Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design

Estantes têm uma função clara: organizar, armazenar e expor. Esse papel simples, mas vital, tornou-as uma obrigação em todos os lares, mantendo o local arrumado armazenando livros, roupas, brinquedos ou quaisquer outros itens que, de outra forma, seriam espalhados pelo chão. Embora geralmente encontradas em armários, quartos, banheiros e cozinhas, as prateleiras são úteis onde quer que o armazenamento extra seja necessário. São especialmente ideais para tirar o máximo proveito das salas pequenas, o que sempre se beneficiará de ter espaço mais limpo e sem desordem. Respondendo a essa necessidade crucial de armazenamento e, seguindo uma abordagem rigorosa de 'forma segue a função', as estantes tradicionais são frequentemente compostas por planos horizontais mínimos e planos presos a uma parede - um layout simples que não se destina particularmente a chamar a atenção. Portanto, as pessoas não tendem a pensar em estantes além do armazenamento e, nesse sentido, as inúmeras possibilidades de design que eles oferecem são frequentemente negligenciadas.

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 2 de 24Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 3 de 24Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 4 de 24Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 5 de 24Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Mais Imagens+ 19

Mas estantes certamente não precisam ser chatas. Pelo contrário, são um dos elementos mais interessantes, funcionais e versáteis que podem fazer a diferença em qualquer interior. À medida que o design continua a evoluir de mãos dadas com novas tecnologias e métodos avançados de fabricação, elas vêm em vários tamanhos, materiais e formas - mesmo as mais complexas e não convencionais. Assim, os sistemas de prateleiras são capazes de adotar uma variedade de usos que variam de espaços divisórios sutilmente, até dobrar como peças ousadas que aprimoram a estética de uma sala. Só é preciso um pouco de ingenuidade para que elas transformem interiores, se misturando perfeitamente em um estilo arquitetônico específico ou se destacando e causando uma forte impressão. Para fornecer inspiração, este artigo explora maneiras únicas de utilizar estantes como elementos de design, apresentando exemplos do catálogo do Architonic.

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 7 de 24
Julia Self-supporting shelves / Momocca. Image Courtesy of Momocca

Tipos de estantes e materiais

Antes de investigar suas possibilidades arquitetônicas, é importante conhecer os diferentes tipos de estantes disponíveis no mercado. Afinal, o formato delas definirá bastante o efeito que terão em um espaço. As prateleiras de parede suspensas e flutuantes, por exemplo, são amplamente utilizadas devido à sua simplicidade e versatilidade. Enquanto a primeira é presa à parede com suportes fixos, a segunda esconde o equipamento de fixação de uma maneira que evite qualquer suporte visível. Da mesma forma, as prateleiras suspensas são suspensas em cordas, tubos ou outras formas de suporte.Estantes embutidas, por outro lado, são montadas na parede em um recanto ou recuo, usando a superfície existente da alcova como suporte. Como o nome sugere, as prateleiras livres não estão presas às paredes, inclinando-se contra elas ou simplesmente permanecendo de pé livremente no chão. Elas também podem ser empilháveis, dobráveis ou modulares.

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 8 de 24
25/52 Bookshelf / Kriptonite. Image Courtesy of Kriptonite

Em termos de materiais, existem praticamente infinitas opções e combinações para se escolher. Madeira - tanto sólida como engenheirada como madeira compensada - é de longe a mais popular devido à sua durabilidade e versatilidade, bem como à sua aparência quente, elegante e atemporal. Particularmente adequados para cargas pesadas, aço e alumínio se destacam por sua força e aparência contemporânea elegante, ideal para um estilo industrial. Os sistemas de prateleiras de plástico também podem ser bastante resistentes e ter uma longa vida útil, mas como trabalham com cargas mais leves, é comum encontrá-las em formatos menores (especialmente em quartos de crianças). Assumindo níveis variados de transparência com um efeito visual exclusivo, as prateleiras de vidro são muito vistas em ambientes contemporâneos, embora geralmente não tenham tanta resistências a cargas quanto outros materiais. As prateleiras de vidro temperado, no entanto, podem ser tão resistentes quanto as feitas de madeira.

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 9 de 24
Bond / Fogia. Image Courtesy of Fogia

Depois que o tipo desejado das estantes é definido, é possível experimentar formas, layouts e cores para criar vários efeitos arquitetônicos. Dessa forma, o que costumava ser uma peça horizontal destinada exclusivamente para armazenamento se torna um recurso de design multifuncional versátil. Veja a seguir algumas opções através de uma seleção da seção 'Estantes' do Architonic.

