Fortaleza testa faixa que ilumina pedestre durante travessia

Fortaleza, capital do Ceará, acaba de implantar um modelo inteligente de iluminação para faixa de pedestre. Instalado na rotatória da Praça Portugal, ao meio do cruzamento de duas importantes vias da cidade, o sistema pode contribuir para a redução de acidentes de trânsito.

Composto por inteligência artificial, o sistema é capaz de identificar a presença humana a partir do movimento. Quando a iluminação dinâmica é ativada, feixes de luz pairam sobre quem caminha, do início ao fim da travessia na faixa de pedestre. A luz ajuda a visibilidade do motorista, sobretudo no local em que o sistema foi instalado: onde há a circulação de veículos em curva.

Independentemente de qual sentido o pedestre caminhe, o jogo de luzes funciona da mesma forma. Outros recursos incluem a capacidade de registrar o fluxo de pedestres e uma câmera acoplada irá monitorar como se dá a travessia, se, por exemplo, a população atravessa na faixa ou fora dela.

Técnicos da AMC avaliam o sistema, que está ainda em fase de projeto-piloto, em parceria com a empresa Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema – apelidado de SecurOS Soffit.

“Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, afirma Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Segundo a prefeitura, Fortaleza foi escolhida para receber o SecurOS Soffit por “se tornar referência nacional de segurança viária”. A gestão destaca que, em 2022, a capital registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida.

Fortaleza testa faixa que ilumina pedestre durante travessia - Imagem 2 de 2
O sistema é capaz de identificar a presença humana a partir do movimento. Foto: Daniel Calvet | Prefeitura de Fortaleza

A prefeitura também aponta outras políticas de mobilidade urbana implementadas nos últimos anos, como a readequação da velocidade para 50 km/h em ruas e avenidas com alta taxa de acidentalidade; travessias elevadas para pedestres, extensão de calçadas, praças vivas e áreas de trânsito calmo, com a moderação de vias com velocidade máxima de 30 km/h; faixas de retenção para motocicletas; além da ampliação da rede cicloviária e das faixas exclusivas de ônibus.

Via CicloVivo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Fortaleza testa faixa que ilumina pedestre durante travessia" 23 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998978/fortaleza-testa-faixa-que-ilumina-pedestre-durante-travessia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.