Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça

O estádio St. Jakob-Park, casa do FC Basel, está recebendo uma reforma para estender sua vida útil após 20 anos de uso. Originalmente projetada por Herzog & de Meuron, a reforma arquitetônica visa proporcionar melhor hospitalidade aos visitantes, reestruturando o acesso e melhorando a segurança para manter o estádio aberto mesmo em dias sem jogos. A proposta também contempla a substituição da icônica fachada por uma cobertura ampla para dar ao estádio uma aparência unificada e transmitir os eventos do lado de fora.

Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 2 de 8Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 3 de 8Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 4 de 8Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 5 de 8Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Mais Imagens+ 3

Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 2 de 8
Cortesia de Herzog & de Meuron

Concluído em 2001 no lugar de um edifício da década de 1950, o estádio de 35.600 lugares não é apenas a casa do FC Basel; é também o centro da cidade esportiva e um marco urbano da Basileia. Localizada próxima à arena St. Jakobshalle, a praça reformada entre os dois locais de evento se tornará um ponto de encontro para torcedores e espectadores. Enfatizando o benefício social do estádio, a expansão para um perímetro de terraço otimizará o fluxo de visitantes e permitirá acessos separados para torcedores da casa e de fora. Além disso, minimizar as barreiras de segurança tornará o estádio acessível ao público mesmo em dias sem jogos.

Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 7 de 8
Cortesia de Herzog & de Meuron

Mantendo o valor do edifício existente, Herzog & de Meuron propõe uma casca fotovoltaica para obter uma aparência unificada de todo o edifício. Novas vigas treliçadas conectam-se à estrutura existente a partir do telhado existente e passam sobre as novas plataformas. Dispostas sutilmente em forma de diamante (vermelho e azul que correspondem às cores do FC Basel), as células fotovoltaicas recriam a paisagem da Basileia, como os telhados da prefeitura ou da catedral. Além disso, a fachada dinâmica funciona como uma tela pública para a transmissão dos eventos que estão acontecendo.

As atualizações integram vários aspectos da sustentabilidade ecológica. A casca fotovoltaica gera energia para uso do próprio estádio e seus componentes podem ser desmontados e reutilizados. O amplo telhado solar é estruturalmente otimizado em relação ao consumo mínimo de material e coleta a água da chuva para irrigar o campo de jogo.

Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça - Imagem 5 de 8
Cortesia de Herzog & de Meuron

Herzog & de Meuron está se destacando com esta renovação: O "Joggeli" (como é carinhosamente chamado) pertence à cidade, aos fãs e aos visitantes. Sua visão de melhor hospitalidade em edifícios também é replicada em sua proposta para um edifício de uso misto feito em madeira maciça em Austin, no Texas. O projeto oferece aos ocupantes e transeuntes uma dimensão humana e uma sensação de conforto doméstico. Herzog & de Meuron também está projetando três novos museus no Catar, juntamente com o OMA e o ELEMENTAL. Os edifícios exploram o Oriente Médio e a arte islâmica em grandes espaços de galeria, uma biblioteca, um auditório e outros equipamentos públicos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Herzog & de Meuron projeta reforma do estádio do FC Basel na Suíça" [Herzog & De Meuron Updates the FC Basel Stadium in Switzerland] 22 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989150/herzog-and-de-meuron-projeta-reforma-do-estadio-do-fc-basel-na-suica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.