Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily

Desenvolvido pelo empresário indie @levelsio, This House Does Not Exist é uma plataforma que permite aos usuários gerar imagens de casas contemporâneas no estilo do ArchDaily. O programa usa difusão latente de texto para imagem para gerar automaticamente imagens realistas de casas. O site é intuitivo e fácil de usar, com um botão no canto superior direito escrito “tap image to generate new house” (toque na imagem para gerar uma nova casa). O site também permite que os usuários votem nas melhores imagens geradas ou vejam casas semelhantes clicando nas palavras-chave exibidas na parte inferior da imagem.

Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 2 de 11Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 3 de 11Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 4 de 11Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 5 de 11Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Mais Imagens+ 6

Indo um passo além, sites como o picto3D usam algoritmos de IA para transformar imagens em modelos 3D. Depois de carregar uma imagem 2D, o algoritmo de aprendizado profundo transforma a imagem em um mapa de profundidade de 32 bits. A cor dos pixels informa ao programa sobre a distância da superfície do objeto do ponto de vista. Este mapa de profundidade é, então, usado para gerar o plano do objeto, e os resultados podem ser baixados e usados ​​em programas de computação gráfica 3D.

Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 3 de 11
via This House Does Not Exist

Programas como esses fazem parte de um processo maior de democratização da criatividade, tornando ferramentas mais avançadas acessíveis a um público maior. Embora existam preocupações sobre o impacto que essas tecnologias podem ter nos profissionais da indústria da construção, muitos as veem como ferramentas poderosas que podem aprimorar o processo de projeto. Os medos giram em torno de conceitos de aumento e automação. Embora pareçam semelhantes, os dois descrevem processos diferentes: a automação visa substituir os humanos na execução de tarefas, enquanto o aumento visa fortalecer o potencial humano. Se o design pode ser entendido como um processo coletivo, então a tecnologia pode ser fundamental para fortalecê-lo. Entretanto, isso apensas ocorrerá se as capacidades dos humanos e das ferramentas forem desenvolvidas em sincronia.

Outro conceito relacionado aos programas de texto para imagem é o de design generativo. O arquiteto Michael Hansmeyer descreve isso como “pensar em projetar não o objeto, mas um processo para gerar objetos”. Isso implica uma mudança na forma como concebemos o design, deixando de projetar objetos singulares e usando modelos computacionais para projetar um processo capaz de gerar objetos ou resultados infinitos. Esses modelos permitem que os designers explorem dados de maneiras sem precedentes e expandam o que arquitetura e design podem significar.

Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 5 de 11
via This House Does Not Exist
Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 7 de 11
via This House Does Not Exist
Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily - Imagem 11 de 11
via This House Does Not Exist

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Esta casa não existe: inteligência artificial cria imagens de projetos inspirados no ArchDaily" [“This House Does Not Exist” Uses AI to Generate Images Inspired by ArchDaily's Modern Architecture Projects] 02 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988754/esta-casa-nao-existe-inteligencia-artificial-cria-imagens-de-projetos-inspirados-no-archdaily> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.