Foster + Partners projeta terminal Vertiport em Dubai

O escritório Foster + Partners desenvolveu o projeto preliminar para um terminal Vertiport, localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Dubai. A proposta foi feita em colaboração com a Skysports Infrastructure, operadora líder da tecnologia Vertiport para mobilidade aérea avançada.

A Skyports Infrastructure e a Autoridade de Transporte e Rodovias de Dubai estão agora considerando quatro locais iniciais, sendo o DXB vertiport um deles (RTA). Os locais são previstos como parte de uma rede de infraestrutura elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) que ligará os lugares mais populosos e conhecidos de Dubai e oferecerá transporte de alta velocidade e emissão zero. A rede de Metrô de Dubai da RTA e o Aeroporto Internacional de Dubai são apenas dois centros de transporte existentes com os quais a rede da vertipot irá interagir. Até 2026, a RTA e a Skyports Infrastructure pretendem ter uma rede de vertiports pronta para uso em serviços de táxi aéreo.

Foster + Partners projeta terminal Vertiport em Dubai - Imagem 3 de 3
Vertiport Terminal, Dubai. Imagem Cortesia de Foster + Partners

Estamos muito satisfeitos por ter desenvolvido um conceito de vertiport para a emergente indústria AAM, que transformará a maneira como as pessoas viajam em Dubai. O conceitual vertiport se conecta com o Aeroporto Internacional de Dubai e o Metrô de Dubai, para oferecer viagens sustentáveis e contínuas pela cidade para passageiros internacionais e domésticos.
--David Summerfield, chefe de estúdio, Foster + Partners

Foster + Partners projeta terminal Vertiport em Dubai - Imagem 2 de 3
Vertiport Terminal, Dubai. Imagem Cortesia de Foster + Partners

Para decolagens e pousos mais fáceis, o design do terminal do Foster + Partners é construído em um deck elevado. O edifício circunda o aeroporto, conectando as salas de embarque e desembarque e proporcionando vistas impressionantes dos aviões e da cidade ao redor. A estrutura proposta é protegida da luz direta do sol. Na verdade, não superaquece devido ao telhado saliente e à inclinação da fachada. A fachada coincide com a da estação de metrô próxima e as bordas são suavizadas por uma vegetação exuberante. Por fim, os ambientes internos do projeto conceitual são planejados com materiais aconchegantes e naturais para criar uma atmosfera relaxante e terrosa.

Recentemente, Foster + Partners desenvolveu muitos projetos urbanos de grande escala, nomeadamente, o masterplan para a orla marítima de Larnaca, no Chipre, transformando a área numa área sustentável para os residentes da cidade, enquanto em Bilbao, Foster + Partners iniciou a fase de construção do The Bilbao Museu de Belas Artes remodelação e ampliação do projeto existente. No ano passado, o escritório foi vencedor do concurso para projetar o novo Aeroporto Internacional King Salman, em Riad, que se espera ser um dos maiores aeroportos do mundo.

Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Foster + Partners projeta terminal Vertiport em Dubai" [Foster + Partners Designs Vertiport Terminal in Dubai] 14 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999328/foster-plus-partners-projeta-terminal-vertiport-em-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.