Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine

Há alguns meses, a arquiteta francesa Renée Gailhoustet ganhou o Prêmio de Arquitetura da Royal Academy 2022. Como Paris e outras cidades francesas continuam enfrentando desafios habitacionais até hoje, Gailhoustet foi uma escolha oportuna. Seu trabalho nos subúrbios de Paris na década de 1960 continua sendo um exemplo convincente de uma abordagem de habitação social que, ao mesmo tempo, abraça a comunidade e tem uma forma única.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 2 de 13Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 3 de 13Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 4 de 13Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 5 de 13Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Mais Imagens+ 8

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 8 de 13
Cité Spinoza. Imagem © Anthony Saroufim

Enquanto a tipologia de habitação em laje e torre - introduzida nos primórdios do brutalismo com a Unite d'Habitation de Le Corbusie - ganhou destaque na França no final da década de 1940, Gailhoustet, afastada desse contexto a mais de uma década, foi pioneira em uma forma mais urbana do brutalismo. Foram implantados terraços escalonados e jardins urbanos, e buscou-se harmonizar a habitação brutalista com o seu contexto.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 5 de 13
Ivry-sur-Seine. Imagem © Marc Pataut

No início relativamente precoce de sua carreira trabalhou no escritório de Roland Dubrulle. O ano de 1962 viu o início de sua participação na reforma dos subúrbios de Ivry-sur-Seine, no sudeste de Paris. A reforma do centro de Ivry foi uma resposta à necessidade urgente de habitação em Paris no pós-guerra, uma resposta do governo a um período de relativa prosperidade econômica, reconstruindo uma área que considerada insalubre na época.

Gailhoustet tornou-se a arquiteta-chefe do plano urbano de Ivry em 1969, tendo fundado sua própria empresa cinco anos antes. Trabalhando com o colega arquiteto e urbanista Jean Renaudie, o plano que Gailhoustet concebeu para a área rejeitava grandes complexos e, em vez disso, trazia vários tipos de edifícios, separados por espaços abertos.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 10 de 13
Cité Spinoza. Imagem © Anthony Saroufim

A construção e reforma de Ivry-sur-Seine são, como resultado disso, partes de um todo urbano coeso, mas com uma configuração espacial diversa e eclética. Os edifícios do plano diretor de Ivry alcançam, ou tentam alcançar, um ajuste fino, onde alguns bairros necessitam de um brutalismo contido, enquanto outras áreas abrigam formas arquitetônicas mais exuberantes. Ambas as abordagens, no entanto, procuraram influenciar positivamente tanto o contexto social quanto o urbano.

O conjunto habitacional Cité Spinoza faz parte dessa interação delicada. Sem dúvida é um exemplo da primeira abordagem. Um hostel para jovens trabalhadores, 80 unidades de habitação social duplex, oficinas, um centro médico psicopedagógico e uma biblioteca infantil compõem um extenso programa arquitetônico. A estrutura é dividida em três barras, ligadas por um caminho de pedestres. É essa forte consideração pela experiência no nível do solo que diferencia fortemente esse complexo do modelo Unite d'Habitation, apesar de ter uma semelhança com o prédio de Le Corbusier na parte externa dos andares superiores.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 12 de 13
Cité Spinoza - Elevação Norte. Imagem cortesia de FRAC Collection Archive
Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 4 de 13
Cité Spinoza. Imagem © Anthony Saroufim

Formada por ângulos agudos, a Étoiles d’Ivry-sur-Seine é mais escultural, sendo um exemplo de brutalismo em uma rua movimentada, que se destaca na paisagem urbana. Escritórios, apartamentos e lojas são incorporados ao complexo, conectados por um sistema fluido de ruas públicas e privadas. Existem rampas em todo o empreendimento, e uma complexa rede de corredores atuando na circulação entre os edifícios. Colunas invertidas em forma de abridor de garrafas abrem as fachadas das lojas para a rua, e o arranjo espacial resulta em um diálogo entre espaços intermediários, passarelas e a vegetação.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 9 de 13
Les Étoiles d’Ivry-sur-Seine. Imagem © Guilhem Vellut sob a licença Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

Se o projeto da Cité Spinoza, das Étoiles d'Ivry-sur-Seine e o plano diretor de Ivry, em geral, promoveram assentamentos urbanos bem-sucedidos ou não ainda é uma questão em debate. Alguns espaços de transição nas Étoiles d'Ivry-sur-Seine são negligenciados e algumas lojas ficaram vazias - um destino muito comum, pois as autoridades locais procuram manter adequadamente os edifícios e fornecer moradias acessíveis em meio a orçamentos restritos. Mas os Étoiles, no entanto, cultivaram conexões sociais com pequenos jardins no complexo que permitiam que os vizinhos socializassem uns com os outros.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 13 de 13
Les Étoiles d’Ivry-sur-Seine. Imagem © Guilhem Vellut sob a licença Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

Gailhoustet deixaria sua marca em outros subúrbios de Paris, aproveitando o conhecimento e a experiência adquiridos no projeto de Ivry-sur-Seine em Aubervilliers, Saint-Denis e Villejuif. Cité Spinoza e Étoiles d'Ivry-sur-Seine podem ser dois empreendimentos que fazem parte do mesmo plano diretor, mas apresentam diversidade na articulação. A antiga questão de fornecer moradias de alta densidade propícias a encontros sociais é abordada de forma inovadora.

Enquanto ícones brutalistas do passado continuam encantando e dividindo o público contemporâneo, o brutalismo urbano de Renée Gailhoustet é difícil de categorizar – um legado sólido para uma forma de prática que viu macroestruturas concretas envolverem-se sensivelmente com as pessoas e a cidade, contra sua norma estilística habitual.

Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine - Imagem 3 de 13
Les Étoiles d’Ivry-sur-Seine. Imagem © Flickr user federico novaro / (CC BY-NC-SA 2.0)

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Mulheres na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Além disso, convidamos você a assistir ao lançamento de Women in Architecture, um documentário realizado pela Sky-Frame sobre três arquitetas inspiradoras: Gabriela Carrillo, Johanna Meyer-Grohbrügge e Toshiko Mori. O filme será lançado no dia 3 de novembro de 2022.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Brutalismo urbano: o trabalho pioneiro de Renée Gailhoustet em Ivry-sur-Seine" [Urban Brutalism: Unpacking Renée Gailhoustet’s Trailblazing Work in Ivry-Sur-Seine] 06 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990804/brutalismo-urbano-o-trabalho-pioneiro-de-renee-gailhoustet-em-ivry-sur-seine> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.