Projetado para durar: como criar edifícios para durar séculos

Alguns edifícios resistiram ao teste do tempo e depois de séculos ou mesmo milênios, eles permaneceram estruturalmente sólidos, reverenciados como espaços habitáveis da história e inovação humana. Alguns ainda estão em uso hoje, muitas vidas depois que seus projetistas originais morreram.

Esses edifícios, de propósito ou por acidente, foram projetados para durar. É um conceito cada vez mais relevante. A construção e operação de edifícios é responsável por uma quantidade preocupante de emissões de dióxido de carbono. O carbono incorporado que resulta da produção de materiais de construção e construção soma cerca de 11% de todas as emissões globais de carbono. De acordo com um novo livro sobre edifícios de vida longa, projetar edifícios para permanecer em pé por muito mais tempo – e sobreviver às várias voltas e reviravoltas que acompanham essa vida útil mais longa – é um novo imperativo para os arquitetos.

“Edifícios são um enorme investimento de energia, material, capital humano e dinheiro”, diz David Fannon, professor de arquitetura na Northeastern University e coautor de “The Architecture of Persistence: Designing for Future Use”. “Nós despejamos todos esses recursos para fazê-los. Parece que seria bom se essas coisas servissem ao seu propósito pelo maior tempo possível.”

O livro traça o perfil de edifícios ao longo da história que conseguiram permanecer em uso, mesmo quando as necessidades de seus usuários mudaram. Há o mercado de grãos que virou museu, os estábulos da igreja que viraram residências, até o estacionamento que um dia pode se tornar um espaço para humanos em vez de carros. Todas essas estruturas compartilham abordagens de design comuns que as tornam mais facilmente adaptáveis ao longo do tempo. Como o livro explica, existem três maneiras principais pelas quais os edifícios podem ser projetados desde o início para ter uma relevância tão duradoura: sendo projetados com materiais que os ajudem a permanecer fortes ao longo do tempo, sendo capazes de receber usos além de sua intenção original e sendo projetado com o futuro em mente.

Projetado para durar: como criar edifícios para durar séculos - Imagem 2 de 4
Salk Institute, de Louis Khan. Foto de Mathilda Janzon, via Unsplash

Projetado para durar

Construir para durar significa construir com os materiais certos da maneira certa.

A hipótese de trabalhoda pesquisa era que construir edifícios mais duráveis que pudessem ser reutilizados e durar muito tempo significaria muito mais material, melhor material, construção mais cara e com uso intensivo de energia. Mas o que se aprendeu na prática  com os prédios que foram estudados e com as pessoas que foram entrevistadas é que não é necessariamente verdade. Na verdade, tem mais a ver com o quão bem ou mal o edifício foi projetado do que com os próprios materiais.

Isso pode significar prestar atenção aos mínimos detalhes e garantir que os edifícios sejam mantidos adequadamente. Um edifício pode ter todos os materiais externos mais fortes e os pisos e paredes mais duráveis, mas se um selante em torno de suas janelas se desgastar em 20 anos, os vazamentos inevitáveis irão destruir lentamente o edifício através do mofo e da deterioração. A falha daquele componente de elevação reduz a vida útil de todo o edifício.

Um exemplo é o Arnold Print Works, originalmente construído na década de 1860 em North Adams, Massachusetts, agora sede do Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts, conhecido coloquialmente como MASS MoCA. Durante décadas, os prédios abrigaram um dos principais produtores de tecidos estampados do país antes de a empresa fechar na década de 1940. Em seguida, uma empresa de eletricidade comprou o local, fazendo extensas modificações nos interiores para converter a antiga fábrica têxtil em uma fábrica de eletrônicos.

Inicialmente alimentada pelas demandas da Segunda Guerra Mundial, a fábrica se transformou ao longo das décadas, produzindo posteriormente componentes elétricos para o mercado de eletrônicos de consumo até meados da década de 1980, quando a concorrência de operações de preços mais baixos no exterior fechou o negócio.

A essa altura, a região havia se afastado de suas raízes industriais. A comunidade artística estava prosperando, e os grandes salões, tetos altos e pisos de fábrica da instalação o tornavam um espaço ideal para exibir grandes obras de arte contemporânea. Liderado por diretores de museus e uma coleção de arquitetos renomados, o MASS MoCA foi inaugurado em 1999.

A instalação original da fábrica foi capaz de abrigar todos esses diferentes propósitos porque foi construída para ter exteriores fortes, quase livres de manutenção, luz natural bem distribuída e uma estrutura de madeira e ferro fundido que permaneceu forte por mais de 150 anos. .

Projetado para Mudar

A flexibilidade é a chave para tornar um edifício adaptável, mesmo quando os tempos, as tecnologias e a economia mudam.

Nesse exemplo temos o  prédio do Institulo Salk em La Jolla, projeto de Louis Khan em 1965.A propriedade à beira-mar tem um arranjo de edifícios em forma de dente de serra orientados em torno de uma fonte, que se alinha perfeitamente com o pôr do sol sobre o oceano em os equinócios de primavera e outono.

Projetado para durar: como criar edifícios para durar séculos - Imagem 3 de 4
Salk Institute, de Louis Khan. Foto de Sepehr Ehsani, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Menos fotogênico, mas talvez mais importante, é o design flexível da instalação. Seus espaços de laboratório foram projetados para expandir ou contrair com base no trabalho que está sendo feito lá. Reconhecendo as mudanças nas demandas da ciência, Salk projetou os laboratórios como espaços livres de colunas que poderiam ser flexionados conforme necessário.

Projetado para o Futuro

Em Salt Lake City, um tribunal dos EUA projetado por Thomas Phifer and Partners e inaugurado em 2014 tem um horizonte de longo prazo. Antecipando um futuro em que seriam necessários mais tribunais e gabinetes de juízes, o quinto andar do tribunal foi projetado com espessuras de piso, alturas de teto e estruturas de suporte capazes de acomodar esses espaços se e quando forem necessários.É um exemplo emergente de um edifício projetado com um futuro esperado em mente.

No livro Fannon chama esse conceito de de “arquitetura de uso futuro”. É uma mistura de projeto arquitetônico e planejamento de cenários, em que futuros possíveis são usados para orientar como um edifício toma forma, muitas vezes usando  a vizinhança como local.

Projetado para durar: como criar edifícios para durar séculos - Imagem 4 de 4
United States Courthouse, Salt Lake City. Foto © Scott Frances

Os edifícios também devem ser projetados para que não sejam muito definidos: Podemos fazer um edifício bem detalhado, que impeça a entrada de água, seja estruturalmente sólido e resista a terremotos. Mas se você não conseguirmos encaixar as necessidades modernas nele, se for um design estranho, se os espaços forem muito grandes ou muito pequenos, se eu não pudermos usar um roteador wi-fi nele porque as paredes estão bloqueando o sinal, o prédio pode ser demolido.

Realidade do Cenário

Projetar edifícios para futuros inesperados, porém, é uma mudança de ritmo para muitos arquitetos. Fannon diz que os arquitetos podem hesitar em projetar um edifício para um uso, apenas para ter sua finalidade completamente alterada no futuro, talvez sem a contribuição deles.

Mas, dada a escala do problema da mudança climática e a importância de reduzir as emissões de carbono imediatamente, Fannon diz que os arquitetos devem deixar seus egos de lado e considerar maneiras pelas quais seus projetos podem deixar um legado que pode sobreviver a gerações, muito tempo depois que eles se foram.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Projetado para durar: como criar edifícios para durar séculos" 07 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997873/projetado-para-durar-como-criar-edificios-para-durar-seculos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.