Projeto de pesquisa analisa a situação atual da habitação tradicional no México

Projeto de pesquisa analisa a situação atual da habitação tradicional no México - Mais Imagens+ 36

A tradicional habitação mexicana está sendo rapidamente transformada por uma série de fatores, como a urbanização de áreas rurais, a interrupção da transmissão do conhecimento popular, a perda de bens naturais e as políticas públicas de habitação que negligenciam a importância dos tradicionais sistemas construtivos e promovem materiais industrializados, o que cria imaginários aspiracionais que ressignificam o conceito de moradia digna e resiliente.

Esse panorama conduz à perda do patrimônio arquitetônico tangível e intangível, bem como aos valores arquitetônicos que os povos indígenas desenvolveram ao longo do tempo. Ou seja, não apenas os objetos arquitetônicos correm o risco de desaparecer, mas também o conhecimento por trás da habitação vernacular, bem como sua relação e complexo entendimento do território em que está inserida.

Mosaico tipológico: casa en San Felipe. Yucatán. 2016.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

"Tipologias. Situação atual da tradicional habitação no México" é um projeto de Investigação Participativa Ativa (IAP) que documenta, analisa e resgata a relação existente entre território, habitação, moradia vernacular, manejo de bens naturais e sistemas construtivos tradicional das culturas pré-hispânicas, colocando ênfase nas transformações que foram realizadas por razões econômicas, culturais, ambientais e políticas.

Mosaico tipológico: casa mixe. Coatlán, Oaxaca. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

A arquitetura vernacular do país é construída a partir de processos coletivos de compreensão territorial, produção alimentícia e construção, bem como a geração e transmissão de conhecimento, o que o torna um objeto de estudo fundamental para arquitetos, designers, antropólogos, geógrafos e sociólogos. Isto é, através do estudo do habitar, podemos compreender a evolução das culturas e sua cosmovisão.

Mosaico tipológico: cocinas tzeltales. Tenejapa, Los Altos de Chiapas. 2016.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

Os povos originários do México conseguiram gerar uma arquitetura contextualizada, funcional e apropriada para cada região, deixando um legado essencial de valores para a produção arquitetônica atual:

Pensamento sistêmico. A habitação vernacular é resultado da observação meticulosa e da compreensão do sistema em que está inserida, compreendendo a complexidade das camadas geológicas, hidrológicas, meteorológicas, sociais, econômicas, produtivas e culturais de seu entorno.

Mosaico tipológico: casa de piedra. Vallecillo, Nuevo León. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

Apropriado e apropriável. A arquitetura tradicional é caracterizada não apenas por ser apropriada ao contexto ambiental, cultural e social, mas também por suas condições de apropriabilidade, como identificou o arquiteto Carlos González Lobo. Isso implica que os sistemas construtivos são complexos o suficiente para ter um comportamento adequado em seu ambiente e o que é necessariamente prático para que os habitantes possam transmiti-los ao longo dos anos.

Mosaico tipológico: casa maya. Yaxcopil, Yucatán. 2016.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

Territorialidade. A arquitetura vernacular estabelece um elo estreito e um diálogo constante com o território. Nesse sentido, a unidade territorial básica (solar) é concebida como um sistema de espaços organizados, constituídos de elementos construídos e vazios, que permitem o desenvolvimento de diversas atividades relacionadas à proteção, produção, processamento de alimentos, criação de animais, confecção de vestimentas tradicionais e convivência familiar.

Retrato de pobladores. Casa Mixe. Coatlán, Oaxaca. 2018.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

Senso comunitário. Os processos relacionados com a obtenção e produção de materiais e a construção de habitações vernacular são viáveis devido aos esquemas de cooperação comunitária desenvolvidos pelos habitantes (tequio, faena, mano vuelta, etc). A construção popular implica coletividade, ajuda mútua, transferência de conhecimento, desenvolvimento de capacidades e busca de bem-estar comum.

Casa en Galeana. Nuevo León. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

O projeto "Tipologias. Situação atual da tradicional habitação no México" tem a missão de evidenciar e difundir, a partir da voz viva dos habitantes, o conhecimento que existe nas comunidades em torno de habitar e sua aplicação à produção arquitetônica. Através da Investigação Participativa Ativa, o projeto tem os seguintes objetivos:

Retrato de pobladores. Casa Maya. Yaxcopil, Yucatán. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

  • Produzir conhecimento de forma coletiva e democrática. Ou seja, entendemos nossa equipe como facilitadores que coletam e sistematizam o conhecimento existente nas localidades.
  • Registrar o momento histórico de transformação que as comunidades rurais estão experimentando.
  • Fomentar a participação dos moradores na investigação de sua própria comunidade através de dinâmicas que desencadeiem o diálogo e a reflexão.
  • Retomar a informação às comunidades para acompanhar a tomada de decisão no futuro de sua moradia. Entendemos que a informação pertence tanto aos moradores quanto à nossa equipe e, portanto, o estágio de retorno é primordial.
  • Refletir sobre o que foi pesquisado
  • Reconhecer os saberes tradicionais e visibilizar os habitantes como pesquisadores e geradores de conhecimento
  • Evidenciar a incidência de políticas públicas de habitação, gestão territorial e patrimônio natural na vida das comunidades

Casa en la costa. San Felipe, Yucatán. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

A pesquisa está sendo abordada pelas regiões (sudeste, noroeste, oeste, centro e nordeste) e os primeiros avanços serão apresentados na exposição "Casas para todos", realizada pelo Institut für Auslandsbezienhungen IFA (Instituto de Relações Exteriores da Alemanha) com sede em Stuttgart, durante o mês de abril de 2019.

Autores: Pobladores de las comunidades + Onnis Luque + Mariana Ordóñez
Colaboradores: Jesica Amescua
Ano de início: 2016

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mariana Ordoñez y Onnis Luque. "Projeto de pesquisa analisa a situação atual da habitação tradicional no México" [Tipologías: Estado actual de la vivienda tradicional en México] 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901876/projeto-de-pesquisa-analisa-a-situacao-atual-da-habitacao-tradicional-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.