A influência do TikTok nos interiores e cidades

O TikTok é uma rede social para compartilhamentos de vídeos curtos e que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade à vontade. Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

O TikTok surgiu em 2014 desenvolvido por uma empresa chinesa e era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2019, o app foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.

Hoje é uma das redes sociais mais populares do mundo, ficando atrás apenas do Facebook e do Instagram.

A influência do TikTok nos interiores e cidades - Imagem 3 de 6
Foto de Obi - @pixel6propix, via Unsplash

É preciso admitir que mesmo que não gostemos da dinâmica da rede, é necessário entender o impacto que a popularização dessa nova forma de comunicar vem trazendo para diversos mercados, como o de arquitetura. Por exemplo, a geração Z, os nascidos entre 1990 até 2010, que corresponde hoje a 32% da população mundial e com um alto poder de consumo, tem a rede como sua principal ferramenta para comunicar e se expressar.

Tiktok e Geração Z

Um novo relatório do Google aponta que grande parte da geração Z prefere fazer pesquisas no Tiktok ao invés de usar ferramentas do Google.Os usuários da geração Z não tendem a digitar palavras-chave para fazer buscas específicas, mas procuram descobrir conteúdos de maneiras novas e mais imersivas.

Nossos estudos mostram que quase 40% dos jovens quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, eles vão para o TikTok ou Instagram. — Prabhakar Raghavan, vice-presidente do Google

A Geração Z se relaciona de forma diferente com o consumo. Ao pensar em estratégias de marketing para esse público, é preciso manter em mente seus principais valores – a autenticidade, a influência e a predominância do vídeo.

A influência do TikTok nos interiores e cidades - Imagem 2 de 6
Foto de JC Gellidon, via Unsplash. Edição: ArchDaily

Não à tôa eles são o público principal tanto em acessos como em números de criadores no Tiktok, dominando assuntos que vão desde moda e música até urbanismo e culinária.

Exemplos na Prática

Por exemplo, perfis que discutem as relações das pessoas com os edifícios, o trânsito e os serviços urbanos de modo geral tem bombado na plataforma com a hashtag #suburbs – e o mais interessante de tudo: isso tem feito a geração Z se interessar por políticas urbanas e a querer estudar sobre gestão de cidades.

A influência do TikTok nos interiores e cidades - Imagem 4 de 6
Criadores da hashtag #suburbs no Tiktok. Fonte: Twitter @paultalkscities

A autodenominada entusiasta da “arquitetura adolescente”, Louisa Whitmore de 17 anos, acumulou mais de 13 milhões de curtidas em sua conta @louisatalksbuildings  conversando com seus seguidores sobre cidades para jovens. Já o arquiteto Paul Stout do perfil @talkincities reflete sobre soluções inteligentes para cidades e edifícios.

Embora seu conteúdo varie, esses criadores compartilham um objetivo semelhante: espalhar o evangelho do urbanismo para uma nova geração e impulsionar políticas que promovam a adaptação ambiental e a acessibilidade de moradia.

A hashtag #suburbs já teve 176milhões de visualizações só em maio de 2022 e esse número vem crescento cada vez mais com a criação de mais perfis e pessoas falando no assunto.

A influência do TikTok nos interiores e cidades - Imagem 6 de 6
Vídeo publicado pelo usuário do TikTok @owenmaupin na #suburbs

Quando falamos de interiores e design o impacto não é diferente.

Por exemplo, Tay BeepBoop é uma designer freelancer que comprou um apartamento em São Francisco e o encheu de projetos divertidos de bricolagem e DIY, compartilhando tudo em seu TikTok. Em menos de um ano Tay atingiu 1 milhão de seguidores.

Ela comprou sua casa durante a pandemia e depois de ter muitos problemas de saúde confinada e sozinha,  decidiu mudar os ambientes para que se tornassem espaços seguros e felizes. O sucesso foi tanto que Tay conseguiu pagar sua dívida estudantil da faculdade com o dinheiro ganho no aplicativo em apenas 6 meses.

A influência do TikTok nos interiores e cidades - Imagem 5 de 6
Coleção de papéis de parede de Tay BeepBoop com a OttoStudio inspirado em seus vídeos do Tiktok. Foto: OttoStudio

O resultado é uma casa extremamente divertida, criada com soluções muito baratas como pinturas coloridas e adesivos cujos vídeos são documentados e postados na rede social. O sucesso é tanto que seu estilo colorido e alegre chamou a atenção de marcas como a Otto Studio, onde Tay criou a sua própria linha de adesivos e papel de parede.

Mercado Imobiliário também é alvo

Os corretores de imóveis são outro público que vem ganhando destaque no aplicativo.

Para acompanhar os novos clientes, os vendedores desse segmento tem abandonado as estratégias tradicionais e engessadas das imobiliárias para novos modelos de negócios.

Madison Sutton @thenycagent, uma agente imobiliária de NY tem mais de 100 mil seguidores no Tiktok e já acumulou mais de 1.5 milhão de curtidas em seus vídeos. Segundo ela, depois que começou a criar no aplicativo seu número de vendas aumentou em cinco vezes.

Como e se o Tiktok moldará a próxima geração de formuladores de políticas urbanas é uma questão em aberto e pode ser uma tarefa difícil para um aplicativo de vídeos curtos, mas certamente está fazendo com que mais pessoas se importem com as cidades, a moradia e as soluções urbanas.

Via Tabulla.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "A influência do TikTok nos interiores e cidades" 05 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988581/a-influencia-do-tiktok-nos-interiores-e-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.