BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca

O Bjarke Ingels Group divulgou o projeto para o Masterplan Esbjerg Strand, um campus que visa trazer uma nova abordagem à educação. O projeto Educação Esbjerg acomodará uma plataforma educacional inovadora que repensa o sistema educacional tradicional na Dinamarca. A proposta consiste em recriar uma cidade inteira em um prédio. Educação e desenvolvimento criarão uma estrutura para a vitalidade das novas comunidades, enquanto que outras funções criarão um ecossistema saudável e centrado no ser humano.

BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 2 de 12BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 3 de 12BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 4 de 12BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 5 de 12BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Mais Imagens+ 7

O projeto adapta um plano diretor existente de 15.000 metros quadrados, que propunha uma solução padronizada, não adaptada às condições ambientais da costa. O novo plano é um pouco menor, com 13.700 metros quadrados, e prevê os volumes distribuídos ao longo do perímetro do projeto, liberando o centro para um grande parque protegido do vento e do ruído externo. Este espaço público define o caráter do empreendimento, criando um contraste com o porto industrial. 

BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 7 de 12
Cortesia de BIG

O bloco perimetral tinha, inicialmente, sete andares, mas a altura foi ajustada para reduzir o nível de ruído vindo do porto e otimizar as condições de vento e exposição solar. O volume contínuo tem a vantagem de oferecer a todos os habitantes vistas para o parque ou o mar. A cobertura receberá um jardim contínuo, com um caminho de um quilômetro de extensão que segue a topografia ondulante do telhado.

O projeto é baseado em princípios de construção sustentável. O objetivo do plano diretor é alcançar 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo qualidade de educação, energia acessível e limpa, redução das desigualdades, água potável e saneamento, e cidades e comunidades sustentáveis.

BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 3 de 12
Cortesia de BIG
BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca - Imagem 12 de 12
Cortesia de BIG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "BIG divulga masterplan educacional na ilha de Esbjerg, Dinamarca" [BIG Unveils Design for New Education Campus on the Island of Esbjerg, Denmark] 30 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987936/big-divulga-masterplan-educacional-na-ilha-de-esbjerg-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.