David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland

David Adjaye, em parceria com a Bedrock e a prefeitura de Cleveland, apresentou o masterplan para o Cuyahoga Riverfront, um projeto de logo prazo que transformará 14 hectares às margens do rio Cuyahoga visando melhorar a acessibilidade, a equidade, sustentabilidade e resiliência da área central da cidade. O projeto abrange a rica história da cidade e sua conexão com a natureza e cria uma infraestrutura sustentável que prioriza o movimento de pedestres e ativa espaços públicos abertos. David Adjaye, arquiteto britânico-ganês, foi premiado com a Ordem do Mérito da Grã-Bretanha, tornando-se o quinto arquiteto a receber a honraria.

David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 2 de 5David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 1 de 5David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 3 de 5David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 4 de 5David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Mais Imagens

Uma espinha central ao longo do desenvolvimento conectará a Praça Pública à orla do rio através da criação de um novo mercado no Tower City Center, concebido como um centro unificador com uma mistura de varejo, restaurantes e programação para que todos possam desfrutar. Segundo o arquiteto, o projeto utiliza camadas de uso e ativação para a transição de funções comerciais para atividades mais públicas e recreativas próximas à orla da água. A cidade também está explorando planos de um centro de mobilidade para criar pontos de conexão mais fortes entre trens e ônibus.

David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 4 de 5
Vista voltada para o leste em direção a Tower City no novo riverwalk e espelho d'água. Imagem © Adjaye Associates
David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 3 de 5
Vista leste do novo passeio da orla com assentos escalonados. Imagem © Adjaye Associates

O lado oeste do desenvolvimento se volta para o patrimônio da "Primeira Cidade" para criar uma conexão com o sistema do Parque Nacional do Vale do Cuyahoga. Caminhos direcionados incentivam a possibilidade de caminhada e acessibilidade e unem as principais características do novo bairro: espaços de escritórios e lojas perto da Huron Road transitando para blocos residenciais de menor escala próximos à nova Canal Road. Centros de recreação, congregação e cultura pontuam o empreendimento ao longo de todo o percurso. Estes incluem um anfiteatro, espaços para atividades para todas as faixas etárias, um mirante do lado do rio e um amplo parque para vizinhança. O resultado desta mistura de funções e atividades com a colaboração das partes interessadas públicas, privadas e sem fins lucrativos continua sendo essencial.

O plano diretor visa colocar a orla do rio Cuyahoga na vanguarda do desenvolvimento inteligente da cidade, alavancando práticas avançadas, modernas e sustentáveis. Introduz novos estuários e opções de irrigação para parques públicos e áreas verdes. Também emprega telhados verdes, pavimentos permeáveis e tratamento dos fluxos de águas pluviais para proporcionar uma eficiência hídrica na área. Sistemas de energia distintos serão implementados para reduzir o impacto na infraestrutura da rede regional e melhorar a eficiência energética. Os padrões de certificação LEED também serão seguidos.

David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 5 de 5
Vista da Ponte Carter com o o desenho de passeio sinuoso. Imagem © Adjaye Associates

Nossa estratégia de reordenamento de Cleveland Riverfront se baseia no patrimônio perdido da cidade, estabelecendo uma nova relação entre o núcleo urbano e a orla. À medida que fui ficando mais imerso na questão, a necessidade de construir um fluxo de movimento mais intenso através da cidade tornou-se imensamente claro. — David Adjaye

David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland - Imagem 2 de 5
Vista do Huron Plaza, um mercado coberto ao ar livre emoldurando a orla. Imagem © Adjaye Associates

Um consórcio de arquitetos, incluindo a Adjaye Associates, foi selecionado para desenvolver a orla do cais de Toronto em um novo bairro com moradias populares, espaços públicos e novas oportunidades de negócios. David Adjaye Associates também foi encarregado de projetar uma exposição com obras raras e inéditas de Jean-Michel Basquiat para ser apresentada no Edifício Starrett-Lehigh em West Chelsea, Nova York.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "David Adjaye divulga projeto para masterplan na orla de Cleveland" [David Adjaye Reveals Design for the Cuyahoga Riverfront Master Plan in Downtown Cleveland] 20 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993595/david-adjaye-divulga-projeto-para-masterplan-na-orla-de-cleveland> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.