Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante

Ao fazermos um balanço e analisarmos o ano de 2022 através dos artigos mais visitados em nossa seção de Materials, fica claro que questões relacionadas ao interior ressoaram fortemente entre nossos leitores. Enquanto a humanidade gasta mais tempo em ambientes internos, tanto nos físicos quanto agora nos virtuais, como o Metaverso, as formas e funções que definem esses espaços internos adquiriram maior importância e valor. Experimentar com espaços fluidos, flexíveis e versáteis é uma tendência que testemunhamos há alguns anos, impulsionada principalmente pelos impactos das quarentenas ainda presentes em nossa memória. O caos e a incerteza que experimentamos nos fizeram entender a importância dos edifícios com consciência espacial e sensibilidade - aqueles capazes de antecipar e assumir a responsabilidade pelos efeitos que têm em seus habitantes. Fatores como orientação, dimensões e distribuição das salas, o uso de luz e ventilação naturais e a estética geral do espaço são essenciais. Os avanços tecnológicos adotaram o centro do palco e interromperam o design de interiores tradicional, dando origem a abordagens novas e inovadoras à eficiência e circularidade doméstica.

Através de três abordagens diferentes - operações, estética e energia -, abaixo, fornecemos uma previsão de como achamos que os espaços internos evoluirão de 2023 em diante.

Espaço e operação: pequenos gestos para uma vida melhor

Prevendo um futuro sustentável e inteligente, as tendências atuais vem acompanhando os designs de 'layouts flexíveis' através da criação de espaços personalizáveis e mutáveis, que respondem ao desafio de maximizar e aprimorar o uso dos espaços. Permitir a conexão entre áreas tradicionalmente separadas e brincar com vários espaços em um permite layouts dinâmicos que aplicam estratégias centradas no usuário.

De arranjos diários a reaproveitar e atualizar edifícios existentes, gestos simples e de alto impacto adaptam espaços à vida e não o contrário

Complementando essas operações arquitetônicas, a organização de elementos dentro de um espaço é essencial para determinar o fluxo de movimento, onde móveis integrados ou soltos são aliados no design de edifícios bem pensados.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 3 de 18
© Ruy Teixeira
Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 4 de 18
Redfern Warehouse / Ian Moore Architects. Image © Rory Gardiner

De acordo com a ONU, remodelar como os moradores urbanos vivem através da digitalização do design “abrange várias inovações tecnológicas inteligentes que permitem a computação onipresente (tornando a tecnologia mais perfeitamente integrada em nossas vidas, disponível sempre e onde for necessário), coleta de big data, aprendizado de máquina e tomadas de decisões autônomas”. Tudo isso se traduz em sistemas futuristas, como robótica, técnicas visuais, inteligência artificial e processos automatizados, com a capacidade de melhorar várias facetas do bem-estar da sociedade.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 5 de 18
© Interior AI

E como as ferramentas virtuais podem influenciar nossos espaços cotidianos em um futuro próximo? Já está acontecendo: os avanços tecnológicos vinculados a projeções holográficas estão possibilitando alterar a experiência espacial de qualquer ambiente, criando cenários mutáveis que podem ser personalizados para diferentes fins, situações e usuários. Ao integrar a inteligência artificial ao design arquitetônico, as imagens dão um passo adiante, ajudando os usuários a inspirar e visualizar possíveis intervenções em um espaço real. A automação residencial, por sua vez, permite o uso eficiente de recursos de iluminação para modificar virtualmente os espaços, fazendo com que os quartos menores pareçam maiores e mais abertos, por exemplo.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 7 de 18
Light Matters: Seeing the Light with James Turrell. Image Courtesy of James Turrel, Rendering: Andreas Tjdleflaat

A assimilação dessas ferramentas na arquitetura nos faz imaginar um futuro no qual a digitalização permite que o design se adapte a circunstâncias dinâmicas e em constante mudança. Assim, promove a coesão da arquitetura com tendências de vida em andamento, como apoiar a vida remota através de layouts flexíveis com funções mutáveis ao longo do dia e projetar espaços transformadores capazes de evoluir (e crescer com o tempo) sem se tornar obsoleto.

Espaço e estética: o retorno modernizado da rusticidade

Emergindo de anos de mudanças sem precedentes, ditamos como queremos que nossos espaços de convivência pareçam: funcionais, atraentes, calmos, com uma forte identidade e em harmonia com o exterior. Refletindo sobre as tendências estéticas que ganharam terreno em 2022, testemunhamos uma apreciação renovada por uma "rusticidade modernizada" e tudo o que isso implica: tradição, o local, a riqueza de materiais, luzes, vistas e tudo o que nos faz sentir bem e conectado ao nosso ambiente.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 11 de 18
DressingForFun Renewal / NTYPE. Image © Xiaozhi

Interiores sem alma, excessivamente minimalistas, não são mais desejáveis; Como Nikos Salingaros escreveu: "Somos repelidos por ambientes que não nos fornecem significado, por falta de informação visual ou porque as presentes são não estruturadas". Em vez disso, encontramos valor em texturas, cores e ornamentos, inclinando-se para espaços personalizados guiados pela vivacidade, naturalidade e calor. Da digitalização à robótica, as novas tecnologias permitem que os arquitetos projetem com significado ao atender às demandas modernas.

