de 500 anos de história e viajar por lugares únicos, seja passando pelo enorme mosteiro agostiniano de Lutero em Erfurt, ou pela habitação mínima de 24 metros quadrados produzida pela Bauhaus na cidade de Dessau.

Augustinian monastery, Erfurt (© Thüringen Tourismus GmbH (TTG))
Studio Building (Prellerhaus), Dessau (© TourComm Germany (TC))

10. Pode parecer ironia, mas o fechamento da Bauhaus foi o principal motivo de sua continuidade

A Bauhaus sobreviveu até hoje justamente porque teve suas portas fechadas no auge de suas atividades. Perseguidos e exilados, os artistas da Bauhaus propagaram suas idéias ao redor do mundo. A Bauhaus sempre foi e sempre será um espaço de encontro, cosmopolita e diversificado. O centenário de 2019 será um ano importantíssimo para rememorar o passado histórico de Weimar e Dessau.

Bauhaus School, Dessau (© TourComm Germany (TC))
Bauhaus School Workshop, Weimar (© Thüringen Tourismus GmbH (TTG))

Cita: "100 anos da Bauhaus: 10 coisas que todo arquiteto precisa saber" [100 Years of Bauhaus: 10 Facts That Will Make You Look Like an Expert] 14 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901976/100-anos-da-bauhaus-10-coisas-que-todo-arquiteto-precisa-saber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.