A arquitetura pode salvar a terceira dimensão?

Este artigo foi publicado originalmente em Common Edge.

Em Childhood’s End, clássico livro de ficção científica de Arthur C. Clarke de meados do século XX, um personagem questiona se os habitantes achatados que experimentam a tremenda força gravitacional de um planeta distante estão cientes da terceira dimensão. Nos últimos anos, essa hipótese encontrou paralelos em nosso crescente universo digital, onde somos continuamente atraídos para nossas telas planas para confirmar nossa relevância, nos conectar com pessoas que pensam como nós ou criar perfis de namoro. Com lapsos de atenção cativados pelo infinito conteúdo digital, andar na rua tornou-se uma dança delicada de impedir que as pessoas olhem inadvertidamente para seus telefones - aqueles que, lembrando a famosa pergunta de Ada Louise Huxtable, "Chutaram um edifício ultimamente?".

À medida que mais informações são carregadas digitalmente, nossa existência será definida pelo o que encontramos no mundo virtual? Parece que a indústria de tecnologia quer assim, começando com a terrível e distópica iniciativa do Metaverso de Mark Zuckerberg. Se for bem-sucedida, a satisfação de nossos desejos exigirá que coloquemos um fone de ouvido. O Metaverso, e outras plataformas, alimentarão nossos vícios, encorajando-nos a manipular nossos perfis e buscar validação. O desenvolvimento independente de um conjunto rico e coerente de valores perderá para o complicado jogo final político e social que ocorre diariamente no cenário digital.

Há muito em jogo aqui para os arquitetos. Nosso papel é projetar lugares que sejam significativos, ricos em engajamento e instigantes. Idealmente, nós os criamos para aprimorar a experiência humana, diminuir nosso impacto no meio ambiente e transcender a realidade cotidiana em algo sublime. Isso não é fácil, considerando todas as diretrizes que devemos considerar. O sucesso requer uma abordagem disciplinada apoiada por pesquisa e escuta cuidadosa das partes interessadas de um projeto. Perceber e criticar um espaço é em grande parte um exercício visual; tato, paladar, audição e olfato desempenham um papel muito menor na consciência espacial. Para quebrar a amarra ocular de nossas telas, os edifícios deveriam despertar nossos outros sentidos? Uma exposição de arte atual na Universidade da Pensilvânia por Sissel Tolaas defende uma experiência olfativa. Ou a música congelada à qual Goethe comparou a arquitetura deveria descongelar e nos fazer uma serenata?

A arquitetura pode salvar a terceira dimensão? - Imagem 4 de 4
Sissel Tolass. Imagem © The Institute of Contemporary Art at the University of Pennsylvania

Conforme representado no filme subversivo de Amie Siegel, The Architects, atualmente em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York, muitos escritórios de arquitetura se tornaram fileiras de computadores com arquitetos interagindo silenciosamente com suas telas, transformando realidades virtuais em formas tridimensionais. Um marco típico nesse processo é produzir o material de apoio de um projeto - renderizações e vídeos - para retratar visões maravilhosamente conjuradas. Essas são necessidades de marketing, e meu escritório as usa tanto quanto qualquer outra pessoa, mas quase toda vez que visito um prédio ou espaço urbano depois de vê-lo em uma imagem fotorrealista, há uma sensação de decepção, uma diminuição da minha experiência ao me envolver com ele, procurando a magia indescritível que o elevou em sua forma pré-construída aperfeiçoada.

Muitos arquitetos têm optado por abdicar da responsabilidade, entregando os seus projetos a escritórios que sabem construir um edifício e estão dispostos a assumir os riscos inerentes. Um possível futuro e uma iteração bastante sombria desse processo farão com que alguns de nós decidam pular totalmente a construção e fazer upload de nossos projetos para serem experimentados na nuvem. Isso não apenas enfatizaria o sensacionalismo sobre a concorrência, mas experiências de espaço virtual cuidadosamente selecionadas se tornariam a norma enquanto permanecemos completamente separados uns dos outros.

