Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023

O projeto Down to Earth de Francelle Cane e Marija Marić foi escolhido por unanimidade para ocupar o Pavilhão de Luxemburgo para a 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza. O júri elogiou a análise detalhada do território nacional e dos seus habitantes, dando ao projeto uma inflexão universal. A equipe vencedora é composta por duas curadoras, Francelle Cane e Marija Marić, apoiadas por um Conselho Consultivo e uma equipe de colaboradores nas áreas de cenografia, produção de conteúdo e mídia. A equipe também contará com uma rede de parceiros nacionais e internacionais.

Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 8Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 8Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 8Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 8Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 3

A imaginação desenfreada do crescimento extrativo literalmente transcendeu os limites da Terra. Essa mudança da mineração da Terra esgotada para seus bastidores “invisíveis” – corpos celestes, planetas e, finalmente, a própria Lua – exige uma reflexão urgente sobre o impacto que essa mudança terá em nossa compreensão da Terra, recursos e bens comuns, tanto em solo e além. Descrito como "a estrela em ascensão da indústria espacial" e "pioneiro na exploração e utilização dos recursos espaciais", Luxemburgo, cuja economia já foi baseada na mineração de ferro e na produção de aço, surge como um importante ponto de partida para este debate. — Extrato do projeto "Down to Earth" de Francelle Cane e Marija Marić.

Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 8
Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2021. Imagem © LUCA

O projeto vencedor aborda grandes questões contemporâneas: a questão da propriedade da terra, a gestão do espaço e dos recursos e o retorno ao corpo e ao sensível. Visa tornar visível um assunto que permanece oculto, levantando a questão dos recursos do solo terrestre em diferentes escalas. Acima de tudo, põe em perspectiva o mundo futuro que estamos construindo, empurrando-o para além da Terra e dos limites dos espaços explorados pelo homem.

Ambas as curadoras são arquitetas e pesquisadoras associadas à Universidade de Luxemburgo. Francelle Cane foi curadora e cenógrafa de inúmeras exposições, incluindo a exposição Enter the Modern Landscape, pela qual recebeu o prêmio International WERNAERS Fund for Research e o prêmio Diffusion of Knowledge (FNRS), Bruxelas. Atualmente desenvolve seu doutorado sobre o tema Depois da Ruína. Sobre Propriedade e Negociação Territorial. Marija Marić está trabalhando como pesquisadora associada de pós-doutorado no Programa de Mestrado em Arquitetura da Universidade de Luxemburgo. Em 2020, obteve seu doutorado no Institute for the History and Theory of Architecture, ETH Zurich, com sua tese examinando o papel dos estrategistas de comunicação na mediação, design e globalização do espaço urbano.

Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 7 de 8
Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2021. Imagem © LUCA

O Ministério da Cultura de Luxemburgo, Comissário do Pavilhão de Luxemburgo, nomeou o Kultur|lx—Conselho de Artes de Luxemburgo para supervisionar a seleção do laureado e produzir a exposição, em cooperação com o LUCA—Luxembourg Centre for Architecture.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Francelle Cane e Marija Marić serão as curadoras do Pavilhão de Luxemburgo na Bienal de Veneza 2023" [Francelle Cane and Marija Marić Selected as Curator of the Luxembourg Pavilion at the 2023 Venice Biennale] 27 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996732/francelle-cane-e-marija-maric-serao-as-curadoras-do-pavilhao-de-luxemburgo-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.