Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris

Em maio deste ano, o Centro Pompidou em Paris vai estrear a maior retrospectiva da obra de Norman Foster das últimas seis décadas. A exposição abrange cerca de 2.200 metros quadrados, explorando as várias fases da carreira do renomado arquiteto. Obras essenciais, incluindo a sede da Hong Kong and Shanghai Baking Corporation (Hong Kong, 1979–1986), o Carré d'Art (Nîmes, 1984–1993), o Aeroporto Internacional de Hong Kong (1992–1998) e o Apple Park (Cupertino, Estados Unidos, 2009-2017) estarão em exibição.

Foster + Partners, Norman Foster Foundation e Norman Foster estão trabalhando para desenvolver e executar a retrospectiva completa. Através das lentes dos sete temas escolhidos: Natureza e Urbanidade, Pele e Ossos, Cidade Vertical, História e Tradição, Planejamento e Localização, Redes e Mobilidade, e Futuro, a exposição se prepara para se tornar uma compilação completa do trabalho do arquiteto.

Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Imagem 2 de 6Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Imagem 3 de 6Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Imagem 4 de 6Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Imagem 5 de 6Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Mais Imagens+ 1

Esta exposição traça os temas de sustentabilidade e antecipação do futuro. O nascimento da prática na década de 1960 coincidiu com os primeiros sinais de consciência da fragilidade do planeta. Estas foram as sementes do que mais tarde seria chamado de Movimento Verde. Tais princípios podem agora ser dominantes, porém, há mais de meio século eles eram revolucionários e anteciparam a realidade de hoje. Ao longo das décadas, procuramos desafiar as convenções, reinventar os tipos de construção e demonstrar uma arquitetura de luz e leveza, inspirada na natureza, que pode ser alegre e ecológica.

Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners e presidente da Norman Foster Foundation

Recepcionando os visitantes na entrada da exposição, uma galeria de desenhos apresentará obras inéditas na França, compostas por cadernos com croquis e fotografias tiradas pelo arquiteto. A exposição apresenta peças de Fernand Léger, Constantin Brancusi, Umberto Boccioni e Ai Weiwei, maravilhas industriais como um planador e diversos carros antigos, que muitas vezes serviram de inspiração para o arquiteto. Os visitantes podem explorar 130 projetos significativos por meio de esboços, maquetes originais, dioramas, vídeos e outros meios.

Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris - Imagem 3 de 6
Ponte Millennium. Imagem Cortesia de The Norman Foster Foundation

A exposição Norman Foster está sendo organizada pelo Centro Pompidou, com a colaboração da Foster + Partners e da Norman Foster Foundation. A instituição, projetada por Renzo Piano e Richard Rogers, abriga o Museu Nacional de Arte Moderna e é conhecida por suas coleções de arte do século XXI. Na Bienal de 2022 da FRAC, a França expôs o trabalho de 55 mulheres, apresentando peças da coleção permanente do Centro Pompidou. Como fundação cultural, o Centro Pompidou costuma receber exposições com curadoria. Mais recentemente, o MAD Architects fez a curadoria da MAD X, apresentando dez dos projetos mais significativos do MAD até o momento. Uma das principais atrações culturais de Paris, o Centro Pompidou está programado para ser fechado completamente do final de 2023 até 2027, para reforma. Mostrando sinais de envelhecimento, especialmente no que diz respeito ao sistema de aquecimento e resfriamento, mau funcionamento de escadas rolantes e elevadores e as peças em amianto que devem ser removidas. Esta não é a primeira reforma do museu, na verdade, ele já ficou fechado anteriormente, em 1997, durante seu 20º aniversário, por alguns anos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Centro Pompidou estreia a maior retrospectiva da obra de Norman Foster em Paris" [The Centre Pompidou Debuts the Largest Retrospective of Norman Foster’s Work in Paris] 24 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998260/centro-pompidou-estreia-a-maior-retrospectiva-da-obra-de-norman-foster-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.