A arquitetura pode salvar a terceira dimensão? - Imagem 2 de 4
Cortesia de David Briggs

As memórias influenciam nossas percepções e, quando experimentamos um novo espaço social, nossas reações são extraídas de nossos preconceitos, curiosidade inata e vontade de entender. Com a era digital e a ascensão das mídias sociais, essas reações são constantemente ajustadas por crowdsourcing e algoritmos incorporados, iniciando o lento e inexorável processo de deslocamento da experiência direta. Há, é claro, um benefício para a mídia social. Os vídeos compartilhados dos assassinatos de George Floyd, Ahmaud Arbery e inúmeros outros lançaram um holofote necessário sobre o racismo. Mas quando se trata de interação humana online, onde traçamos a linha entre documentação e pensamento de grupo? Meu medo é que a necessidade desesperada de conexão e afirmação digital se torne tão forte que nosso mundo real se torne pouco mais que uma vila Potemkin que serve de pano de fundo para uma virtual. As gerações futuras estarão cientes da riqueza do nosso mundo real? Ou elas se conectarão à realidade semelhante à Matrix de Zuckerberg e começarão a trabalhar?

Para o bem ou para o mal, o limite do mundo digital foi cruzado. É fácil e completamente justificável ficar irritado com a pessoa que bloqueia a entrada do metrô, digitando freneticamente uma mensagem de texto - isso é ignorância do entorno. Uma preocupação mais imediata é a manifestação de nosso crescente isolamento mútuo, como quando vemos um casal sentado em um café olhando para seus telefones ou somos ignorados por um vendedor atualizando suas redes sociais. Se os edifícios se tornam experiências secundárias para seus usuários enquanto eles clamam para se conectar digitalmente, então, qual é o objetivo da arquitetura?

A arquitetura pode salvar a terceira dimensão? - Imagem 3 de 4
Cortesia de Felix Morelo

Os arquitetos absorvem ativamente as influências ao projetar e fazer escolhas e devemos usar nossas habilidades para aumentar o envolvimento do público. Os resultados, como a arte, têm suas interpretações sempre mudando pelas comunidades que servem. As pessoas deveriam querer saber mais sobre os prédios pelos quais passam e os parques públicos em que entram. Atender às enormes carteiras e déficits de gosto dos bilionários não ajudará. Nossos projetos devem ser flexíveis e prazerosos, exigindo nossa atenção enquanto despertam sistemas sensoriais adormecidos. Como o cara no Washington Square Park que desenha círculos comunitários no chão, nossos projetos podem reunir visitantes em anéis concêntricos de conexão social? Talvez existam áreas que desligam os sinais de celular e permitem o acesso a redes hiperlocalizadas que mapeiam a história de um lugar, impacto ambiental, conquistas de design, desempenho energético, iniciativas de equidade e muito mais. Ao ser intencional em nosso desejo de criar algo finito, mas real, os arquitetos podem alimentar um crescente atlas de consciência que ilumina a alma de uma comunidade.

Os arquitetos enfrentam muitos desafios em suas práticas: como criamos moradias mais acessíveis? Que passos são necessários para mitigar o impacto das mudanças climáticas? As respostas são ilusórias, mas não somos arquitetos melhores quando começamos a pesquisar e projetar coisas que não entendemos completamente? Nosso sucesso é medido pelo que acaba sendo construído, e devemos encarar a influência do mundo digital em nosso trabalho como um novo desafio. Podemos salvar a terceira dimensão, não projetando melhores bolsas de armazenamento para celulares, mas reconhecendo que nosso papel é usar nossas habilidades para promover conexões sociais melhores e mais saudáveis nos mundos físicos que criamos. Caso contrário, se seguirmos o caminho traçado pelos deuses da tecnologia, o mundo virtual nos ultrapassará e começará a diminuir nosso papel como criadores, pensadores e inovadores de uma realidade nova e melhor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Briggs , David . "A arquitetura pode salvar a terceira dimensão?" [Can Architecture Save the Third Dimension?] 21 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994096/a-arquitetura-pode-salvar-a-terceira-dimensao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.