CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca

O escritório de arquitetura CHYBIK + KRISTOF venceu o concurso para a criação de um novo marco cultural que transformará e reativará o espaço público em Ústí nad Orlicí, na República Tcheca. Uma antiga fábrica têxtil será convertida em um centro cultural multifuncional aberto ao público. O edifício requalificado, localizada perto da praça principal da cidade, acrescentará à infraestrutura cultural existente.

CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 2 de 8CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 3 de 8CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 4 de 8CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 5 de 8CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Mais Imagens+ 3

Em 2009, a fábrica de tecidos Pearl encerrou suas atividades, deixando em bom estado de conservação alguns de seus edifícios. Entre eles, destacam-se o prédio principal de produção, projetado por Pavel Janak, um anexo de escritórios e um prédio de máquinas do século XIX. Este último será convertido em uma galeria de arte moderna, servindo ao público e contribuindo significativamente para a comunidade. Além disso, o projeto de requalificação como um todo fará da cidade o novo centro cultural da região, atraindo muitos visitantes europeus.

CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 6 de 8
Pearl Gallery Renders. Image Courtesy of CHYBIK + KRISTOF

O CHYBIK + KRISTOF valorizou a importância deste conjunto edificado que faz parte do patrimônio local. Considerando o significado simbólico da Fábrica Pearl, a chaminé servirá como recordação do passado industrial da região. Libertada de seu uso original, um letreiro reflexivo transforma a chaminé no ponto focal da galeria de arte Pearl, visível de todo o bairro. 

Em contraste com as superfícies expostas, marcadas pela pátina do tempo e que foram mantidas com sua aspereza natural, os novos elementos inseridos pelos arquitetos são de natureza polida e metálica. Para enfatizar o caráter industrial do local, elementos como azulejos e corrimãos foram mantidos originais. 

CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 3 de 8
Existing Conditions. Image Courtesy of Město Ústí nad Orlicí

A restauração e a ativação cultural de edifícios patrimoniais são projetos urbanos significativos, que rendem à comunidade um sentimento de orgulho por sua história. Este ano, a Fábrica de Gelo Kalba em Sharjah, renovada pelo 51-1 Arquitectos, foi reaberta para a Bienal de Sharjah. Em 2022, a Perkins + Will renovou o Building 12, construído em 1941, para criar um mercado e um espaço de encontro comunitário em São Francisco, EUA. Em Bilbao, a Foster + Partners planeja restaurar um edifício do século XX para receber o Museu de Belas Artes de Bilbao.

CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca - Imagem 4 de 8
Pearl Gallery Renders. Image Courtesy of CHYBIK + KRISTOF

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "CHYBIK + KRISTOF transforma antiga fábrica têxtil em galeria de arte na República Tcheca" [CHYBIK + KRISTOF Transforms Heritage Textile Factory Into Art Gallery in the Czech Republic] 03 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998719/chybik-plus-kristof-transforma-antiga-fabrica-textil-em-galeria-de-arte-na-republica-tcheca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.