Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam

O terceiro edifício mais alto de Berlim, um arranha-céus de 142 metros de altura projetado pelo Bjarke Ingels Group (BIG), deverá ser concluído até 2023. Localizado próximo à estação Warschauer e à Arena Mercedes-Benz, o EDGE East Side será um eixo vertical de 65.000 m² que liga dois dos subúrbios mais vibrantes e artísticos de Berlim: Friedrichshain e Kreuzberg.

Combinando requisitos urbanos contemporâneos e elementos naturais, a estrutura contará com vistas 360º de Berlim Oriental e 36 pavimentos de locais de trabalho compartilhados e dedicados. Alguns setores da construção atenderão organizações ou indivíduos com foco principalmente em sustentabilidade, educação ou questões sociais. A torre também abrigará os escritórios da Amazon, com espaço para até 3.400 funcionários.

Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 2 de 5Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 1 de 5Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 3 de 5Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 4 de 5Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Mais Imagens

Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 2 de 5
Cortesia de EDGE

Localizado na histórica Warschauer Straße, a EDGE estará no coração de um dos hotspots de Berlim, o East Side, que também possui a parte remanescente mais extensa do Muro e a Ponte Oberbaum. Como parte de uma nova onda de edifícios sustentáveis que abraçam a ideia de que os escritórios não devem servir apenas uma função, mas envolver as comunidades vizinhas, os primeiros quatro pavimentos serão acessíveis ao público como um ponto de encontro. Além de receber empresas como a Amazon, o EDGE East Side contempla espaços de uso versátil nos cinco primeiros pavimentos, disponíveis para empresas de todos os portes e para uso semipúblico.

A fachada do edifício alto é uma parede cortina de alumínio de pele dupla totalmente unificada, com persianas automáticas nas cavidades da fachada. Os terraços, dispostos a cada dois pavimentos ao longo de três faixas sobre o volume, proporcionam uma área verde em espaços semi-públicos e públicos. Os 36 pavimentos são servidos por 14 elevadores que atingem uma velocidade de 21,6 km/h, ou 20,6 segundos para chegar a cobertura a partir do térreo.

Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 5 de 5
Cortesia de EDGE

O planejamento urbano e a garantia de qualidade arquitetônica estão sendo auditados durante o projeto através de uma colaboração com o Berliner Baukollegium [Comitê de Construção de Berlim], sob a presidência do Diretor de Construção do Senado Regula Lüscher. Além disso, o edifício é pré-certificado em platina pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB), bem como tem a certificação WELL v2 Core & Shell Gold pelo International WELL Building Institute.

Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam - Imagem 3 de 5
Cortesia de EDGE

Com foco em um projeto ambientalmente consciente, desde o uso de materiais de economia circular e materiais livres de COV até o gerenciamento de energia de classe mundial, o EDGE East Side está estabelecendo o caminho para futuras construções. O Centro de Ciências Integradas do Grupo Bjarke Ingels na Faculdade Claremont Mckenna também foi inaugurado no final de setembro de 2022. O BIG também está trabalhando no Museu Nacional Juneteenth no Texas, em parceria com o escritório de arquitetura afro-americano, KAI Enterprises, e no projeto do novo campus educacional na Ilha de Esbjerg, Dinamarca.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Obras do arranha-céu projetado pelo BIG na zona leste de Berlim avançam" [Construction Progresses on BIG’s High-Rise Building in East Side Berlin] 19 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990352/obras-do-arranha-ceu-projetado-pelo-big-na-zona-leste-de-berlim-avancam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.