"La Casa sobre el Arroyo" é restaurada e transformada em museu na Argentina

Mar del Plata é uma referência obrigatória do movimento moderno argentino. Ao mesmo tempo, é cenário de muitos clássicos da arquitetura que foram vítimas de abandono durante anos.

Magalí Marazzo, diretora do Departamento de Obras e Urbanismo do município e integrante da Comissão de Monumentos Nacionais, encarregou-se da situação ao concluir o projeto de restauração de uma obra paradigmática da arquitetura do século XX: La Casa sobre el Arroyo.

A casa projetada pelo arquiteto argentino Amancio Williams a partir da encomenda de seu pai, o músico Alberto Williams, é uma prova construída da capacidade de estabelecer um vínculo entre a racionalidade moderna do ser humano com a natureza e sua topografia. Projetada e construída entre 1943 e 1946 em conjunto com a arquiteta Delfina Gálvez de Williams, a casa está localizada em um terreno composto por duas áreas naturais caracterizadas pelo córrego 'Las Chacras' que o atravessa.


Artigo Relacionado

La casa sobre el arroyo: Una restauración después de décadas de sobresaltos

"A casa em si será um museu", nos diz enquanto conta em detalhes cada um dos pontos de restauro: o assoalho de madeira, o sistema original de calefação, os ralos e até o espelho d'água do córrego que funcionaria por meio do sistema de bombeamento. Plantas e fotografias históricas estão penduradas lado a lado nas paredes onde a diretora trabalha.

O ato de inauguração aconteceu no 20 de abril, com a participação do Presidente Alberto Fernández e dos ministros Gabriel Katopodis (Obras Públicas), Tristán Bauer (Cultura) e do prefeito de Mar del Plata, Guillermo Montenegro.

“Funcionando como museu, será possível fazer uma visita guiada para conhecer toda a história da obra – e a história da restauração”, finaliza Magalí Marazzo, que assumirá também a direção do Museu.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. ""La Casa sobre el Arroyo" é restaurada e transformada em museu na Argentina" [La Casa sobre el Arroyo es restaurada y se inaugurará como museo el 20 de abril] 24 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999765/la-casa-sobre-el-arroyo-e-restaurada-e-transformada-em-museu-na-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.