Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália

O escritório Stefano Boeri Architetti, juntamente com uma equipe multidisciplinar que inclui nomes como ARUP, Fabio Novembre e Balich Wonder Studio, revelou o projeto para o novo estádio de Milão, chamado International Forest Stadium. O projeto, localizado no distrito de San Siro, foi apresentado ao público por ocasião do concurso anunciado em 2019 pelas equipes do Inter e do Milan. O estádio é concebido como parte integrante do sistema “Distrito de esporte e lazer”, um extenso masterplan de mais de 800 hectares, planejado para transformar San Siro em um centro de excelência na cena do esporte europeu.

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 2 de 10Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 3 de 10Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 4 de 10Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 5 de 10Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Mais Imagens+ 5

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 4 de 10
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Um elemento central do projeto é a mudança da localização do túnel Patroclus, um esforço que permitiria que o novo estádio fosse construído em meio a um parque urbano de 4,5 hectares, ficando a uma distância adequada das residências previstas para a área. O projeto foi concebido para incluir serviços públicos e semipúblicos, além de instalações para esportes. Escritórios, um hotel, centros de conferências e espaços comerciais, são alguns desses serviços e todos tem o objetivo de proporcionar o uso misto da área e incentivar o uso contínuo do edifício.

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 3 de 10
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

A característica mais marcante deste estádio é dada pelo conceito de floresta, em que árvores e vegetação abundante envolvem o campo e as arquibancadas, integrando a natureza e a paisagem urbana à experiência do futebol. O edifício foi projetado para ter 5.700 metros quadrados de telhados verdes horizontais, 7.000 metros quadrados de fachadas verdes com 3.300 árvores e 56.300 arbustos de 70 espécies diferentes. Espera-se que esta “floresta urbana” absorva 162 toneladas de CO2 por ano, ajude a limpar o ar, absorva a poeira e reduza as temperaturas localmente, ou seja, o efeito de ilha de calor. As superfícies fotovoltaicas e o estudo cuidadoso da gestão da água e dos resíduos completam a imagem de uma arena autossuficiente em energia e amigável ao meio ambiente.

Dentro do estádio, a distribuição interna é ditada pelo fluxo de espectadores, funcionários, atletas, visitantes e VIPs. Cada categoria de usuários possui espaços e caminhos separados para que a organização interna seja acessível e de fácil orientação. Algumas das funções dentro do estádio são projetadas para serem acessíveis à comunidade local, incluindo áreas comerciais, espaços de museus, academias, bares e restaurantes. A pista de corrida localizada no nível superior oferece aos usuários um local para caminhar e treinar. A Torre de Luz, marco luminoso dos times milaneses, muda de cor conforme o time em campo, enfatizando o modelo “Um estádio para dois”.

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 5 de 10
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O parque ao redor foi projetado para homenagear a história do atual Estádio Meazza. Por isso, o projeto inclui um memorial aberto ao público, onde histórias, lendas e memórias podem ser recolhidas e compartilhadas. Esta iniciativa, juntamente com a relação renovada entre o estádio e a natureza e a integração das funções públicas, visa transformar a nova arena em um novo marco para a vivência da arquitetura esportiva na cidade.

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 8 de 10
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Créditos:

  • Design de Interiores: Fabio Novembre
  • Projeto Estrutural, Instalações Prediais, Sustentabilidade, Design da Arquibancada: ARUP
  • Paisagismo: Michel Desvigne Paysagiste
  • Agronomia: Studio Laura Gatti
  • Design de Exibição: Balich Worldwide Shows
  • Projeto Gráfico: 46xy - Mario Piazza, TOMOTOM
  • Esporte e Lazer SPA

Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália - Imagem 6 de 10
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Stefano Boeri Architetti revela projeto para o International Forest Stadium em Milão, Itália" [Stefano Boeri Architetti Reveals Design for the International Forest Stadium in Milan, Italy] 18 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992288/stefano-boeri-architetti-revela-projeto-para-o-international-forest-stadium-em-milao-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.