Os materiais orgânicos tradicionais foram atualizados de maneiras que otimizam o desempenho e a sustentabilidade sem perder sua robustez, beleza natural e qualidades biofílicas intrínsecas.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 12 de 18
Misci Store / Babbie Arquitetura e Interiores + Airon Martin. Image © André Klotz

2022 viu alguns exemplos notáveis: o uso de madeira laminada cruzada em um edifício alto e o desenvolvimento inovador de bambu estrutural engenheirado. A rusticidade também foi adotada pela redescoberta da beleza do ciclo de vida natural dos materiais, seja o cobre oxidado, a pedra intemperizada, a madeira não tratada ou até os materiais de alta tecnologia que mudam sua aparência como resposta a estímulos externos, como o concreto que se autoregenera ou vidros termocrômicos.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 13 de 18
3D-printed soil structures that can grow plants. Image Courtesy of E. Baharlou

Então, com esse histórico promissor, o que o futuro reserva para a estética? Os interiores serão transformáveis, modulares, mais inteligentes e (literalmente) mais verdes, mesclando a natureza com a tecnologia e consumindo recursos com eficiência. As ferramentas de VR e AR criarão experiências cada vez mais imersivas, o design biofílico evoluirá para superfícies vivas que cultivam plantas ou fungos, e os materiais programáveis serão modificados por algoritmos de computador para atender às necessidades dos usuários. Juntamente com a inteligência artificial, a revolução dos dados governará todos os aspectos do design, transformando a maneira como os arquitetos funcionam, ajudando-os a identificar e medir tendências e preferências do consumidor para criar soluções de design mais personalizadas.

Se imaginarmos um mundo onde essas visões tomam forma, o conceito de estética pode até se tornar obsoleto, pois a natureza e a tecnologia definirão como os espaços se parecerão, serão sentidos e as emoções que eles evocam.

Espaço e energia: alimentando a vida cotidiana com eficiência

Observar edifícios e seus interiores, pois os organismos vivos não são exatamente novos. Atualmente, no entanto, a circularidade adiciona uma camada de complexidade e consistência a esse conceito. Com um metabolismo urbano circular, os recursos são conservados e os resíduos são minimizados pela reutilização de materiais e energia, reduzindo a extração e o desperdício. Os espaços internos devem usar com eficiência a energia necessária para funcionar, além de cuidar do que é desperdiçado.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 15 de 18
Moisture-Absorbing Mortar from Construction Waste. Image Courtesy of Loop Disseny

Ao contrário do passado, a energia pode ser gerada descentralizadamente - através do sol, vento, terra e água - e não requer mais, necessariamente, grandes usinas de energia ou infraestrutura pública. Há um movimento de casas auto-alimentadas ou mesmo edifícios fora da rede que funcionam como seus próprios ecossistemas, lidando com todas as suas próprias necessidades.

Embora tecnologias como a energia das ondas ainda não sejam muito acessíveis, algumas opções estão se tornando mais possíveis. Isso inclui turbinas eólicas em pequena escala, sistemas fotovoltaicos ou aproveitar a temperatura no centro da terra para aquecer e gerar eletricidade.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 16 de 18
Østerild Visitors and Operation Center / Cubo Arkitekter. Image © Martin Schubert

Mas tão importante quanto gerar energia é utilizá-la da maneira mais eficiente e inteligente. O metabolismo de um edifício pode ser otimizado de várias maneiras; Usando sistemas e aparelhos de baixa energia, com materiais e design de envelope apropriados, infraestrutura verde e aproveitando os recursos que recebemos gratuitamente, como iluminação e ventilação naturais. No total, isso reduz o consumo de energia dos edifícios e melhora a qualidade do seu ar interno.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 17 de 18
© David Wakely

Nos próximos anos, espera-se que as cidades e espaços internos se preparem para os grandes desafios do futuro: mudanças sociais e a crise climática. A circularidade aplicada em todas as esferas - do ambiente doméstico às diretrizes urbanas - é um conceito-chave para um futuro mais encorajador. Se iluminação inteligente ou assistentes digitais como a Alexa já não nos surpreendem, em um futuro próximo, devemos ter acesso à integração de robótica e automação. As tecnologias de automação residencial, juntamente com a aplicação da IoT (Internet das Coisas), devem ser facilitadores de uma economia circular, promovendo um melhor uso de recursos e reduzindo o impacto ambiental. Além disso, espera-se que a robótica e a automação sejam incorporadas em nossas rotinas, não apenas revolucionando a maneira como vivemos, mas também como interagimos com o meio ambiente. Juntamente com essa enxurrada de tecnologia, também estamos vendo o quanto sentimos falta da natureza, e a tendência do design biofílico certamente continuará (e fortalecerá) olhando para o futuro.

Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante - Imagem 18 de 18
Bollbacken Cottage / Söderberg Söderberg. Image © Mikael Olsson

Embora seja muito cedo para entender quais serão os limites da inteligência artificial, a robótica e outras novas tecnologias, o campo está avançando rapidamente e evoluindo com novas inovações que vêm aparecendo todos os dias. Será intrigante observar como esses desenvolvimentos se desenrolarão nos próximos anos, mas até então, uma coisa é certa: estudar, apreciar e refletir sobre o mundo natural sempre será uma jogada perspicaz e inteligente. Nosso futuro ainda não pode ser escrito com absoluta certeza, mas podemos esperar que três palavras estejam presentes: natureza, tecnologia e bem-estar.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. "Arquiteturas à prova de futuro: como os interiores devem evoluir de 2023 em diante" [Future-Proofing Design: How Interiors Will Evolve in 2023 and Beyond] 29 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994893/arquiteturas-a-prova-de-futuro-como-os-interiores-devem-evoluir-de-2023-em-diante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.