Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore

O Pavilhão alemão de Mies Van der Rohe e Lilly Reich para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929 é conhecido como o edifício moderno que mais foi escrito sobre. Mas não importa quantas vezes o pavilhão seja redesenhado para análise, sempre existem novos ângulos para interpretá-lo. Identificar sua capacidade de redefinir a imagem alemã, enquanto genuinamente introduzindo novas estratégias que continuam presentes nos projetos de arquitetura contemporânea são dois elementos-chave das intenções dos arquitetos por trás de sua estratégia projetual.

'Temos que nos afastar da frieza do funcionalismo. É um erro acreditar que, para entender o problema da arquitetura moderna, é suficiente reconhecer uma necessidade de soluções racionais. A beleza na arquitetura, que é uma necessidade e finalidade para o nosso tempo e para períodos anteriores, não pode ser alcançada, a menos que possamos ver além da simples utilidade quando construímos.' - Mies van der Rohe

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 14 de 14
© Hande Sigin

O pavilhão de Barcelona difere de movimentos anteriores, como o funcionalismo, através da proposição de uma nova arquitetura. Através de um uso inovador de materiais, o pavilhão é caracterizado pela combinação de três materiais ricos: aço, vidro e mármore. Os arquitetos expressaram a originalidade dessas escolhas através de sua geometria e montagem precisa. A seleção de materiais identifica uma função específica para cada peça, mantendo um conceito arquitetônico claro.

Aço: Pilares de aço cromados como o elemento portante

A presença de oito colunas de aço cromadas - de quatro diedrais equivalentes com perfis 4L e 4T-, colocados regularmente em forma retangular, formam o elemento de carga. Deixando a demanda estrutural para os postes delgados permite uma planta baixa que cria uma nova qualidade espacial - um espaço fluido. Simultaneamente, permite que as paredes descartem sua função como elementos de suporte de carga, em vez de agir como objetos.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 13 de 14
© Camila Prieto (ArchDaily)

Onze anos após o final da Primeira Guerra Mundial, o pavilhão alemão pretendia mostrar ao mundo uma imagem nova e tranquilizadora da Alemanha por meio de sua forma arquitetônica. Exibindo nada além de si mesmo, de acordo com um representante alemão no dia da inauguração: “Tudo aqui é simples, aberto; Nós não temos nada a esconder." Da mesma forma, Mies van der Rohe alterou o local designado para o pavilhão para criar uma maior presença alemã na exposição.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 10 de 14
© TETSU Snowdrop / Shutterstock.com

Na construção do pavilhão, Mies e Reich brincara, com uma sequência de exibição maior que pretendia representar o tecido industrial alemão. Juntamente com o design de interiores de 8 palácios neoclássicos, aplicaram as características arquitetônicas do pavilhão. Assim, o uso de elementos inovadores, como as colunas em forma de cruz de cromo, estão presentes nos interiores dos palácios.

Vidro: Transparências e Reflexos

Com a interação de transparências e reflexões criadas pelas partições de vidro, o esquema apresenta uma percepção única do interior.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 9 de 14
© SumeyyeSimsek / Shutterstock.com

Guiado pelo módulo do pavimento, a janela atinge um comprimento de quase 9 metros. A percepção do interior intensifica sua complexidade com o uso de 3 tipos contrastantes de vidro transparente: vidro cinza em direção ao jardim, vidro verde-oliva que divide o interior do espelho d'água e um vidro incolor emoldurando a entrada do pavilhão. Após a abertura da planta livre, as paredes de vidro definem o espaço sem fechá-lo.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 3 de 14
© Cemal Emden

A inovação pode ser vista no uso de partições de vidro, que permitem a liberdade no uso do espaço e na integração do interior com o ambiente externo.

Mármore: Adicionando Textura ao Interior

A arquitetura se adapta às mudanças de modos de vida; Para Mies van der Rohe, a vida na época exigia a simplicidade como um conceito orientador. Como parte do movimento moderno, o pavilhão combina arte com simplicidade. Através de linhas simples e planos suaves, o layout aspira a resolver problemas arquitetônicos, proporcionando um resultado estético. Durante o processo de design do pavilhão, os arquitetos testaram posições diferentes para as paredes antes de obter linhas que permitem efeitos visuais precisos.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 12 de 14
© Tichr / Shutterstock.com

Quando criança, Mies van der Rohe aprendeu sobre diferentes tipos de mármore e minerais de sua família de pedreiros. De um amplo número de opções, o arquiteto escolheu quatro tipos diferentes de pedra: travertino romano, mármore alpino verde, mármore verde antigo da Grécia e Onyx Dourado das Montanhas de Atlas. Sua experiência com materiais nobres o levou a uma seleção de cores e estrutura equilibradas nas pedras aplicadas no pavilhão.

Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore - Imagem 11 de 14
© Joan_bautista / Shutterstock.com

A liberdade dada ao arquiteto no design do pavilhão permitiu que ele criasse móveis exclusivos como complemento. Feita de materiais que não haviam sido usados anteriormente, o Mies van der Rohe propôs um ícone futuro de design moderno: feito de perfis metálicos e couro, a cadeira Barcelona era uma inovação que ainda é relevante hoje.

Leitura recomendada

Referências

Guereñu, L. M. D. (2017). The Sequence of Mies van der Rohe in Barcelona: the German Pavilion as Part of a much Larger Industrial Presence. Docomomo Journal, (56), 56–63. https://doi.org/10.52200/56.A.UY5O2BW6

Neumann, Dietrich. The Barcelona Pavilion by Mies van der Rohe: One Hundred Texts since 1929, Berlin, Boston: Birkhäuser, 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Redescobrindo o Pavilhão de Barcelona através de suas inovações materiais: aço, vidro e mármore" [Rediscovering the Barcelona Pavilion Through its Material Innovations: Steel, Glass and Marble] 10 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987856/redescobrindo-o-pavilhao-de-barcelona-atraves-de-suas-inovacoes-materiais-aco-vidro-e-marmore> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.