Argentina na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: "O futuro da água" de Diego Arraigada

Na terça-feira 13 de dezembro, a Diretoria de Assuntos Culturais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina anunciou os vencedores de seu concurso curatorial aberto para escolher o representante do país na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que acontecerá de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

"O futuro da água", apresentado por Diego Arraigada, foi o projeto que ganhou o primeiro lugar. "A Argentina tem uma relação rica e privilegiada com a água, com recursos de água potável muito importantes a nível mundial. A exposição 'O Futuro da Água' destaca estas relações, tornando visíveis suas múltiplas facetas e escalas ao longo da história, permitindo-nos compreender o impacto das disciplinas urbanas e arquitetônicas sobre ela e promovendo a reflexão sobre ações futuras", assinala o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

"O Laboratório do Futuro", tema e título proposto pela curadora Lesley Lokko para a próxima exposição internacional em Veneza, considerará o continente africano como o protagonista do futuro. "Há um lugar neste planeta onde todas estas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e se unem: a África". A nível antropológico, todos nós somos africanos. E o que acontece na África acontece a todos nós", explica ele em suas próprias palavras.

Outros finalistas da competição argentina foram "Nostalgias del porvenir" de Martín Benavídez e Federico Cairoli (2º lugar) e "Estructuras invisibles" de Ana Babaya, Juan Manuel Balsa, Leandro Castro, Rocío Crosetto Brizzio e Alejandro Puente Cevallos (3º lugar).

Clique no link a seguir para saber mais sobre a presença da Argentina na Bienal de Veneza ao longo do tempo.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Argentina na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: "O futuro da água" de Diego Arraigada" [Argentina en la Bienal de Arquitectura de Venecia 2023: 'El futuro del agua' de Diego Arraigada] 15 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994034/argentina-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023-o-futuro-da-agua-de-diego-arraigada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.