Projetando para pessoas com deficiência física: por espaços mais inclusivos e acessíveis

Mais de 13 milhões de brasileiros são pessoas com deficiência física, os dados apontados pelo Ministério da Saúde apontam que cerca de 6% da população possui algum tipo de comprometimento de mobilidade e da coordenação geral devido a alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano. Projetar ambientes mais inclusivos é uma forma de eliminar barreiras arquitetônicas para incluir toda essa parcela populacional em atividades sociais e culturais. No mês em que se celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, buscamos combater preconceitos e trazer alternativas de desenho universal como uma ferramenta de mudança para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Projetando para pessoas com deficiência física: por espaços mais inclusivos e acessíveis - Imagem 3 de 4
Imagem retirada do livro: "Diretrizes do Desenho Universal na Habitação de Interesse Social no Estado de São Paulo"

Em seu texto, Deficientes são as cidades, não os seus cidadãos, a professora Helena Degreas nos lembra que "cidades e edifícios foram predominantemente construídos a partir de métricas incompatíveis com a diversidade humana. As mudanças necessárias para a adaptação dos espaços e dos objetos, apesar dos mais de 50 anos do início das discussões, ainda são incipientes quando se trata de políticas públicas. Colocar uma rampa aqui ou consertar uma calçada ali via PEC (Programa Emergencial de Calçadas da cidade de São Paulo, que prevê alteração de pisos, etc.) é risível frente à urgência dos impactos negativos causados na vida das pessoas." Sendo assim, reunimos aqui alguns artigos que ajudam a elaborar novos pensamentos e formas de desenhar para a construção de espaços mais acessíveis.

Projetando para pessoas com deficiência física: por espaços mais inclusivos e acessíveis - Imagem 4 de 4
via Calçada Certa - Prefeitura de Florianópolis

Manuais

Escala do edifício

Escala Urbana

Projetando para pessoas com deficiência física: por espaços mais inclusivos e acessíveis - Imagem 2 de 4
Imagem esquemática com medidas recomendadas. As normas locais devem ser revisadas antes de projetar. Imagem © José Tomás Franco

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Projetando para pessoas com deficiência física: por espaços mais inclusivos e acessíveis" 31 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990346/dia-da-pessoa-com-deficiencia-fisica-por-espacos-mais-inclusivos-e-acessiveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.