Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora

Todo ano, desde a sua criação em 1970, o Dia da Terra tem como objetivo destacar não só os efeitos cada vez mais ameaçadores das mudanças climáticas, mas também as medidas eficazes e as iniciativas de adaptação que podem melhorar a qualidade do nosso ambiente. O evento deste ano ocorreu após um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU em março, que apresentou outro alerta sobre a magnitude das mudanças produzidas pelo aquecimento global induzido pelo homem e seu impacto nas pessoas e ecossistemas.

O mesmo relatório também traz perspectivas otimistas, mostrando que medidas de adaptação podem construir resiliência, mas transformações urgentes em todo o sistema são necessárias para garantir um futuro net-zero. Em resposta a essas descobertas, o tema do Dia da Terra de 2023 é "Investindo em Nosso Planeta" – um incentivo para governos, instituições, empresas e sociedade civil acelerarem a mudança. A seguir, conheça iniciativas em nível municipal alinhadas com esses objetivos de construir resiliência e um futuro mais sustentável por meio de legislação, envolvimento cívico e sistemas inovadores.

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 2 de 7Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 3 de 7Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 4 de 7Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 5 de 7Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Mais Imagens+ 2

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 2 de 7
Praça de São Marcos (Piazza San Marco) durante a inundação (acqua alta). Imagem © Ihor Serdyukov via SHutterstock

Veneza finaliza sistema MOSE para proteger a cidade contra a elevação do nível do mar

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 6 de 7
Sistema MOSE em Veneza, Itália, para defesa contra elevação do nível do mar. Imagem © Zaltrona via Shutterstock

Depois de 50 anos em construção, Veneza finalizou o MOSE, um sistema de barreiras criado para proteger a cidade histórica da ameaça da elevação do nível do mar. As paredes do MOSE, que custam 5 bilhões de euros, representam a engenhosidade técnica italiana na luta contra as mudanças climáticas, mas o longo tempo de implementação também coloca em foco a ameaça contínua, pois as projeções para as quais foram construídas estão começando a ser superadas. Agora que as barreiras estão completamente funcionais, os especialistas alertam que o próximo desafio será encontrar momentos para mantê-las abaixadas, a fim de manter a troca natural de águas entre a laguna veneziana e o Mar Adriático. Via The New York Times.

França aprova legislação para exigir que todos os grandes estacionamentos sejam cobertos por painéis solares

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 5 de 7
Vista aérea de um estacionamento com painéis solares. Rimini, Itália. Imagem © MikeDotta via Shutterstock

A França aprovou uma nova lei que exige que todos os grandes estacionamentos sejam cobertos por painéis solares, uma vez que o governo estimou que a medida poderia gerar até 11 gigawatts de energia. A legislação, aprovada pelo senado em novembro de 2022, se aplicará a estacionamentos existentes e novos com espaço para pelo menos 80 veículos. Os proprietários de estacionamentos com entre 80 e 400 espaços têm 5 anos para cumprir, enquanto os operadores maiores têm 3 anos. Os políticos também estão examinando a possibilidade de estender a medida para construir fazendas solares nas terras vazias ao lado de rodovias e ferrovias. Via The Guardian.

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 4 de 7
Paris, França. Imagem © William Perugini via Shutterstock

Dando sequência em seus esforços para combater as mudanças climáticas, a Comissão Europeia também aprovou a iniciativa francesa de proibir vôos domésticos de curta distância, quando a viagem pode ser feita em menos de 2,5 horas de trem. De acordo com a RPRA, a legislação foi proposta pelo Convention Citoyenne pour le Climat da França, uma assembleia cidadã focada em encontrar maneiras de reduzir as emissões de carbono do país.

Los Angeles, EUA, determina que novos edifícios estejam prontos para usar energia totalmente elétrica

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 3 de 7
Los Angeles, Califórnia, EUA. Imagem © Chones via Shutterstock

A cidade de Los Angeles, Estados Unidos, aprovou uma política que determina que novos edifícios da cidade devem ser projetados para usar energia elétrica, limitando assim a expansão da infraestrutura de gás. A iniciativa impulsionada pela comunidade fez de Los Angeles a maior cidade da Califórnia e a segunda maior do país a exigir a substituição definitiva dos combustíveis fósseis na construção de novos edifícios. De acordo com a NRDC uma pesquisa comunitária sobre o impacto da medida em trabalhadores, inquilinos e moradores de baixa renda definiu um conjunto de prioridades de “justiça energética” para enquadrar o lançamento oficial do processo de política de descarbonização da construção. Quase 70 outras cidades californianas, juntamente com outras grandes cidades americanas e europeias, implementaram códigos de construção semelhantes na tentativa de eliminar o uso de combustíveis fósseis em novas construções e grandes projetos de reforma.

Grenoble, França, a Capital Verde Europeia de 2022, pioneira em iniciativas de mitigação climática

Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora - Imagem 7 de 7
Grenoble, França. Imagem © skazarphoto via Shutterstock

Em 2022, a União Europeia nomeou a cidade de Grenoble, na França, a Capital Verde da UE. A cidade é a primeira autoridade local francesa a adotar um plano climático, com metas de reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 75% até 2026 em relação aos níveis de 2017, e de criar uma zona de baixa emissão. A cidade também tem uma estrutura para os desafios dos resíduos e um mapa de soluções locais de reuso para incentivar os moradores a reparar e reutilizar mais itens. Os funcionários da cidade também estão implementando sistemas de mobilidade “suave", como a rede de caronas da cidade, rodovias de bicicletas e uma escola municipal de educação sobre segurança de bicicleta. Os esforços estão focados em soluções climáticas participativas, envolvendo os cidadãos no processo e transformando Grenoble em uma cidade líder em pesquisa. Este ano, a cidade de Tallin, na Estônia, assumiu o título, em reconhecimento à sua abordagem sistêmica para a governança verde e objetivos estratégicos interligados que refletem os ideais do Acordo Verde Europeu.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Dia da Terra 2023: cidades abordam crise climática iniciativas comunitárias e engenharia inovadora" [Earth Day 2023: Cities Address Climate Challenges Through Legislation, Civic Initiatives, and Innovative Engineering Systems] 25 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999961/dia-da-terra-2023-cidades-abordam-crise-climatica-iniciativas-comunitarias-e-engenharia-inovadora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.