Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022

O ano de 2022 presenciou um aumento nas buscas por temas como saúde e bem-estar. Dois anos após o início da pandemia de Covid-19, a indústria da arquitetura está mais informada sobre práticas de construção saudáveis ​​e equipada para impulsionar soluções impactantes. O Dia Mundial da Arquitetura 2022 focou na “Arquitetura para o Bem-Estar”, em paralelo com a designação de 2022 como Ano do Design para a Saúde em edifícios e cidades pela UIA (União Internacional de Arquitetos). À medida que um novo ano começa, o ArchDaily explora os "espaços saudáveis" como uma tendência, juntamente com ideias que persistirão no futuro.

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 2 de 6Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 3 de 6Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 4 de 6Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 5 de 6Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Mais Imagens+ 1

Passamos cerca de 90% do nosso tempo dentro dos espaços. Em 2022, o torpor do lockdown ainda impulsiona o estilo de vida da maioria das pessoas. A pandemia serviu como um ponto de virada na compreensão da indústria da arquitetura sobre saúde e bem-estar. Ideias e experimentações ao longo dos dois anos seguintes permitiram que os arquitetos implementassem melhor a ciência do bem-estar por meio de estratégias de projeto. Com o aumento da consciência do impacto que os ambientes construídos têm sobre nós, há um interesse crescente em compreender os efeitos universais dos edifícios na saúde corporal.

A Organização Mundial de Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Ao projetar espaços com foco em seu impacto na saúde, a arquitetura voltada para o bem-estar é capaz de oferecer edifícios que abraçam essa definição multidimensional. O design de bem-estar pode ser um termo relativamente novo, mas o princípio empresta ideias de técnicas históricas.

As paisagens urbanas da Grécia antiga eram uma combinação harmoniosa de templos, clínicas, casas para problemas do sono e teatros de alívio cultural, espiritual e físico. Os romanos reconheceram a importância da luz, vento, água e sua relação com as edificações para promover uma vida saudável. No Oriente, as tradições arquitetônicas chinesas e indianas concentravam-se em práticas de bem-estar, como feng shui e vastu, respectivamente.

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 2 de 6
Rain of Light / Yuan Architects. Imagem © Max Lee

A Organização Mundial da Saúde pediu para tornar a saúde mental e o bem-estar para todos uma prioridade global. Projetar para saúde e bem-estar é uma atividade que pode ser vista desde diferentes perspectivas, como fatores ambientais, intelectuais, espirituais e físicos. Dentro do impulso maior em direção a uma arquitetura mais saudável, um conjunto de microtendências ajuda a acelerá-la:

Arquitetura Biofílica

A resposta biofílica à madeira: seria possível promover o bem-estar dos ocupantes do edifício?

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 5 de 6
Ts'kw'aylaxw Cultural and Community Health Centre, Lillooet, BC / Unison Architecture. Imagem © Ema Peter Photography

A arquitetura sustentável visa criar edifícios mais saudáveis não apenas para o ambiente ao seu redor, mas também para seus habitantes. O design biofílico foi estabelecido a partir do entendimento de que a mente e o corpo se desenvolvem dentro de um “mundo sensorialmente rico”. Ele utiliza a cura da natureza para aliviar o estresse, melhorar a qualidade do ar e apoiar a função cognitiva. Fundamentalmente, o princípio enfatiza a conexão entre ambientes internos e os usuários com a natureza. Com todas as tendências de design em curso que se consolidaram como resultado, a demanda se concentrou em materiais orgânicos que emulam ambientes externos.

Arquitetura Salutogênica

O que é arquitetura salutogênica?

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 6 de 6
New Lady Cilento Children's Hospital / Lyons + Conrad Gargett. Imagem © Dianna Snape

Aaron Antonovsky, professor, pesquisador e médico sociólogo, identificou o impacto do estresse como a principal causa de deterioração da saúde física. Seu conceito de 'salutogênese' levanta a hipótese de por que algumas pessoas sob estresse adoecem enquanto outras permanecem saudáveis. O modelo de projeto oferece táticas para melhorar o senso de compreensão, capacidade de gerenciamento e senso de significado do espaço. Esses fatores demonstraram melhorar o bem-estar mental e físico dos usuários em um edifício. Embora o design salutogênico possa ser aplicado a qualquer estrutura, é mais vantajoso para instalações de saúde onde o ambiente construído influencia na recuperação do paciente e fomenta um processo de cura natural.

Projeto Luminotécnico

Por que a iluminação elétrica circadiana é importante

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 4 de 6
LF USA Womens Apparel Group / Spacesmith. Imagem © DFB Sales

Por milhares de anos, os humanos só conheciam a luz do dia, o fogo e a escuridão da noite. Agora passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes internos, não conseguindo o equilíbrio adequado entre dias claros e noites escuras. Os seres vivos estão biologicamente ligados à luz - ela é o principal estímulo para a manutenção do ritmo circadiano. Como vivemos a maior parte de nossas vidas em ambientes fechados, somos bombardeados durante o dia e a noite com luzes intensas, interrompendo nossos ritmos circadianos naturais. Ao otimizar os níveis de iluminação e a acessibilidade no design espacial, o equilíbrio natural pode ser promovido para beneficiar a produtividade e os ciclos de sono.

Materiais

Quais materiais podem promover a saúde na arquitetura de interiores?

Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022 - Imagem 3 de 6
House in a Flat / nitton architects. Imagem © Sweng Lee

Ambientes internos e superfícies de materiais tendem a hospedar fungos, mofo ou contaminantes do tipo molecular, como alérgenos que podem vir de roedores e animais de estimação. Outros perigos ocultos incluem CO2 e Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) que se originam em materiais de construção, móveis domésticos ou produtos de limpeza. Todos esses poluentes podem ser prejudiciais à saúde física e mental, ainda mais se forem acumulados. A maneira mais eficaz de mitigar a propagação de poluentes internos é escolher materiais de construção modernos, não tóxicos e sustentáveis, criados propositadamente para uma construção e uso seguro em casa - promovendo, assim, a saúde física, mental e ambiental.

Para serem capazes de melhorar completamente a saúde e o bem-estar humano em ambientes fechados, os edifícios devem ser projetados com uma abordagem diferente. Ao otimizar parâmetros como luz, materiais, ventilação e espaços verdes, a arquitetura pode apoiar a saúde mental e física de forma holística. O futuro será de avanços na área do design da saúde e bem-estar, colocando os arquitetos na vanguarda do bem-estar coletivo.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily.

Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Espaços saudáveis: a ascensão da arquitetura para o bem-estar em 2022" [Healthy Spaces: The Rise of Wellness Design in 2022] 22 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994446/espacos-saudaveis-a-ascensao-da-arquitetura-para-o-bem-estar-em-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.