XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait

O Kuwait está planejando um empreendimento de 1.600 hectares que fornecerá unidades residenciais, empregos e comodidades para 100.000 moradores. Desenvolvido pela URB, o ambicioso projeto visa promover um estilo de vida sustentável de alto padrão, mas com baixo impacto no meio ambiente. O plano diretor da cidade inteligente foi projetado para otimizar a densidade e a distribuição de comodidades para criar uma cidade caminhável, além de otimizar a proporção de espaços verdes. Isso ajudará a mitigar os efeitos do aumento das temperaturas e o efeito da ilha de calor urbano. Os sistemas de transporte verde e as ciclovias tornarão a cidade livre de carros, à parte de um anel viário que permite acesso limitado de veículos. A cidade também promove uma economia circular que visa proporcionar segurança alimentar e energética aos moradores.

XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 2 de 12XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 3 de 12XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 4 de 12XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 5 de 12XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Mais Imagens+ 7

O coração deste projeto é sua paisagem resiliente singular, que é multifuncional e projetada para promover a saúde, o bem-estar e a biodiversidade. A paisagem é a cola social para toda a cidade, o que possibilitará um bairro vibrante ao mesmo tempo em que conecta os moradores a todas as comodidades em poucos minutos. A paisagem promove uma variedade de habitats para a vida selvagem. - Baharash Bagherian, CEO da URB

XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 3 de 12
Cortesia de URB

A abordagem holística fala dos três principais pilares da sustentabilidade: condições sociais, econômicas e ambientais. Decisões de projeto como orientação, densidade e forma foram levadas em consideração desde os estágios iniciais para reduzir a demanda de energia com um investimento financeiro relativamente baixo. O projeto foi otimizado com diversas ferramentas digitais, como modelagem energética e análise microclimática.

A paisagem da cidade integra áreas naturais projetadas que proporcionam uma variedade de habitats para a vida selvagem, coleta de água da chuva e mitigação de inundações. Ao integrar diversos ambientes, a cidade torna-se resiliente e capaz de manter seu nível de qualidade de vida apesar dos choques e estresse sofridos pelo seu ambiente. Uma estratégia de mobilidade integrada conta com acesso limitado a veículos, contribuindo assim para a criação de um ambiente urbano saudável para seus moradores.

XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 7 de 12
Cortesia de URB

XZero pretende se tornar uma cidade produtiva, incorporando vários métodos agrícolas, como hortas comunitárias, biodomos, aquaponia, fazendas verticais e agricultura biossalina. Além de criar uma fonte de alimentos acessível, a agricultura urbana é promovida como uma ferramenta de engajamento social e educação. A cidade também incluirá as primeiras fazendas escaláveis de alimentos, energia, água e resíduos, conhecidas como FEW+W Nexus farms. Para atingir seus objetivos de sustentabilidade, a cidade integra tecnologias de comunicação da informação tanto em sua infraestrutura física quanto na inteligente.

XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 5 de 12
Cortesia de URB

A nível de edifício, os sensores desempenham um papel fundamental. A iluminação interna e a temperatura podem ser ajustadas automaticamente baseadas em vários parâmetros. Estes incluem o número de ocupantes em uma sala, a hora do dia, ou as condições climáticas e de luz externa. Todos os sistemas visam reduzir o consumo sem reduzir o padrão de vida.

XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait - Imagem 9 de 12
Cortesia de URB

O conceito de “cidade inteligente” é uma abordagem que muitos urbanistas adotam para responder à complexidade dos ambientes urbanos e à necessidade de criar soluções mais sustentáveis e cidades habitáveis. A ideia muitas vezes depende da integração de várias tecnologias para atingir esses objetivos. Embora gozando de alguma popularidade, a ideia foi recentemente escrutinada, seguindo preocupações com a falta de privacidade e as infraestruturas rígidas que deixam pouco espaço para adaptação e acomodação. Um contra-exemplo recente é Toronto, que está se afastando da onda de cidades inteligentes e repensando sua abordagem para criar bairros sustentáveis e habitáveis.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "XZero City é a proposta de cidade inteligente auto-suficiente do Kuwait" [XZero City is Kuwait’s Proposal for a Self-Sufficient Smart City] 21 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989161/xzero-city-e-a-proposta-de-cidade-inteligente-auto-suficiente-do-kuwait> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.