Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence

Tours Duo, as torres recém-concluídas de Jean Nouvel, redefiniram o horizonte de Paris. Registrado por Paul Clemence em sua última série de fotos, o projeto de uso misto se impõe como um marco na zona leste da cidade e pretende se tornar um catalizador econômico da região.

Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 2 de 18Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 3 de 18Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 4 de 18Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 5 de 18Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Mais Imagens+ 13

Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 11 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence

Concluídas em 2021, as torres Duo 1 de 39 andares e 180 metros, e Duo 2 de 28 andares e 125 metros de altura, abrigam um hotel projetado por Philippe Starck, escritórios, bares e restaurantes, auditório e salas comerciais.

Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 2 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence

Como outros projetos de Nouvel, as torres criam uma paisagem visual. Os dois volumes inclinados acentuam a perspectiva da Avenue de France e refletem os trilhos de trem adjacentes. O local é um centro em expansão e proporciona, nas palavras de Nouvel, “um acesso mais urbano, mais humano ao projeto”.

A habilidade do arquiteto francês de promover sua imagem internacional é registrada por Paul Clemence nesta série de fotografias. Com uma geometria singular, a dupla de torres forma uma abertura em "V" que oferece perspectivas visuais inesperadas e preserva a vista para o edifício industrial Berliet, uma fabricante francesa de automóveis. Além de definir o caráter da região leste de Paris, a torre Duo 1 é o terceiro edifício mais alto da cidade, depois da Tour Eiffel e da Tour Montparnasse.

Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 4 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence

O olhar do fotógrafo contextualiza o ambicioso plano de remodelar Paris. Suas fotos da composição da fachada e seus reflexos revelam uma beleza singular do projeto e permitem apreciar os terraços lúdicos e a intersecção dos volumes.

Além da Tours Duo, Jean Nouvel está projetando um Novo Bairro Vertical, um empreendimento de uso misto na área metropolitana da capital francesa. Ademais, a Hekla Tower em La Défense, uma torre de 220 metros de altura, deverá ser concluída ainda este ano. Ambos os projetos se alinham à estratégia urbana da capital que planeja proibir o tráfego não-essencial de carros no centro a tempo das Olimpíadas de 2024.

Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 14 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence
Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 16 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence
Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 18 de 18
DUO Tour, por Jean Nouvel. Imagem © Paul Clemence

Veja a série completa de fotografias na página oficial de Paul Clemence.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Novas torres de Jean Nouvel em Paris, pelas lentes de Paul Clemence " [Paul Clemence Captures Ateliers Jean Nouvel 's Completed Tours Duo in Paris] 13 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988746/novas-torres-de-jean-nouvel-em-paris-pelas-lentes-de-paul-clemence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.