Curitiba transforma aterro sanitário em usina solar

Uma usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, é o novo símbolo de Curitiba. Apelidada de pirâmide solar, devido ao seu formato, a usina com potência instalada de 4,55 megawatts (MW) foi inaugurada na última quarta-feira (29) no aniversário de 330 anos da cidade.

O projeto integra o Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas por meio da produção de energia renovável. O município conseguirá reduzir a emissão de duas mil toneladas de CO2 na atmosfera, colaborando assim para o cumprimento das metas da cidade de redução dos gases do efeito estufa.

A solução também resulta em economia aos cofres públicos. Isso porque a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da usina solar é injetada na rede de distribuição da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) e o valor é abatido da conta de energia do município.

A economia estimada mensalmente é de 30% sobre o valor da conta de energia dos prédios públicos do município, o que pode representar, por ano, R$ 2,650 milhões, que poderão ser revertidos em benefícios à população.

Inovação

Com quase 8,6 mil painéis, a Pirâmide Solar do Caximba é a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina.

“Trata-se de um projeto de alta complexidade, que exigiu bastante estudo técnico da equipe de engenharia, principalmente para superar os desafios de solo e terreno em um sistema fotovoltaico que nunca havia sido feito antes no país. Foram cerca de dois anos de desenvolvimento e análises para chegarmos num projeto seguro e eficiente”, comenta Marcelo Abuhamad, diretor comercial do Grupo Bonö Energia, empresa de engenharia e projetos de geração de energia solar.

Curitiba transforma aterro sanitário em usina solar - Imagem 2 de 3

Ainda segundo o especialista, a usina torna-se “referência de projeto sustentável e construção ambiental sobre aterro sanitário para demais prefeituras e empreendimentos privados de tratamento e disposição final de resíduos no Brasil.

Apoio internacional

Para sair do papel, a usina teve investimento de R$ 28 milhões, sendo fruto de diversas parcerias. O retorno do investimento é estimado em cerca de cinco anos. Selecionado pela rede de cidades C40 e contemplado com recursos do Cities Finance Facility (CFF) do C40 para elaboração, o projeto segue as regras de Geração Distribuída da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Também é uma colaboração do grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que apoia cidades no desenvolvimento de projetos para reduzir as emissões de gases e frear o aumento da temperatura global.

Curitiba transforma aterro sanitário em usina solar - Imagem 3 de 3

O programa é financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O projeto da pirâmide solar foi apresentado na abertura do Smart City Expo Curitiba 2023, maior evento de cidades inteligentes do país, realizado em março na capital paranaense.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "Curitiba transforma aterro sanitário em usina solar" 30 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999229/curitiba-transforma-aterro-sanitario-em-usina-solar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.