Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange

Toyohito Ikeda, governador de Takamatsu, no Japão, decretou a demolição do famoso Ginásio Kagawa, projetado por Kenzo Tange. Construída entre 1961 e 1964, a estrutura é um marco modernista do pós-guerra no Japão. A notícia desencadeou a criação de uma petição em um esforço para salvar o monumento.

Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 2 de 6Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 3 de 6Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 6 de 6Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 4 de 6Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Mais Imagens+ 1

Este edifício brutalista utiliza materiais modernos para fazer alusão ao tradicional barco de madeira japonês, enquanto suas curvas dramáticas são inspiradas na forma do corpo de um atleta. Um anel profundo de concreto assenta em seu núcleo, com quatro suportes maciços em todos os lados. No centro, o ginásio fica acima do nível de entrada, onde aconteceram os jogos olímpicos de handebol. Esta aglomeração urbana é um exemplo da hibridização do modernismo ocidental e da arquitetura tradicional japonesa. Tange tem outro ícone arquitetônico localizado em Tóquio, o Ginásio Nacional Yoyogi, construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1964, que tinha o maior vão de cobertura suspenso do mundo quando foi concluído.

Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 2 de 6
Dentro da entrada do Kagawa Gymnasium após seu fechamento, 2016. Imagem Cortesia de World Monument Fund - Fotos de Noriyuki Kawanishi

Em 2014, os riscos de demolição foram levantados pela primeira vez após um vazamento no telhado causar problemas estruturais nas placas do forro, levando ao fechamento do local. Em 2021, o edifício fez parte de um conselho promocional que tentou reivindicá-lo como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Além disso, o World Monuments Fund colaborou com os Arquivos Nacionais de Arquitetura Moderna do Japão e organizou uma exposição em Tóquio durante os Jogos Olímpicos de 2020. A exposição, intitulada Tange Kenzo 1938-1970, do período pré-guerra aos Jogos Olímpicos e à Exposição Mundial, apresentou a obra do arquiteto e o Ginásio como um marco amado.

Mais recentemente, foi anunciada a construção de um ginásio próximo pelo escritório SANAA, o que ameaçou ainda mais a utilidade do edifício. O governo local tentou atrair licitantes para adquiri-lo ou ajudar a reformá-lo, mas não recebeu nenhum. Sem comprador, o ginásio foi programado para demolição.

Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 6 de 6
Vista do pavilhão desportivo e da cobertura do Ginásio Kagawa. Cortesia da imagem do World Monument Fund - Fotos de Noriyuki Kawanishi

Apesar dos esforços de muitas instituições e grupos de preservação diferentes, o destino deste cobiçado monumento foi decidido. Críticos de arquitetura criticam a decisão do governo, que ignora a importância do ambiente construído para as atividades cotidianas dos habitantes da cidade. A petição para a campanha de preservação pode ser assinada aqui.

Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange - Imagem 5 de 6
Vista sudoeste do Ginásio Kagawa. Imagem © [TETSU Snowdrop] / Shutterstock

A notícia gerou uma conversa mais ampla sobre a importância do patrimônio arquitetônico e da preservação no Japão como um todo. Em 2022, foi anunciada a demolição da icônica Nakagin Capsule Tower, outro exemplar que define o brutalismo pós-guerra japonês. O Complexo, projetado por Louis Khan em 1971 na Índia, também foi recentemente anunciado para demolição. Todos os três projetos compartilham um vaivém entre a preservação arquitetônica e a decisão final de seus respectivos municípios para derrubá-los.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Autoridades aprovam demolição do Ginásio Nacional Kagawa no Japão, projetado por Kenzo Tange" [Kenzo Tange’s famous Kagawa National Gymnasium in Japan Set to be Demolished] 02 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997018/autoridades-aprovam-demolicao-do-ginasio-nacional-kagawa-no-japao-projetado-por-kenzo-tange> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.