MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza

MVRDV ganhou um concurso para projetar um complexo residencial e comercial de uso misto nos limites do distrito financeiro da nova área de Jiangbei em Nanjing, China. Apelidados de "Torres Oásis", os dois edifícios com 150 metros de altura são cercados por jardins exuberantes e proporcionarão aos moradores um refúgio verde dentro de uma parte densa e em rápido desenvolvimento da cidade.

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 2 de 17MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 3 de 17MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 4 de 17MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 5 de 17MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Mais Imagens+ 12

O projeto foi proposto para complementar o rápido crescimento da metrópole chinesa de Nanjing. Em 2015, o governo criou a nova área de Jiangbei, expandindo Nanjing para o oeste através do rio Yangtze. À primeira vista, as torres parecem bastante variadas, com cada andar diferente de seus vizinhos acima e abaixo. Mas, na verdade, o projeto é altamente eficiente e padrão, com as plantas nas grandes seções das torres quase idênticas, apresentando variações apenas nas varandas curvas.

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 2 de 17
© Atchain

As duas torres em forma de "L" do projeto, cada uma com 40 andares de altura, se encontram frente a frente nas extremidades norte e sul. Uma base de 3-4 andares cria um perímetro que envolve a maior parte do terreno para criar um ambiente protegido em seu centro. Este edifício perimetral liga as vias pedonais e a rua entre os dois lotes, criando uma clara separação entre o bairro circundante e o oásis central.

Envolto por árvores e vegetação exuberante, o oásis central forma uma paisagem verde nos terraços escalonados do edifício, além de um ambiente exuberante para os comércios do térreo ao terceiro pavimento. Este espaço proporciona refrigeração e biodiversidade; a cobertura oferece privacidade ao proteger os moradores nos andares superiores dos compradores abaixo, e cria áreas caminháveis que conectam os dois blocos ao longo da via central. No centro do espaço público, o jardim segue abaixo do nível do solo e se conecta sob a via, fornecendo um ponto de passagem para pedestres e acesso à estação de metrô subterrânea.

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 15 de 17
© Atchain

Em partes específicas da fachada cria-se um padrão quadriculado nas faces externas do bloco perimetral o qual responde aos espaços de escritórios. No restante, esta pele exterior dá lugar às curvas fluidas de varandas, terraços e pequenos volumes revestidos com bambu reciclado. Floreiras separam as varandas vizinhas, garantindo que o oásis verde se estenda até o topo do projeto.

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 13 de 17
© Atchain

A arquitetura contemporânea de Nanjing se inspira na natureza em forma e aparência. Com as Oasis Towers, queríamos levar essa tendência ao máximo – não apenas emular a natureza com ‘falésias’ curvas e estratificadas, mas também incorporar literalmente a natureza no design com a vegetação e explorando os processos naturais. -- Winy Maas, Sócio Fundador do MVRDV

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 4 de 17
© Atchain

A integração da natureza no projeto é ainda destacada através das estratégias de sustentabilidade. As coberturas que não são acessíveis para os pedestres ou moradores são densamente ocupadas com uma variedade de espécies que ajudam a maximizar a biodiversidade. Dois canaviais de 500 metros quadrados, que filtram e limpam naturalmente a água como parte do sistema de reciclagem de águas cinzas do edifício, também são adicionados a essas coberturas. O posicionamento das torres também aproveita os ventos predominantes do oeste para maximizar a ventilação natural. As varandas profundas são escalonadas para fornecer luz natural, reduzindo o ganho solar no verão, juntamente com as árvores cuidadosamente posicionadas que proporcionam sombra extra nos meses mais quentes. Além disso, uma bomba de calor aproveita o rio adjacente para reduzir o consumo de energia.

MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza - Imagem 9 de 17
© Atchain

MVRDV projetou as torres para o Nanjing Jiangbei New District Financial Center Development Co. Elas ocuparão os terrenos vizinhos 18-34 e 18-35 no Plano Diretor do Distrito Financeiro de Jiangbei. O escritório de arquitetura está agora trabalhando com o cliente na fase de desenvolvimento do projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV vence concurso em Nanjing com torres inspiradas na natureza" [MVRDV Wins Competition to Design Nature-Inspired Oasis Towers in Nanjing] 25 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987468/mvrdv-vence-concurso-em-nanjing-com-torres-inspiradas-na-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.