Carlo Scarpa: o mestre da escultura e da luz

A luz natural é um dos elementos mais críticos na arquitetura. Embora imaterial e difícil de controlar, desempenha um papel crucial na definição de como o espaço é percebido em termos de escala, texturas, materialidade e atmosfera geral. A luz natural também afeta as emoções que as pessoas sentem em um espaço, seja por sua ausência ou abundância. Mas, assim como a luz impacta a arquitetura, a arquitetura também impacta a luz. Através do enquadramento de vistas, criando massas tridimensionais que lançam sombras marcantes, ou esculpindo vazios que criam projeções de luz únicas, alguns arquitetos dominaram técnicas de projeto que integram perfeitamente luz e volumetria — e talvez um dos melhores nisso tenha sido o arquiteto veneziano Carlo Scarpa.

Carlo Scarpa: o mestre da escultura e da luz - Imagem 7 de 7
Cemitério Brion Vega. Imagem © Mili Sánchez Azcona

Carlo Scarpa foi um dos arquitetos mais misteriosos do século XX. Ele era mais conhecido por sua abordagem detalhada dos materiais e sua capacidade de reimaginar museus e outros espaços públicos de maneiras não tradicionais, muitas vezes afirmando que tinha pouco interesse em projetar os modernos edifícios de aço do pós-guerra que estavam sendo construídos durante seu apogeu profissional. Seus projetos eram colagens complexas de geometrias simples, muitas vezes derivadas de uma combinação de influências japonesas e venezianas. Seu apreço pelos detalhes e dedicação ao ofício o levaram a projetar até mesmo particularidades como suportes para escadas, mecanismos para pendurar quadros em seus museus e recortes nas paredes para permitir a quantidade certa de luz.

Carlo Scarpa: o mestre da escultura e da luz - Imagem 6 de 7
Cemitério Brion Vega. Imagem © Mili Sánchez Azcona

O Cemitério Brion Vega, localizado no norte da Itália, é um dos projetos mais expressivos de Scarpa e que talvez melhor ilustre seu manifesto de geometria e impacto da luz. Geometrias simples feitas de concreto contam a narrativa do casal que está enterrado ali (junto com Scarpa após sua morte em 1974) e como eles se reunirão na vida após a morte. Ao entrar no cemitério, os visitantes são recebidos pela vescia piscis, o famoso símbolo de dois anéis entrelaçados, um revestido de mosaico azul e outro de vermelho, que emoldura o gramado do túmulo. O hall de onde o símbolo é visto é escuro, enquanto a luz externa entra e ilumina os dois círculos. Um corredor de ligação, iluminado por frestas de luz, conduz os visitantes à capela quadrada do túmulo que, por outro lado, é inundada de luz natural. Caminhar por esses espaços de conexão oferece vistas estreitas e emolduradas da parte mais brilhante e iluminada do local, as criptas da família Brion.

Carlo Scarpa: o mestre da escultura e da luz - Imagem 4 de 7
Museu Castelvecchio. Imagem © Flickr User Andreaosti

Outro projeto de Scarpa, o Museu Castelvecchio, é visto como uma de suas obras-primas. A reforma, que foi construída em várias fases ao longo de 20 anos, reinventou novas formas de exibir a coleção de arte medieval e renascentista da cidade. O projeto traz novas fontes de luz natural, destacando as vistas enquanto os visitantes se movem entre os espaços da galeria ou olham para fora para apreciar outras partes do museu. Scarpa também projetou cada peça sobre a qual os objetos artísticos seriam expostos, incluindo bases, cavaletes, hastes, molduras e pedestais. Os efeitos marcantes do espaço são destacados pelos detalhes diferenciados e pelo "pseudo-ecletismo" do desenho geral, ao mesmo tempo em que criam janelas únicas que forçam a luz natural a se deslocar sobre a obra de arte e a destacam de maneiras que provavelmente não seriam possíveis sem tal estratégia.

É impossível analisar minuciosamente como os projetos de Scarpa são verdadeiramente únicos. Sua atenção aos detalhes e capacidade de pensar em infinitas maneiras de contar a história de um espaço por meio de vários pontos de vista só é ofuscada por sua habilidade de transformar e distorcer a luz natural.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura, orgulhosamente apresentado por Vitrocsa as originais janelas minimalistas desde 1992.

Vitrocsa projetou os sistemas de janelas minimalistas originais, uma gama única de soluções dedicadas às janelas sem moldura com barreiras de linha de visão estreitas: Fabricadas de acordo com a renomada tradição Swiss Made há 30 anos, os sistemas da Vitrocsa “são produto de uma experiência incomparável e uma busca constante pela inovação, permitindo-nos ir ao encontro das mais ambiciosas visões arquitetônicas.”

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Carlo Scarpa: o mestre da escultura e da luz" [Carlo Scarpa: The Master of Sculpture and Light] 04 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998708/carlo-scarpa-o-mestre-da-escultura-e-da-luz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.