O que é Desenho Universal?

Criado pelo arquiteto estadunidense Ron Mace na década de 1980, o conceito de Desenho Universal trata da percepção frente aos projetos e ambientes que desenhamos e frequentamos, considerando a possibilidade de serem utilizados por diferentes perfis de usuários: de crianças a idosos, passando por quem tem deficiência ou limitações temporárias e também pelos limites dos idiomas e linguagens. 

O que é Desenho Universal? - Imagem 2 de 5O que é Desenho Universal? - Imagem 3 de 5O que é Desenho Universal? - Imagem 4 de 5O que é Desenho Universal? - Imagem 5 de 5O que é Desenho Universal? - Mais Imagens

O Desenho Universal é um conceito que propõe a criação de espaços com uso democrático, garantindo condições igualitárias em sua qualidade de uso. O objetivo principal do Desenho Universal é permitir o uso de todos na sua máxima extensão possível, sem a necessidade de adaptações. Considerado um conceito que se aplica não somente à arquitetura, mas também a outras áreas como o design de produtos, o Desenho Universal atende às pessoas considerando suas características pessoais, idade e habilidades individuais.

O que é Desenho Universal? - Imagem 2 de 5
Revitalização de Viaduto One Green Mile / MVRDV - 11. Image © Suleiman Merchant

Enquanto a acessibilidade arquitetônica pode ser entendida como uma ferramenta de projeto para garantir condições de uso para diferentes grupos de pessoas, o Desenho Universal traz para a arquitetura uma perspectiva mais ampla, tornando-se um conceito de projeto desde o princípio do processo. O projeto de arquitetura que contempla o Desenho Universal garante que, sem adaptações, excepcionalidades ou percursos especiais, todas as pessoas possam desfrutar de seus espaços e das mesmas oportunidades de uso.

O que é Desenho Universal? - Imagem 3 de 5
© Avanti Avanti Studio & Design for All Foundation

Ron Mace e um grupo de arquitetos estudiosos do tema chegaram a definir sete princípios para nortear e ajudar a compreender o que é o Desenho Universal. Primeiramente, o projeto, produto ou objeto Universal deve ser igualitário, isso é, garantir o uso de pessoas com diferentes tipos de habilidades, como é o caso, por exemplo, das portas de correr que abrem automaticamente via sensor. Em segundo lugar, o desenho deve garantir flexibilidade de uso, acomodando diferentes habilidades e permitindo que as pessoas escolham a melhor forma de usar.

O que é Desenho Universal? - Imagem 4 de 5
© cortesia CHC

O terceiro princípio é o uso simples e intuitivo, que significa ser de fácil entendimento, independentemente das experiências ou habilidades de linguagem de cada pessoa. Em seguida é importante que o desenho universal seja de fácil percepção, sendo capaz de comunicar, informar e instruir qualquer pessoa. O quinto princípio prevê que os projetos ou produtos sejam tolerantes a erro, atenuando as consequências e protegendo as pessoas dos perigos. O sexto princípio trata da necessidade do baixo esforço físico e, por fim, o último princípio garante a abrangência de acesso e de uso e manipulação dos espaços e objetos, sempre considerando os diferentes corpos existentes. 

Para a arquitetura, isso significa projetar espaços que sejam ao mesmo tempo receptivos para crianças, adultos e idosos, pessoas com as mais diversas aparências e condições de compreensão e locomoção. Para além das medidas corretas segundo as normas de acessibilidade, a arquitetura pode aproveitar das rampas enquanto percursos arquitetônicos, por exemplo, ou ainda utilizar do wayfinding como ferramenta de circulação, pensar nas texturas, cores e materiais enquanto elementos construtivos importantes não só esteticamente, mas também de comunicação e de estímulo. 

O que é Desenho Universal? - Imagem 5 de 5
Unidade Básica de Saúde - UBS - Parque do Riacho / Saboia+Ruiz Arquitetos - 15. Image © Leonardo Finotti

O Desenho Universal pauta a inclusão, não somente enquanto um apêndice do uso padrão, mas transformando o próprio padrão, garantindo o aproveitamento amplo por todos os grupos, perfis e corpos existentes, trazendo a acessibilidade como uma ferramenta conjunta, irrevogável. Quase 40 anos depois de sua criação, hoje em dia podemos acrescentar ainda novas pautas a serem discutidas nessa universalidade, como a de inclusão socioeconômica, de raça ou gênero. Um dos desafios atuais da arquitetura é entender como projetar para públicos mais amplos e diversos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "O que é Desenho Universal?" 31 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992875/o-que-e-desenho-universal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.