A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura

Fundamental para o desenvolvimento das grandes metrópoles tais quais conhecemos hoje, o cimento é um material utilizado historicamente cujos avanços tecnológicos revolucionaram a técnica e tecnologia da construção civil, possibilitando a verticalização da construção e o adensamento dos centros urbanos. O cimento, tanto somado à água e areia para fazer argamassa quanto combinado com o aço e agregado para formar o concreto, desempenha diferentes funções em uma obra, aparecendo da estrutura até o acabamento. 

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 2 de 8A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 3 de 8A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 4 de 8A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 5 de 8A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Mais Imagens+ 3

Se, por um lado, o concreto é a segunda substância mais utilizada do planeta, ficando atrás apenas da água, por outro sua cadeia produtiva está entre as mais poluentes do mundo. A dependência que o ambiente urbano criou pelo cimento e seus derivados, dentre os quais o concreto, tem início muito tempo atrás. As civilizações do Antigo Egito e da Grécia Antiga, por exemplo, já misturavam diferentes tipos de rochas moídas com líquidos para criar argamassas colantes para auxiliar na construção de estruturas. Já os construtores do Império Romano a partir do século IV a.C. elaboraram uma combinação de cal, pozolana e areia, experimentando ainda gordura animal, leite e sangue para incorporar ar à mistura e criaram o que hoje chamamos de concreto. 

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 6 de 8
Os cofres na cúpula do Panteão, além de suas qualidades estéticas, servem para reduzir o peso da cúpula sobre a estrutura de suporte abaixo.. Image Cortesia de Flickr user Michael Vadon

O uso de derivados dessa argamassa plástica pelos romanos representa três características fundamentais que justificam a dependência do concreto nos dias de hoje: primeiramente, o concreto pode ser moldado a partir de formas para assumir volumetrias  que sejam necessárias, expandindo as possibilidades construtivas para além do que era possível com o empilhamento de blocos e pedras. Em segundo lugar, essa massa moldável atingia resistência estrutural tal qual as pedras, podendo substituí-las. E em terceiro, essa massa se mostrava também resistente à água, podendo não somente trabalhar como impermeabilizante mas também ser instalada em terrenos alagados como embasamento das construções, permitindo assim a ocupação de novos territórios. 

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 7 de 8
© Photo by Ricardo Gomez Angel on Unsplash

Assim, as argamassas e o concreto foram se desenvolvendo em nossas sociedades a partir da demanda da arquitetura e da engenharia. No início dos anos 1850, Joseph Louis Lambot deu um importante avanço tecnológico ao combinar a maleabilidade, resistência e impermeabilidade do concreto com a sustentação do aço ao desenvolver um barco de argamassa armada. Sua invenção foi o que embasou o que hoje é uma das principais formas de construção das grandes metrópoles do mundo, o concreto armado. É, portanto, o cimento que possibilita a verticalização das cidades, bem como seu adensamento, não somente pelo concreto armado, mas também por outras funções que assume na construção: 

Fundação 

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 8 de 8
© Photo by Fons Heijnsbroek on Unsplash

Estrutura moldável in-loco

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 3 de 8
© Photo by Tolu Olubode on Unsplash

Estrutura pré-fabricada

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 5 de 8
Campus do Colégio Pequeno Príncipe / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados. Image © Manuel Sá

Acabamento

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 2 de 8
Casa Angatuba / messina | rivas. . Image © André Scarpa

Mobiliário

A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura - Imagem 4 de 8
Adega em Mont-Ras / Jorge Vidal + Víctor Rahola. Image © José Hevia

A extração do cimento, e todos os processos envolvidos em sua cadeia produtiva, representam grande risco ao meio ambiente devido à emissão de gás carbônico na atmosfera e também aos estragos que a mineração provoca em seu território. Segundo o último relatório da IPCC, restam apenas 11 anos para reduzir as emissões e evitar danos irreversíveis da mudança climática. O que significa que essa cadeia produtiva precisa ser alterada para que possamos reverter o aquecimento global.

Fonte: Kaefer, Luís Fernando. 1998. A Evolução do Concreto Armado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "A versatilidade do concreto armado em cinco usos na arquitetura" 12 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987696/a-versatilidade-do-concreto-armado-em-cinco-usos-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.