Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa

Uma das primeiras decisões a serem tomadas durante o processo de projeto de uma habitação é onde ela será implantada no terreno. Seja um lote grande ou pequeno, a implantação de uma casa impacta tanto a arquitetura da própria construção quanto sua relação de vizinhança, e por isso deve ser pensada e projetada com cuidado. 

Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 2 de 15Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 3 de 15Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 4 de 15Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 5 de 15Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Mais Imagens+ 10

É comum nos bairros residenciais e nos condomínios fechados encontrarmos muitas casas que apresentam tipologias parecidas e isso se deve, dentre outros fatores, à implantação da construção. Muitas vezes os projetos buscam o máximo aproveitamento do terreno em termos de área, sem atentar a outros fatores importantes, como o entorno e a própria rotina dos moradores. Aqui estão alguns fatores para considerar ao começar o projeto de sua residência:

Regulamentação e normas

Ao construir uma nova habitação existem leis e normas que regulamentam recuos, gabarito, área mínima e máxima construída e outros fatores que impactam na volumetria da obra. Apesar da limitação, essas normas garantem algumas condições mínimas de insolação e permeabilidade do solo, por exemplo. Seguir as normas e as leis não significa limitar o projeto, mas adequa-lo à convivência na vizinhança e na cidade. 

Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 3 de 15
Casa Alencar / Leo Romano. Image © Edgard Cesar
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 10 de 15
Casa Alencar / Leo Romano
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 2 de 15
Casa Montañeses / BHY arquitectos. Image © Javier Agustín Rojas
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 11 de 15
Casa Montañeses / BHY arquitectos

Condições naturais do terreno

Um dos aspectos mais interessantes na implantação de uma nova residência está na análise das condições naturais do terreno, considerando fatores como topografia, insolação e vegetação existente. Para além de implantar a construção levando em conta o sombreamento e a trajetória solar, é também importante estudar a melhor maneira de se adequar à topografia ou ainda como incluir a casa sem impactar tanto na vegetação já existente. 

Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 6 de 15
Casa industrializada rNrH / Juan Marco arquitectos. Image © Diego Opazo
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 13 de 15
Casa industrializada rNrH / Juan Marco arquitectos
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 4 de 15
Casa Las Marías / Santiago Viale + Daniella Beviglia. Image © Gonzalo Viramonte
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 12 de 15
Casa Las Marías / Santiago Viale + Daniella Beviglia

Vistas

Outro ponto importante está na relação entre a casa e o enquadramento das vistas do entorno. No caso de terrenos amplos em lugares menos adensados, a implantação deve estudar e combinar as vistas com a insolação, para garantir o aproveitamento do entorno, ao mesmo tempo que também pode considerar construir barreiras discretas para se proteger daquilo que não quer ver. Já em terrenos menores em locais mais adensados a vista não precisa ser da paisagem, mas sim das árvores vizinhas e do céu, quase como um detalhe do dia a dia. 

Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 5 de 15
Casa Terra / TAY Arquitetura Ecológica. Image © Maurício Araújo
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 7 de 15
Casa Gama / Studio ArquitetUras. Image © Julia Novoa

Relação com o entorno

Mais um fator importante a ser considerado na hora de decidir onde posicionar uma nova residência é a relação com a vizinhança. Nesse sentido, é necessário entender qual a rotina dos moradores da casa, para compreender qual será a relação com a rua e com as casas vizinhas, levando em consideração a privacidade dos ambientes. Não só a relação da casa com o entorno é importante, como o inverso também o é. É preciso estudar a implantação para garantir que a casa não obstrua vistas ou crie situações constrangedoras com vizinhos, a partir de janelas e ambientes muito próximos.  

Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 8 de 15
Casa Nó / Arnau estudi d'arquitectura. Image © Marc Torra_fragments.cat
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 14 de 15
Casa Nó / Arnau estudi d'arquitectura
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 9 de 15
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates. Image © Hiroyuki Oki
Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa - Imagem 15 de 15
Casa Labri / Nguyen Khai Architects & Associates

Muito além da implantação, a arquitetura se desenvolve a partir de materiais, aberturas, níveis e coberturas. Contudo, a implantação é o começo, o início do projeto, é a etapa que desenha a chegada à casa, as vistas e os percursos que os moradores irão ter diariamente e a relação que aquela casa terá com sua vizinhança, por isso, precisa ser estudada cuidadosamente para extrair o melhor da condições do terreno.  

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Topografia, legislação e paisagem: o que considerar na implantação de uma casa" 28 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988643/topografia-legislacao-e-paisagem-o-que-considerar-na-implantacao-de-uma-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.