Dividir sutilmente um espaço

Fixo ou móvel, as estantes podem funcionar como partições para dividir os espaços sem comprometer o acesso visual. Por exemplo, para criar um escritório ou área de estudo separada do restante da sala, mantendo a sensação de um espaço aberto e unificado. Isso permite que a luz e o ar fluam e também serve como um local visível para itens ornamentais, combinando armazenamento, separação e decoração. A prateleira não precisa alcançar o teto para alcançar esse efeito; Em vez disso, ele simplesmente deve estar localizado onde quer que seja necessária uma divisão sutil. E, é claro, quanto mais alto, mais longo ou mais fechado, maior o grau de privacidade.

Separando áreas de estar

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 2 de 24
Courtesy of LEMA

Divisão de cantos

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 10 de 24
Courtesy of LAGO

Partição móvel

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 11 de 24
Courtesy of raumplus

Maior privacidade

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 6 de 24
Courtesy of Zoom by Mobimex

Delimitando a cozinha

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 12 de 24
Courtesy of form.bar

Experimentando com modularidade

Estantes modulares trazem a máxima flexibilidade para se adaptar a diferentes necessidades. Com arranjos praticamente infinitos que desmontam facilmente separam, remontam e reconfiguram, é possível alternar os layouts da sala e criar formas e padrões de cores exclusivos. Só é preciso adicionar ou remover módulos para atender às necessidades em constante mudança; Uma estante de livros, por exemplo, pode se transformar facilmente em uma mesa ou em uma área de estar apenas por unidades reorganizadas. A tipologia é especialmente adequada para casas modernas e híbridas que exigem adaptabilidade, particularmente em áreas de estar comuns, espaços de escritório e quartos.

Estrutura em "grid"

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 3 de 24
Courtesy of GRID System APS

Sistemas plug-in

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 13 de 24
Courtesy of Müller small living

Unidades minimalistas

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 14 de 24
Courtesy of Bejot

Padrões coloridos

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 15 de 24
Courtesy of performa

Módulos flexíveis

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 16 de 24
Courtesy of Dynamobel

Completar e preencher a parede

As prateleiras de parede a parede e piso-teto podem transformar uma superfície plana e branca em um recurso de design atraente. Além de completar o espaço (e criar um espaço extra útil), podem preencher a parede com padrões, texturas, cores, plantas e peças decorativas que aumentam o caráter de uma sala e o valor estético. Essas prateleiras podem facilmente fazer com que qualquer sala pareça organizada, integrando e agrupando televisões, pinturas e fotografias em um sistema prático de "grid".

Envolvendo o espaço

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 17 de 24
Courtesy of LAGO

Composição ortogonal

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 18 de 24
Courtesy of CASAMANIA & HORM

Prateleira de teto

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 19 de 24
Courtesy of Cattelan Italia

Extensão da parede

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 4 de 24
Courtesy of LEMA

Melhorando uma superfície em branco

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 20 de 24
Courtesy of NEUVONFRISCH

Criar uma obra de arte escultural

Desde que atendam aos requisitos de armazenamento e exibição necessários, a versatilidade das estantes permite que elas assumam formas impressionantes e atraentes e funcionem como peças de arte em si. Seja através de layouts complexos, geometrias não convencionais, explorações materiais, sombras ou texturas, elas podem atuar como peças de arte ou esculturais, decorando um espaço enquanto criando um impacto dramático que instantaneamente chama a atenção.

Linhas versáteis

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 21 de 24
Courtesy of LAGO

Brincando com geometria

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 5 de 24
Courtesy of La Chance

Escultura inspirada na natureza

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 22 de 24
Courtesy of CASAMANIA & HORM

Linhas arquitetônicas limpas

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 23 de 24
Courtesy of Röthlisberger Kollektion

Experimentando com ângulos

Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design - Imagem 24 de 24
Courtesy of LAGO

Para mais ideias criativas de prateleiras e estantes, visite a seção no Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Além do armazenamento: Prateleiras como elementos de design" [Beyond Storage: Shelving Systems as Design Elements ] 16 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989566/alem-do-armazenamento-prateleiras-como-elementos-de-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.