EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu

O EUROPARC, coletivo de design pan-europeu, foi anunciado como vencedor do concurso internacional para reformar o Edifício Paul Henri SPAAK em Bruxelas, na Bélgica. O edifício do Parlamento da União Europeia tem muitas deficiências, mas os vencedores do concurso reconhecem que sua demolição e substituição podem não ser a solução mais responsável ou sustentável. O edifício existente é, portanto, reimaginado e adaptado para melhor atender às necessidades e à identidade da UE. O EUROPARC é constituído por cinco estúdios de arquitetura de cinco países europeus: JDS Architects (Dinamarca/Bélgica), Coldefy (França), CRA-Carlo Ratti Associati (Itália), NL Architects (Holanda) e Ensamble Studio (Espanha), com o apoio das empresas de engenharia UTIL (Bélgica) e Ramboll (Dinamarca).

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 2 de 7EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 3 de 7EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 4 de 7EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 5 de 7EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Mais Imagens+ 2

Com uma guerra às portas da Europa e uma consequente crise energética cada vez mais iminente, os desafios que a União Europeia enfrenta são compartilhados por todos nós. Como uma equipe pan-europeia de escritórios composta por mais de 30 nacionalidades, entendemos e sentimos diretamente o impacto dessas dificuldades. Nossa proposta de repensar coletivamente o edifício do Parlamento de forma a minimizar o impacto ambiental, ao mesmo tempo que expande a sua abertura e inclusão cívica como prática dos valores da democracia europeia é, portanto, cada vez mais relevante. - EUROPARC (coletivo JDSA-Coldefy-CRA-NL-ENSAMBLE)

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 2 de 7
Cortesia de EUROPARC

A intervenção foca na reutilização da maior parte da estrutura do SPAAK, conservando assim sua pegada de carbono. A estratégia de design também visa melhorar significativamente as condições de trabalho do Parlamento, ao mesmo tempo em que cria o potencial para uma melhor comunicação e intercâmbio com os cidadãos europeus.

Em escala urbana, a proposta abre o quarteirão, aumentando o fluxo de pedestres na área e criando uma conexão mais forte com os espaços públicos vizinhos, Place du Luxembourg e Parc Léopold. Para sustentar a ideia de abertura, foi projetada uma passagem pública através do Parlamento, que proporciona aos visitantes uma grande entrada e estabelece um nó na rede de caminhos de pedestres de Bruxelas.

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 4 de 7
Cortesia de EUROPARC

Uma nova adição ao edifício é o Hemiciclo, a câmara de assembleia do Parlamento Europeu. O EUROPARC sugere o reposicionamento deste espaço nos pisos superiores do edifício reformado. O novo espaço atende aos requisitos espaciais e digitais de uma câmara modernizada, além de incentivar a participação externa. Grandes janelas estabelecerão um diálogo entre o Parlamento e o jardim da cobertura. As janelas também podem se tornar uma tela para transmitir informações em tempo real durante as assembleias.

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 5 de 7
Cortesia de EUROPARC

No andar mais alto, uma ágora verde representa o ápice da jornada dos visitantes pelo edifício. Inspirado na Ágora da Grécia antiga, este jardim botânico aberto foi concebido para ser conectado visualmente ao Hemiciclo através do teto aberto deste último. Os arquitetos projetaram este espaço como um farol da democracia europeia, onde os cidadãos e os membros do parlamento se encontram e trocam ideias. Além disso, o espírito de sinergia pan-europeia é reforçado até pela natureza, pois o parque reúne a vegetação nativa de todos os países membros para formar um ecossistema europeu multifacetado.

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 3 de 7
Cortesia de EUROPARC

O novo edifício SPAAK do EUROPARC é pensado como um ecossistema cívico que coloca as pessoas no centro da experiência espacial e as aproxima dos processos democráticos da Europa. A proposta foi escolhida após um concurso em duas etapas. Inicialmente foi realizada uma pré-qualificação aberta para a seleção de concorrentes entre os candidatos e, em seguida, um concurso de design em uma única etapa.

EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu - Imagem 6 de 7
Cortesia de EUROPARC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "EUROPARC apresenta proposta vencedora para a reforma do Parlamento Europeu" [Design Collective EUROPARC Unveils the Winning Proposal for the Renewed European Parliament Building] 25 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992574/europarc-apresenta-proposta-vencedora-para-a-reforma-do-parlamento-europeu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.