O que é a gamificação urbana?

A experiência de cada um em uma cidade é única. Quer esteja visitando um lugar pela primeira vez ou tenha vivido lá toda sua vida, suas experiências são moldadas por suas interações pessoais com o ambiente construído. Edifícios, paisagens e ruas se juntam para oferecer uma oportunidade de estímulo sensorial, no entanto, a maioria deles é incapaz de fornecer inspiração. Enquanto a infraestrutura de uma cidade é responsável pela habitabilidade, a mesma importância não é dada a diversão. Brincadeiras e jogos incorporados ao tecido da cidade podem ajudar a melhorar o envolvimento do usuário com os espaços urbanos.

A gamificação descreve a aplicação de elementos do jogo a outras áreas de atividade. Quando aplicada ao contexto urbano, apresenta-se como nós de interação lúdica que criam formas transformadoras de vivenciar a cidade. A gamificação urbana utiliza atributos como pontuação, competições e regras de jogo em muitos domínios para incentivar a participação entre as pessoas e o ambiente construído. Os jogos proporcionam um campo de jogo uniforme para que os membros da comunidade se encontrem e interajam, cada um sujeito às mesmas condições, independentemente de sua origem social.

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Jogando Pokémon GO na cidade. Imagem © David Grandmougin

Tanto recursos físicos, como parques e instalações, quanto jogos digitais podem melhorar o ambiente urbano. A tecnologia contribui para criar interações atraentes e dinâmicas na cidade, inseridas no espaço físico. O Pokémon GO, por exemplo, conquistou o mundo com seus recursos interativos de realidade aumentada e rastreamento de localização. Com um aplicativo para smartphone, os jogadores capturam e treinam personagens Pokémon em locais reais, enquanto redescobrem suas cidades. Formas semelhantes de placemaking lúdico exibem possibilidades de como os jogos podem reconectar as pessoas com as cidades.

A gamificação digital da cidade pode ter múltiplos benefícios para a subsistência dos cidadãos e para a infraestrutura. Os videogames têm sido lubrificantes sociais de sucesso em arenas online, e os mesmos princípios podem ser emprestados de ambientes urbanos. Os jogos digitais baseados em localização podem criar um forte senso de lugar na cidade, apropriando-se dele em um playground virtual. Trazer mais pessoas para as ruas também as torna mais seguras, mais vibrantes e mais econômicas.

Ao inserir o conteúdo virtual em camadas sobre locais da vida real, como fez o Pokémon GO, os lugares são ativados por meio de instalações específicas do site que não exigem tempo ou dinheiro para serem construídas fisicamente. Hello Lamp Post, um projeto de engajamento social implantado em mais de 25 cidades internacionais, permite que as pessoas tenham conversas baseadas em texto com objetos de rua. O projeto visa aproximar as cidades e seus cidadãos através da criação de ruas interativas.

A adição cuidadosa de elementos lúdicos e envolventes às atividades do mundo real pode reunir diversos grupos de pessoas, criando um tecido social mais forte na cidade. O Placemaking gamificado deve ser projetado principalmente em torno dos usuários, ao invés das funções que eles habilitam. A Teoria da Diversão da Volkswagen é uma escadaria em uma estação de metrô de Estocolmo, convertida em teclas de piano. O projeto capta com sucesso a atenção dos transeuntes e iniciou a moldar os hábitos saudáveis ​​do uso das escadas.

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A teoria divertida da Volkswagen. Imagem Cortesia de The Fun Theory - Rolighetsteorin

Os jogos digitais baseados em localização também têm o potencial de oferecer dados interessantes e úteis para as cidades. A gamificação de melhorias na cidade pode ser usada para capturar geodados incrivelmente valiosos para os órgãos governamentais. SeeClickFix, um aplicativo de solicitação de serviços na cidade, funciona como seu nome sugere. Os usuários podem capturar questões relativas às necessidades de reparos, compartilhar feedback ou fazer perguntas a seus líderes do governo local. Na Cidade do Panamá, aparelhos sensíveis ao movimento foram colocados em buracos nas ruas para enviar tweets quando foram atingidos por carros. As mensagens instantâneas do The Tweeting Pothole motivam o engajamento cívico na cidade. Sem grandes investimentos financeiros das cidades, os locais georreferenciados dos jogos ajudaram os departamentos de assuntos culturais a acompanhar a popularidade das áreas.

A gamificação urbana sugere possibilidades para cidades mais participativas e lúdicas no futuro próximo. Todo o potencial do espaço gamificado é acentuado quando estratégias físicas e digitais são usadas em conjunto, criando camadas de experiência urbana. Estes espaços físico- digitais seriam por natureza dinâmicos, alterando as percepções do espaço, dependendo do que está carregado no telefone. Os jogos no domínio público podem permitir aos cidadãos preservar o passado da cidade, moldar seu futuro e vivenciar sua presença. 

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Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "O que é a gamificação urbana?" [What is Urban Gamification?] 27 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989670/o-que-e-a-gamificacao-urbana> ISSN 0719-8906

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